12 Janeiro 2026
"Não é a primeira vez nos Estados 'Endurecidos' da América que um policial mata alguém à queima-roupa, desta vez uma dona de casa sem antecedentes criminais, simplesmente porque ela se recusou a sair do carro. Mas é a primeira vez que o presidente em exercício se solidariza imediatamente com o atirador e desconta sua raiva na vítima, alegando que ela pediu por isso, apesar das imagens que desmentem as suas palavras", escreve Massimo Gramellini, escritor e jornalista italiano, em artigo publicado por Corriere della Sera, 09-01-2026. A tradução é de Luisa Rabolini.
Eis o artigo.
Ninguém aguenta mais falar de Trump, mas parece impossível falar de qualquer outra coisa: é como uma mancha que se espalha pela toalha de mesa até se tornar a cor dominante. E a toalha de mesa é o direito internacional, a etiqueta institucional e todas as outras “f* besteiras”, diria ele, com as quais nós, no Ocidente, deleitamo-nos por mais de meio século, acabando até mesmo por acreditar nelas. Vejamos a mais recente tragédia em Minneapolis. Não é a primeira vez nos Estados “Endurecidos” da América que um policial mata alguém à queima-roupa, desta vez uma dona de casa sem antecedentes criminais, simplesmente porque ela se recusou a sair do carro. Mas é a primeira vez que o presidente em exercício se solidariza imediatamente com o atirador e desconta sua raiva na vítima, alegando que ela pediu por isso, apesar das imagens que desmentem as suas palavras. Alguns podem estar pensando: Putin e Xi Jinping desde sempre fazem isso. Sim, mas eles não liderem nações livres, onde a polícia responde à lei e não a um déspota. Trump ainda o faz, em teoria.
Ele deveria saber que, se o chefe de um Estado democrático absolve um pistoleiro fardado antes que um juiz o tenha feito ao final de um processo regular, autoriza qualquer outro policial mal-intencionado a soltar seus instintos. O problema é que Trump sabe disso perfeitamente. E o problema ainda mais grave é que seus admiradores também o sabem.
Leia mais
- Minneapolis, Vance ataca a vítima: "Imunidade absoluta para o Agente Ice"
- Vídeo de mulher morta a tiros por agentes do ICE em Minneapolis refuta versão da Casa Branca: não foi "terrorismo" nem "ataque"
- Mais imigrantes estão morrendo sob custódia do ICE
- 'Nosso povo vive com medo': bispos dos EUA defendem migrantes em meio à repressão de Trump
- EUA: com poderes ampliados, agentes da polícia anti-imigração de Trump espalham terror
- O que vimos durante uma audiência do tribunal de imigração e prisão do ICE: o colapso da justiça na América
- Fissuras na máquina de deportação de Trump? Entrevista com Dara Lind e Omar Jadwat
- As novas restrições de Trump não deixam nenhum migrante a salvo: "Ser residente legal nos EUA é ser um cidadão de segunda classe"
- Por que o presidente Trump está tratando a imigração ilegal como sacrilégio? Artigo de Sam Sawyer
- Trump anuncia suspensão “permanente” da imigração de “países do terceiro mundo” após ataque de cidadão afegão à Guarda Nacional
- Trump lança operação contra imigrantes em Nova Orleans, acusa democratas e promete enviar militares
- Trump reaviva seu desejo de revogar a cidadania de imigrantes que se naturalizaram americanos
- Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema-direita. Entrevista com Jamil Chade