09 Setembro 2025
O Cardeal Luis Antonio Tagle pediu aos cerca de 80 bispos recém-nomeados de todo o mundo que compreendam sua tarefa como uma tarefa de serviço, não de dominação. "É o Espírito Santo que nos nomeia. Nunca devemos nos esquecer disso", disse o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, em Roma, no fim de semana, segundo a agência de notícias Fides. A Igreja é o "rebanho de Deus", enquanto os bispos são meramente "guardiões" e não mestres. Eles são chamados a conduzir o "rebanho segundo a vontade e o desejo" de Deus, disse Tagle.
A reportagem é publicada por Katholisch.de, 08-09-2025.
Os bispos estão atualmente participando de um curso de formação continuada organizado pelo Vaticano, que tradicionalmente ocorre em setembro e tem sido parte integrante do programa da Cúria Romana desde 1994. Este curso tem como objetivo dar aos bispos a oportunidade de abordar os muitos desafios inerentes ao exercício de seu ministério.
Nenhum mérito pessoal
O ofício episcopal não é uma distinção nem um mérito pessoal, enfatizou Tagle. "É um dom que não merecemos. Devemos aceitá-lo todos os dias com humildade e gratidão". Ao mesmo tempo, o cardeal alertou contra a tentação de ver a Igreja e seus fiéis como posses. Como bispos, eles são chamados a promover os dons do Espírito Santo presentes na comunidade. "É triste quando um bispo, que tem a graça de ser um administrador do povo de Deus, se comporta como um dono", disse Tagle.
Ele criticou particularmente a forma como algumas dioceses tratam as religiosas. É doloroso ouvir suas experiências, segundo as quais são tratadas "quase como escravas e não como filhas da Igreja". Às vezes, seu voto de pobreza é explorado para negar-lhes uma vida digna ou uma participação justa. Tagle enfatizou a comunidade como uma característica central de um ministério episcopal frutífero: o Espírito Santo concede diferentes dons, talentos e culturas, "mas é o mesmo Espírito que une a todos". Portanto, o bispo é especialmente desafiado a lidar com a diversidade.
Leia mais
- “Papabile” do dia: Cardeal Luis Antonio Tagle
- Favorito papal: o cardeal Tagle, um "Francisco asiático", se tornará papa?
- Testemunhas do Evangelho dos Pobres: bispos que fazem falta. Artigo de Gabriel Vilardi
- Cardeal Tagle, provável candidato papal, em destaque quando a Caritas se reuniu para eleger nova liderança
- Cardeal Luis Antonio Tagle: a melhor nomeação do papa
- O cardeal filipino Luis Antonio Tagle, a reforma da Igreja e o próximo pontificado
- Tagle, o consistório e o futuro conclave
- Por que Tagle é o novo “herói papal” do Oriente
- Cardeal Tagle, o novo “papa vermelho”
- O Cardeal Tagle é o novo Prefeito de Propaganda Fide
- Cardeal filipino cobra os que fecharam os olhos diante dos abusos
- Cardeal Tagle: Pacto Global para a Migração é uma fonte de esperança
- Filipinas, assim o cardeal Tagle responde à "guerra às drogas" de Duterte
- ''Jesus Cristo era asiático e voltará à China sorrindo.'' Entrevista com Luis Antonio Tagle
- Acolher os migrantes é um ato de civilidade. Os católicos contrários traem o Evangelho. Entrevista com Luis Antonio Tagle
- “Conheça um imigrante ou refugiado, escuta e compartilha suas histórias e experiências de vida”, pede cardeal Tagle
- “O Papa me disse que o futuro da Igreja está na Ásia”, afirma cardeal Tagle
- ''O papa vê o futuro da Igreja na Ásia'', afirma cardeal Tagle
- Cardeal Tagle será uma força no catolicismo durante muito tempo
- Cardeal Tagle, das Filipinas, deve assumir cargo global
- ''A Igreja maltratou gays e divorciados'': cardeal Tagle pede nova abordagem
- Cardeal Tagle: postura ''severa'' da Igreja com gays e divorciados deixou as pessoas ''marcadas''
- Tagle, o cardeal com futuro de pontífice
- ''Sacramentos aos divorciados? Uma questão ainda em aberto.'' Entrevista com Luis Antonio Tagle
- A nova teologia? É ''made in Asia''. Entrevista com Luis Antonio Gokim Tagle
- “É bom admitir que há vários pontos de vista”, afirma cardeal Luis Tagle
- Tagle, o purpurado filipino indicado por Ratzinger
- Luis Antonio Tagle, a grande esperança asiática
- “A minha experiência nos movimentos populares”. O testemunho do cardeal Luis Antonio Tagle