Leão XIV consolida a mudança de Francisco e apoia a Irmã Raffaella Petrini como "prefeita" do Vaticano

Irmã Raffaella Petrini e Papa Francisco | Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Novembro 2025

Leão XVI emitiu um documento revogando a lei que permitia apenas aos cardeais integrar e presidir a Comissão Pontifícia da Cidade do Vaticano, o que permitirá legalmente que a Irmã Raffaella Petrini, eleita em março permaneça em seu cargo.

A informação é publicada por Religión Digital, 21-11-2025.

Leão XVI emitiu um documento revogando a lei que permitia apenas aos cardeais integrar e presidir a Comissão Pontifícia da Cidade do Vaticano, o que permitirá legalmente que a Irmã Raffaella Petrini, eleita em 1º de março de 2025 pelo Papa Francisco, permaneça em seu cargo.

Petrini tornou-se a primeira mulher a presidir a Comissão Pontifícia para o Estado e Governadorato da Cidade do Vaticano, e Francisco já contestou a lei para permitir que ela ocupe o cargo.

Agora, o Papa americano conclui essa mudança com a publicação, nesta sexta-feira, de um motu proprio que revoga o artigo 8º da Lei Fundamental promulgada em junho de 2023 e consolida a mudança desejada por seu antecessor.

Dessa forma, não apenas os cardeais, mas também outros membros, incluindo leigos e leigas, podem ocupar a presidência da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano.

Esta é a primeira vez que esses cargos são ocupados por uma mulher. Mesmo quando foi nomeada secretária do Gabinete do Governador em 2021, ela foi a primeira mulher a ocupar essa posição.

Petrini é uma freira franciscana de 56 anos, nascida em Roma, onde estudou Ciências Políticas na Universidade Luiss. Posteriormente, obteve um doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino e um mestrado pela Universidade de Hartford, nos Estados Unidos.

Ela é a segunda mulher a ocupar um cargo de alto escalão no Vaticano, depois da nomeação de Simona Brambilla, também freira, como prefeita (ministra) do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada.

Leia mais