Tecnologias sociais: saberes populares e conhecimento científico, em debate no Cepat

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • O filho de mil homens. Comentário de Daniel Brazil

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Setembro 2025

Tecnologias sociais: saberes populares e conhecimento científico é o tema do último encontro da série de debates [on-line] Tecnologia e Ecologia: rupturas e imbricações, que ocorrerá no dia 18/10, às 10h, tendo como debatedor Rafael da Guia, colunista e consultor em tecnologia no Jornal Brasil de Fato.

A série de debates busca aprofundar as temáticas socioambientais com ênfase nas relações entre tecnologia e ecologia, com suas rupturas e imbricações, buscando analisar facetas dos principais desafios da condição humana no mundo.

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Canal no Youtube do CEPAT;
- Página no Facebook do CEPAT;
- Canal no Youtube do Diversitas/UEM;
- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Certificação

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

Parceiros

Para essa iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio do Instituto Humanitas UnisinosIHU e o Departamento de Ciências Sociais, da UEM.

Conheça o debatedor

Rafael da Guia é um cientista de dados especialista em modelos de Inteligência Artificial, com sólida experiência em Inteligências Artificiais simbólicas e cognitivas. Com uma trajetória de mais de 18 anos atuando com desenvolvimento e ciências de dados, atualmente, é colunista e consultor em Tecnologia no Jornal Brasil de Fato, liderando o desenvolvimento de sistemas e a aplicação de ciência de dados para impulsionar a comunicação popular.

É formado em Desenvolvimento e Marketing Comunicacional, pela Universidade de Illinois, Ciências de Dados, pela Universidade John Hopkins e, atualmente, estuda Ciência de Dados e Inteligências Artificiais na FIAP, universidade do grupo Singularity.

Iniciou sua militância no Levante Popular da Juventude e, atualmente, faz parte do Movimento Brasil Popular. Também já atuou em projetos ligados ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST.

Confira o cartaz 

 

Leia mais