16 Setembro 2025
Wilson Engelmann possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Realizou estudos de pós-doutorado em Direito Público - Direitos Humanos, no Centro de Estudios de Seguridad da Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2018).
Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado, ambos da UNISINOS; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É pesquisador colaborador do Latin American Nanotechnology Society Network. Pesquisador associado do Portucalense Institute for Legal Research, do Centro de ID sobre Direito e Sociedade e do CEAD - Centro Francisco Suárez Centro de Estudos Avançados em Direito da Universidade Lusófona de Lisboa, todos de Portugal; Coordenador do Comitê de Assessoramento - Ciências Humanas e Sociais - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (período de 2025-2026) e professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: nanotecnologias, inteligência artificial, direitos humanos, novos direitos, diálogo entre as fontes do direito, gestão dos riscos das novas tecnologias, regulação e autorregulação regulada.