10 Outubro 2025
Espera-se que um novo relatório provisório forneça novos insights sobre abuso sexual na Diocese de Trier entre 2002 e 2021. O estudo examinou os mandatos do atual bispo Dom Stephan Ackermann e de seu antecessor Reinhard Marx (2002-2008), de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira por pesquisadores da Universidade de Trier. Eles planejam apresentar os resultados de sua pesquisa em uma coletiva de imprensa em 30 de outubro. Este já é o terceiro relatório provisório sobre abuso sexual de crianças, adolescentes e adultos que precisam de assistência e proteção.
A informação é publicada por Katholisch, 09-10-2025.
Marx foi nomeado arcebispo de Munique e Freising pelo Papa Bento XVI em 2007. Foi empossado em 2008 e elevado ao posto de cardeal em 2010. Ackermann foi por muito tempo o comissário para os abusos da Conferência Episcopal Alemã (DBK). Seu atual presidente, Dom Georg Bätzing, de Limburgo, serviu sob Ackermann como vigário geral por cerca de quatro anos, assumindo assim a responsabilidade primária pela administração da Diocese de Trier.
Relatórios provisórios forneceram insights
Mais recentemente, o "Projeto para a Investigação de Abuso Sexual na Diocese de Trier", da Universidade de Trier, apresentou um relatório provisório no ano passado sobre o mandato de Dom Hermann Josef Spital (1981-2001). Durante o mandato do bispo, que faleceu em 2001, pelo menos 199 vítimas de abuso foram encontradas.
Um relatório parcial anterior já demonstrava que Dom Bernhard Stein agiu para proteger os perpetradores durante seu mandato (1967-1981). Uma praça com seu nome, entre a catedral e o museu, foi renomeada "Platz der Menschenwürde" (Praça da Dignidade Humana) por decreto municipal.
Leia mais
- Explicando: o cardeal Marx não foi acusado de abuso sexual ou encobrimento. Então, por que ele renunciou?
- “A renúncia do cardeal Marx pode contribuir com a prevenção de abusos, a transparência e a prestação de contas”. Entrevista com Hans Zollner
- Cardeal Marx. “Um gesto corajoso, mas com o Papa há plena sintonia”. Entrevista com Hans Zollner
- Marx e a Igreja alemã. Artigo de Marcello Neri
- Três palavras sobre a carta do Cardeal Marx
- A manobra do cardeal Marx desencadeia um acerto de contas na Igreja. O que o Papa vai fazer?
- O passo para trás de Marx: entre símbolo e eficácia. Artigo de Marcello Neri
- A renúncia do Cardeal Marx e a longa crise da Igreja alemã
- “Assim corre-se o risco de perder o mediador entre Roma e Berlim”. Entrevista com Andrea Riccardi
- Vaticano, o cardeal Marx deixa o cargo: é pouco falar em “um duro golpe”. Artigo de Marco Politi
- De Berlim ao Vaticano: o que acontecerá depois do pedido de renúncia de Marx
- “Estamos num ponto morto”. O “fracasso sistêmico” da Igreja diante da “catástrofe dos abusos sexuais”. Íntegra da carta de renúncia do cardeal Marx
- Alemanha. Cardeal Reinhard Marx apresenta sua renúncia ao Papa Francisco pelo escândalo de abusos sexuais na Alemanha
- Esclarecendo a espetacular “renúncia” do cardeal alemão
- Abusos sexuais: bispos e especialistas elogiam o reconhecimento de “falhas institucionais”