16 Dezembro 2025
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, instou a Comissão Europeia a não enfraquecer a proibição de venda de novos carros a motor a combustão movidos a gasolina e a diesel, a partir de 2035, mostra uma carta vista pela Reuters. O apelo se dá no momento em que o bloco está prestes a recuar nessa política, por pressão de países-membros da União Europeia e também de montadoras.
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 15-12-2025.
Um legislador alemão da UE afirmou na 6ª feira (12/12) que a Comissão suavizaria a política nesta semana, informa o Guardian. Estão em discussão brechas que podem prorrogar o prazo por cinco anos e até mesmo retirar a proibição da mesa. A UE também reduzirá o ônus regulatório e oferecerá um conjunto de incentivos para pequenos carros elétricos fabricados no bloco, segundo documentos vistos pela Bloomberg.
Governos, incluindo os da Alemanha e da Itália, têm pressionado a UE a enfraquecer a proibição a partir de 2035. Também na semana passada, um documento assinado pelos governos da Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Bulgária foi enviado à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, argumentando que a flexibilização protegeria as montadoras europeias, que enfrentam forte concorrência da China.
A opinião, porém, não é compartilhada pela Volvo. Erik Severinson, diretor comercial da montadora sueca, disse à Reuters que abandonar a proibição seria “uma pena”. A Volvo Cars afirma que está pronta para adotar alternativas elétricas aos veículos a combustão, assim como a sueca Polescar.
Severinson ainda disse entender que haveria algum tipo de acordo sobre as propostas, mas alertou que mudar de rumo agora prejudicaria a confiança na regulamentação futura. “Isso acaba por prejudicar a confiança em todo o sistema… Investimos muito e estamos prontos para começar”, disse ele. “De repente, as regras do jogo mudam porque alguém não estava.”
“Não espero que nossas vozes sejam plenamente ouvidas no acordo que surgir, e isso é muito negativo para nós”, acrescentou.
Leia mais
- Trump revogará metas de eficiência de veículos para estimular combustíveis fósseis nos EUA
- Trump processa estados por ações judiciais contra indústria de combustíveis fósseis
- Veículos elétricos vs. biocombustíveis, qual é o mais sustentável?
- Brasil terá 1,4 milhão de carros elétricos em circulação em 2030, projeta consultoria
- Por que o Brasil quer taxar carros elétricos?
- Brasil ressuscita diplomacia do etanol
- Produção de carros elétricos envolve cadeia produtiva predatória
- Crescimento de veículos elétricos derrubará demanda por petróleo
- “Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador
- Guiné. Carros elétricos, bauxita e a destruição do ecossistema
- Produção de carros elétricos envolve cadeia produtiva predatória
- Carros elétricos à custa de trabalho infantil?
- O futuro da mobilidade nos carros elétricos autônomos compartilhados
- “Menos carros e mais árvores significam mais felicidade”. Entrevista com Shipra Narang