09 Dezembro 2025
Mais uma comissão sobre o diaconato feminino cujo trabalho chega ao fim sem resultados visíveis. Há fortes indícios de que o Vaticano queira exatamente isso, comenta Christoph Paul Hartmann. Agora, Leão XIV precisaria ser honesto consigo mesmo.
O artigo é de Christoph Paul Hartmann, editor, publicada por katolisch.de, 09-12-2025.
“Foi bom termos conversado” – é assim que se pode resumir o resultado da Comissão Pontifícia sobre o diaconato feminino. Na linguagem do relatório final: a questão da ordenação de diáconas estaria “aberta a novos aprofundamentos teológicos e pastorais”. A comissão não conseguiu chegar a um acordo nem sobre a ideia de que o caminho ao diaconato estaria fechado às mulheres por causa do fato de Jesus ser homem, nem sobre a abertura desse caminho. Um esclarecimento histórico, diz o texto, não oferece “segurança definitiva” para decisões futuras. Agora caberia ao magistério se pronunciar.
A esse resultado pouco surpreendente não chega apenas esta comissão, instituída pelo Papa Francisco em 2020. Também uma comissão anterior, que trabalhou desde 2016, não deu nenhuma resposta definitiva. Antes disso, a Comissão Teológica Internacional também se ocupou do tema duas vezes – igualmente sem consequência prática.
Há muitos indícios de que o Vaticano deseja exatamente esses não resultados. As comissões são formadas de tal modo que as diferentes posições se neutralizam mutuamente – ou então posições incômodas são simplesmente ignoradas. Ao mesmo tempo, é claro: desde a Igreja primitiva, as mulheres marcaram decisivamente a vida das comunidades. De que modo exatamente, hoje já não pode mais ser reconstruído de forma suficientemente precisa. Soma-se a isso uma tradição misógina de longa data na Igreja, que aos poucos degradou as mulheres a membros de segunda classe. O Papa Leão XIV teria agora a chance de corrigir esse desvio histórico e tratar as mulheres, ao menos no que diz respeito ao diaconato, da mesma forma que os homens. Os argumentos teológicos estão sobre a mesa. A pergunta agora é: ele quer isso?
Por enquanto, não parece. Pois Leão já enfatizou que não tem a intenção de “mudar a doutrina da Igreja sobre este tema”. Trata-se de comodismo, medo – ou ele considera até correta a marginalização das mulheres? Isso permanece como seu segredo. Mas o pontífice precisaria ser honesto consigo mesmo. Afinal, a vez é dele – mas ele prefere continuar deixando as mulheres na fila de espera.
Leia mais
- Entre o não e o sim: o diaconato feminino permanece em suspenso
- Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio
- O Papa Leão XIV fará o apelo por mulheres diáconas? Artigo de Phyllis Zagano
- Às vezes, eles voltam. Em relação à carta da Presidente da Segunda Comissão sobre o Diaconato e as Mulheres. Artigo de Linda Pocher
- A reserva masculina preserva a ordem divina? Artigo de Andrea Grillo
- Maior representatividade feminina na Igreja Católica será desafio para novo papa Leão XIV. Entrevista com Maria Clara Bingemer
- O problema das mulheres católicas: o que esperar de Leão XIV. Artigo de Paola Lazzarini
- Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”
- A via do Sínodo e o peso das mulheres. Artigo de Enzo Bianchi
- “A fumaça rosa da dignidade: a Igreja deve ouvir o clamor de suas filhas”. Artigo de José Carlos Enriquez Diaz
- O outro “conclave”: superioras gerais de todo o mundo reunidas em Roma. Artigo de Giovanni Veggiotti
- Outro Conclave sem mulheres: “Nos sentimos traídas por Francisco”
- “Desmasculinizar a Igreja. E sobre o diaconato feminino o debate permanece aberto”. Entrevista com Linda Pocher
- Para se desmasculinizar, a Igreja deveria mostrar que precisa das mulheres
- O (não) lugar das mulheres: o desafio de desmasculinizar a Igreja. Ciclo de estudos no IHU. Artigo de Gabriel Vilardi
- Desmasculinizar a Igreja, o pedido do Papa
- O que significa desmasculinizar a Igreja? Um debate entre o Papa Francisco, teólogos e teólogas
- Francisco chamou a “desmasculinizar” a Igreja e pediu mais presença feminina
- Discernimento sinodal e mulheres no diaconato. Artigo de Phyllis Zagano
- Mulheres diáconas? Parte II. Artigo de Phyllis Zagano
- Mulheres diáconas? Parte I. Artigo de Phyllis Zagano