Há uma nova plataforma de aprendizagem sobre sinodalidade, e vai ter cursos em português

Foto: Pixabay/Pexels

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

09 Outubro 2025

O Sínodo sobre a Sinodalidade entrou na terceira fase – a da implementação – e toda a Igreja é convocada a traduzir as suas conclusões em ações concretas. Para ajudar nesse processo, acaba de ser lançada a plataforma global de aprendizagem Together | Juntos | Insieme, que oferecerá cursos abertos e com certificação, concebidos para traduzir a sinodalidade em prática pastoral. O primeiro arranca já no dia 20 de outubro e estará disponível em três línguas, incluindo português.

A informação é publicada por 7 Margens, 08-10-2025.

A plataforma, já online aqui, foi concebida pela Santa Clara Jesuit School of Theology (JST-STU), sedeada em Berkeley, na Califórnia, e é fruto de uma parceria entre o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), a Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR) e o Observatório Latino-americano da Sinodalidade.

Conheça os Temas Centrais do Documento Final do Sínodo” é o título do primeiro curso, o qual será ministrado a partir de 20 de outubro por especialistas internacionais — teólogos/as, pastoralistas e canonistas — que, na sua maioria, participaram nas assembleias do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

“A nossa abordagem combina o rigor académico da JST-SCU com ferramentas práticas: breves videoaulas, guias para facilitadores, fóruns moderados e avaliações formativas que você pode aplicar imediatamente em contextos paroquiais, diocesanos e comunitários”, adianta a escola. As inscrições já podem ser feitas.

“Espera-se a participação de mais de dez mil pessoas em todo o mundo — bispos, clero, religiosos, agentes pastorais, movimentos laicais, paróquias e comunidades eclesiais — que conhecerão profundamente o Documento Final para, finalmente, colocá-lo em prática”, escreve o Vatican News.

Leia mais