19 Setembro 2025
Bispos metodistas do continente africano aprovaram o processo de regionalização em trâmite de escuta pela Igreja Metodista Unida (IMU).
A informação é de Edelberto Behs, jornalista.
Eles estiveram reunidos em Luanda, dias 1 a 4 de setembro. A reunião contou pela primeira vez com a participação da bispa Marie-Jeanne Mujinga Kashala, da Área Episcopal do Congo Sul e Zâmbia, eleita em julho.
O presidente dos Colégios Episcopais da África, bispo Mande Muyombo, da Região de Katanga Norte, destacou que a regionalização, proposta que integra uma nova visão da IMU, “são passos cruciais para a construção de uma igreja mais contextual, onde a África não será mais considerada como periferia”.
Muyombo destacou na sua declaração de abertura do encontro que “é hora de nós, como Metodistas Unidos, nos submetermos ao Espírito Santo para que nossa igreja possa se transformar em piscinas de água que trarão transformação em nossas diversas comunidade”, fazendo referência ao tema do encontro extraído de Isaías 41,18: Farei com que brotem fontes nos vales e com que rios corram pelas montanhas onde não há plantas. Farei com que os desertos viram lagos e com que nas terras secas haja muitos poços.
A Igreja Metodista conta com quatro conferências centrais: África Oriental, Nova África Oriental, África Austral e África Central, anota a correspondente do portal UM News, Eveline Chikwanah, de Harare.
Leia mais
- Anglicanos e luteranos estabelecem agenda para estreitarem ministério e missão
- Diálogo entre católicos, anglicanos e metodistas: no mesmo caminho. Artigo de Anthony Currer
- Parcerias ecumênicas em um mundo pós-pandêmico. Entrevista com Dirk Lange, da Federação Luterana Mundial – FLM
- Anglicanos e luteranos buscam maior aproximação
- Ecumenismo é viver Cristo. Entrevista com Munib Younan, presidente da Federação Luterana Mundial
- Documento sobre o diálogo católico-anglicano sugere que as igrejas podem aprender uma com a outra