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A batalha pela missa latina, Leão autoriza uma celebração em São Pedro com Burke

Foto: Sergey Guk/Pexels

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15 Setembro 2025

O cardeal trumpiano dá voz às expectativas da frente ultraconservadora após o Conclave, que o Papa Francisco havia proibido por dois anos.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicado por La Repubblica, 12-09-2025.

A batalha se desenrola em meio ao aroma de incenso e ao farfalhar das vestes litúrgicas, mas não é menos sangrenta. É o conflito que há muito tempo se trava na Igreja Católica em torno da Missa em Latim, o missal em uso antes do Concílio Vaticano II, e que já afeta o novo Papa pouco mais de quatro meses após o Conclave.

Um ponto para os tradicionalistas

O campo tradicionalista acaba de marcar um ponto. Em 25 de outubro, o Cardeal Raymond Leo Burke poderá celebrar a missa em latim na Basílica de São Pedro durante a peregrinação anual Summorum Pontificum, e poderá fazê-lo porque o próprio Papa Leão XIV a concedeu. Nos últimos dois anos, esta missa (mas não a peregrinação) foi proibida pelo Papa Francisco. Para a Federação Internacional Una Voce, uma conhecida associação tradicionalista que divulgou a notícia, "esta é a primeira indicação concreta da atitude do Papa Leão XIV em relação à Missa Tradicional". E, do ponto de vista de seus admiradores, isso desperta esperança.

“Perseguidos por Bergoglio”

A decisão provavelmente decorre da audiência que Robert Francis Prevost concedeu ao Cardeal Burke recentemente, em 22 de agosto. Afinal, Burke havia deixado claras suas opiniões em uma reunião recente da Sociedade da Missa Latina, em Londres. O cardeal americano, um fervoroso apoiador de Trump que ostenta uma capa magna com cauda vermelha de um metro de comprimento, já expressou publicamente seu desejo de que o Pontífice nascido em Chicago "ponha fim à perseguição" aos fiéis devotos do antigo rito: "Certamente já tive a oportunidade de expressar esse desejo ao Santo Padre", disse Burke, "e espero que, assim que for razoavelmente possível, ele empreenda um estudo sobre o assunto".

Depois do Conclave

No Conclave, o cardeal, assim como seu irmão guineense Robert Sarah, teria votado com convicção, se não desde o primeiro escrutínio bastante antecipado, no cardeal Robert Francis Prevost e agora ele afirma estar lucrando? Na mesma linha de Burke, nas últimas semanas, estiveram tanto o cardeal suíço Kurt Koch, prefeito do Dicastério para o Ecumenismo (“O Papa Francisco escolheu uma abordagem muito restritiva a esse respeito. Certamente seria desejável reabrir a porta agora fechada”). E, curiosamente, o conselheiro de segurança nacional do presidente polonês soberanista Karol Nawrocki, Slawomir Cenckiewicz, que teria levantado, durante a recente audiência concedida ao Papa, “a questão da tradição católica e as injustiças da Traditionis Custodes”.

A cisão de Ratzinger

Aparentemente uma questão menor, a disputa sobre o missal pré-conciliar é, na verdade, altamente política — política eclesial, é claro. Ela irrompeu quando, com o motu proprio Summorum Pontificum de 2007, Bento XVI decidiu liberalizar o antigo missal. Foi Paulo VI, após o Concílio Vaticano II, que lançou uma reforma litúrgica que, entre outras coisas, introduziu línguas vernáculas na celebração da Missa. Ratzinger ficou horrorizado com os excessos litúrgicos que ocorreram: desleixo na celebração da Missa, uso de violão e perda do senso do sagrado. Ele concedeu aos fiéis tradicionalistas a cidadania plena, em um movimento que, no entanto, corria o risco de criar "não simplesmente duas liturgias paralelas, mas duas Igrejas paralelas", explica Andrea Grillo, professor de Teologia dos Sacramentos no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo. Porque lex orandi, lex credendi, como dizem em latim: a maneira como você reza reflete o tipo de fé.

Contra o Conselho

A reforma de Paulo VI incorporou as inovações do Concílio à liturgia, do diálogo com o judaísmo à ideia de uma Igreja não piramidal, da leitura histórico-crítica das Sagradas Escrituras ao envolvimento do povo de Deus. Enquanto isso, "o rito pré-conciliar é adequado a uma Igreja unicamente hierárquica, unicamente clerical, uma Igreja oposta ao mundo moderno", explica o professor. Ratzinger abriu as portas aos lefebvrianos e outros tradicionalistas, que, no entanto, questionam o Concílio Vaticano II como um todo. É por isso que, em 2021, o Papa Francisco corrigiu o curso com outro motu proprio, Traditionis Custodes, que reduziu ao mínimo a margem de manobra dos setores ultraconservadores da Igreja. Apesar de serem uma pequena minoria, são agressivos e vociferantes, e nunca deixaram de atacar Bergoglio. E agora, pressionam Leão, o Papa com o tom mais tradicional.

A Enquete Fantasma

Uma jornalista conservadora americana, Diane Montagna, descobriu recentemente um documento que supostamente prova que, em 2020, a maioria dos bispos consultados pelo Vaticano expressou dúvidas sobre a perspectiva de uma reforma bergogliana. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, respondeu que o texto "presumivelmente se refere a parte de um dos documentos em que se baseou a decisão de Francisco" e, como tal, "alimenta uma reconstrução muito parcial e incompleta do processo de tomada de decisão". Andrea Grillo interrompeu: "Ela pegou um documento da lata de lixo que, na verdade, havia sido jogado fora". Agora, comentou o jornalista Robert Mickens, o Papa "deve resistir às táticas de chantagem dos católicos do Rito Antigo".

Guerra ou Paz

Segundo Andrea Grillo, "sendo Leão um homem teologicamente refinado, ele compreende que uma concessão no nível da liturgia paralela não é, como alguns dizem, fazer a paz, mas semear as sementes da guerra". Os tradicionalistas certamente ficaram entusiasmados ao ver o novo Papa usar, desde sua primeira aparição na galeria superior de São Pedro, a mozeta vermelha que Francisco, aparecendo com uma simples batina branca, quis abandonar para enviar um sinal de normalidade e reforma no papado. Leão "tem uma maneira mais clássica de interpretar as vestes papais", comenta o professor de Sant'Anselmo, "mas eu não sobrecarregaria com simbolismo o que me parece uma escolha funcional que, no entanto, se enquadra em um clichê papal moderno". Foi assim que João XXIII e Paulo VI, os dois Papas do Concílio Vaticano II, também se vestiram, por exemplo.

Valorizando o sagrado

Em relação à liturgia, Grillo acredita que devemos evitar o "princípio da dissolução da unidade eclesial", isto é, "reduzir a liturgia a um supermercado onde cada um escolhe o que lhe agrada". Em vez de permitir dois ritos paralelos, é possível abrir mais espaço no missal pós-conciliar para aspectos "que talvez tenhamos subestimado", com forte valor estético e emocional, como o canto, o silêncio e toda a comunicação não verbal durante a Missa. O professor Grillo lembra como, por exemplo, mesmo seguindo o missal reformado, a Missa pode ser celebrada inteiramente em latim: "Não há necessidade de retornar ao antigo rito para descobrir a beleza da liturgia que pode tocar corações, mentes e sentimentos". Será este o caminho que Leão XIII seguirá para desarmar a guerra litúrgica em curso no Vaticano?

Leia mais

  • Cardeal Burke quer celebrar "Missa Antiga" na Basílica de São Pedro
  • O Papa Leão deve resistir às táticas de chantagem dos católicos do Rito Antigo. Artigo de Robert Mickens
  • A “Missa Antiga” não se trata apenas de diversidade litúrgica. Artigo de Björn Odendahl
  • Debate sobre a Missa Latina cresce após aparente vazamento de relatório de liturgia do Vaticano
  • O afastamento da Missa em latim envolveu mais do que estética. Artigo de Thomas P. Rausch
  • Reativará Leão XIV as permissões para as missas em latim?
  • Qual é a história da missa em latim?
  • Missa Tradicional: Apesar dos rumores, nenhum documento está em preparação em Roma
  • Restringindo a Missa Antiga: “A Igreja não é um arquipélago”
  • A histeria da missa em latim
  • Francisco anuncia o réquiem para a Missa em latim
  • Qual é a história da missa em latim?
  • Papa Francisco proíbe a Missa “antiga”
  • Os limites do motu proprio Traditionis custodes. Artigo de Massimo Faggioli
  • Críticas à restrição da missa em latim são a-históricas e desgastadas. Artigo de Massimo Faggioli
  • Traditionis Custodes: algumas questões em torno da sua recepção. Artigo de Márcio Pimentel
  • Traditionis Custodes: Vetus ordo x Novus Ordo?
  • Por trás das palavras, o Espírito (Ressonâncias pessoais ao Motu Proprio: Traditionis custodes)

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