24 Janeiro 2026
"Mas, até que ele mude seus métodos, só há uma oração aceitável para Homan: 'Arrependa-se, afaste-se do pecado e seja fiel ao Evangelho'. Duvido que isso esteja na proposta de Strickland", escreve John Grosso, jornalista e editor digital da NCR, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 21-01-2026.
Eis o artigo.
Em seu mais recente ato de sacrilégio, o grupo nacionalista Católicos para Católicos está presenteando o czar da fronteira dos EUA, Tom Homan, com o "Prêmio Protetor da América".
A premiação acontecerá em 22 de janeiro, a cargo do teórico da conspiração Tenente-General Michael Flynn, e contará com a bênção do bispo Joseph Strickland, anteriormente de Tyler, Texas, que foi destituído do cargo de líder da Diocese de Tyler pelo Papa Francisco em 2023. Ele já publicou no Twitter que Francisco estava "minando o Depósito da Fé". Também chamou a sinodalidade de "lixo" e endossou um vídeo que atacava Francisco como um "palhaço diabolicamente desorientado".
De acordo com o site do evento "Católicos para Católicos ", a bênção "é dada sob a intercessão e proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas, em reconhecimento ao resgate de 62.000 crianças migrantes do tráfico humano e à restauração da lei e da ordem na América". Não há evidências de que o governo Trump tenha resgatado mais de 62.000 crianças migrantes. Não há evidências ou credibilidade na alegação de que Homan "restaurou a lei e a ordem na América". A criminalidade nos EUA tem diminuído gradualmente desde 2021, um fator que especialistas dizem estar relacionado à recuperação do país da pandemia de Covid-19.
Mas a organização "Católicos para Católicos" não deixa que os fatos atrapalhem uma boa narrativa. O presidente e CEO, John Yep, afirmou que Trump foi o "vencedor legítimo" da eleição presidencial de 2020 e proclamou Trump como a "única opção católica" durante a eleição presidencial de 2024.
Yep não demonstrou nenhum remorso pela arrogância de seu objetivo audacioso de "reivindicar" a palavra "católico" e apropriar-se dela para si e para a agenda MAGA.
A organização Católicos para Católicos tem promovido fielmente a agenda MAGA, com Strickland como um colaborador próximo. Em março, a organização promoveu o que meu colega Michael Sean Winters chamou de " gala cismática " na casa de Trump em Mar-a-Lago. Strickland não só compareceu à gala, como liderou a adoração ao Santíssimo Sacramento.
"O que aconteceu em Mar-a-Lago em 19 de março não foi patriótico nem católico. Foi idólatra e foi abominável", escreveu Winters.
Em março de 2024, a organização promoveu um encontro de oração por Trump em sua casa em Mar-a-Lago, que contou com Homan como palestrante.
Homan, que é católico, está sendo homenageado pela organização Católicos para Católicos apesar de ocupar diversos cargos políticos diretamente contraditórios aos ensinamentos da Igreja.
Homan foi um defensor ferrenho e arquiteto da política de separação familiar do primeiro mandato de Trump. Durante o segundo mandato de Trump, ele foi o principal articulador da agressiva repressão do ICE que assolou o país. Homan foi um apoiador incondicional do desumano campo de concentração para imigrantes, Alcatraz. Ele defendeu o assassinato de Renee Good por um agente do ICE. Chegou a defender Trump depois que o presidente chamou os imigrantes somalis de "lixo". Ele continua sendo uma figura central na implementação do Projeto 2025. A escolha de Homan entre a política e a fé não é novidade. Em novembro, Homan anunciou que " a Igreja Católica está errada " em resposta à mensagem especial da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) que condenava as políticas de imigração do governo Trump . Aparentemente, ele não leu o Evangelho.
Uma organização católica homenagear Homan é uma vergonha moral. Um bispo católico conceder sua bênção a um homem responsável por tamanha destruição e desolação é um escândalo profundo. Ainda mais grave é a apropriação de Nossa Senhora de Guadalupe — uma amada aparição mariana conhecida por sua particular proximidade com os marginalizados — de uma maneira que batiza as ações imorais, ilegais e anticatólicas do ICE. É um anátema.
Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira das Américas — não dos Estados Unidos da América. A devoção à sua imagem é particularmente popular entre os católicos hispânicos e tornou-se um importante refúgio cultural e espiritual para imigrantes. A imagem de Nossa Senhora é a manifestação da unidade, justiça e igualdade que Deus deseja para este hemisfério — e além.
Não é Nossa Senhora de Guadalupe a mesma Maria que proclamou no Magnificat que Deus "derrubou os poderosos de seus tronos" e "despediu os ricos de mãos vazias"?
Não há nenhuma parte do Evangelho que possa justificar o que Homan fez aos imigrantes neste país, mas usar Maria é insultuoso e teologicamente ridículo.
Há ou uma carência de conhecimento espiritual ou ironia na administração Trump e no discurso dos católicos para os católicos. Talvez ambos.
Alguns podem argumentar que a coisa mais cristã que podemos fazer é orar por alguém em sua hora de necessidade. Isso pode, de fato, ser teologicamente correto. Mas, até que ele mude seus métodos, só há uma oração aceitável para Homan: "Arrependa-se, afaste-se do pecado e seja fiel ao Evangelho". Duvido que isso esteja na proposta de Strickland.
Leia mais
- Trump nomeia Tom Homan 'czar da fronteira' por deportação em massa de imigrantes
- Grupo católico lança projeto “Missas por Trump”
- Revolução MAGA e nacionalismo cristão. Artigo de Paolo Naso
- Os grupos que impulsionam o movimento Maga, de Trump
- MAGA: como o tiro de Trump sai pela culatra. Artigo de Timothy Hopper
- De "Maga" a "Mega", por que o trumpismo está se tornando popular também no Reino Unido
- Trump segue doutrina Maga em estratégia de segurança dos EUA
- “Make America Eugenics Great Again”. Breves comentários sobre raça e eugenia no movimento MAGA
- O romance oportuno entre Infantino e Trump fará o mundo MAGA amar o futebol
- Erika Kirk, viúva de Charlie Kirk e nova messias do cristianismo MAGA
- A terapia do choque de Trump dividirá o MAGA. Artigo de Harold James
- MAGAismo, a doença senil do racismo stalinista. Artigo de Franco Berardi
- Católicos MAGA estão errados: orações não bastam em meio à epidemia de violência armada. Artigo de Denise Murphy McGraw
- Trump e a base de Maga aumentam as tensões: "Terroristas democratas"
- Como a Flórida se tornou a capital MAGA dos Estados Unidos?