05 Setembro 2025
- A situação em Gaza é terrível. Pessoas continuam morrendo. Morrem de fome, sede, calor. É uma situação verdadeiramente desumana. Onde está a comunidade internacional? Onde estão os direitos humanos?
- Padre Ibrahim Faltas, frade franciscano da Custódia da Terra Santa, está na Itália para uma série de iniciativas.
- Em Gaza, as crianças estão fora da escola há dois anos. Elas estão privadas de tudo: escola, assistência médica, sem médicos, sem remédios. E não conseguem nem brincar.
- Uma situação que afeta mais do que apenas Gaza: Belém, diz o padre Faltas, "tornou-se uma prisão a céu aberto".
A informação é publicada por Agência Sir e reproduzida por Religión Digital, 04-09-2025.
"A situação em Gaza é terrível. Pessoas continuam morrendo, morrendo de fome, sede, calor; é uma situação verdadeiramente desumana. Onde está a comunidade internacional? Onde estão os direitos humanos?" Este é o testemunho do Padre Ibrahim Faltas, frade franciscano da Custódia da Terra Santa. Na Itália para uma série de iniciativas, ele se reuniu recentemente com o Conselho da Juventude Mediterrânea, uma organização com sede em Fiesole.
Recebido pela redação da Toscana Oggi, ele concedeu uma longa entrevista que será publicada, em vídeo e no semanário, nos próximos dias.
"No dia 1º de setembro", diz ele, "abrimos escolas em toda a Terra Santa, Belém, Jerusalém, mas em Gaza, as crianças estão sem escola há dois anos. As crianças estão privadas de tudo: escola, assistência médica, sem médicos, sem remédios. E também não podem brincar. São crianças que só viram guerra, fuga, refúgio, desastres, escombros."
O Padre Faltas também recorda a peregrinação dos bispos toscanos a Jerusalém e Belém em junho passado: "A visita dos bispos toscanos foi um gesto. Todos apreciaram esta visita, da qual ainda se lembram." Esta situação não afeta apenas Gaza: Belém, diz o Padre Faltas, "tornou-se uma prisão a céu aberto. Com os postos de controle fechados, antes da guerra muitos trabalhavam em Israel, tinham permissão para ir trabalhar todos os dias; agora não têm essas permissões, não trabalham, não saem, além daqueles que trabalhavam no setor do turismo e estão desempregados há dois anos."
Os cristãos também estão sofrendo: "Os cristãos", diz ele, "estão deixando Belém. 185 famílias partiram, estamos falando de mais de 700 pessoas. Se isso continuar, realmente não sobrará nenhum cristão."
Leia mais
- "Gaza está se tornando um cemitério do direito internacional humanitário". Entrevista com Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA
- Gaza: parar a “carnificina” e restaurar a força do direito internacional. Artigo de José Geraldo de Souza Júnior
- Guerra em Gaza: o que diz o direito internacional sobre o deslocamento de pessoas?
- Israel está cometendo genocídio em Gaza? Corte Internacional levará anos para decidir, mas os Estados têm o dever de agir agora. Entrevista com Magnus Killander
- Convenção de Genebra é letra morta nos conflitos bélicos do século XXI. Artigo de Edelberto Behs
- “Acusações absurdas contra a ONU na Faixa. Somos nós, não o Hamas, que gerimos as ajudas”. Entrevista com Juliette Touma
- Gaza: a primeira fome no Oriente Médio
- "Netanyahu está criando obstáculos ao cessar-fogo. Estamos assistindo a uma limpeza étnica". Entrevista com Daniel Levy
- A fome de Gaza é a nossa vergonha global, mas o mundo prefere ficar olhando. Artigo de Binaifer Nowrojee
- Israel deve ser parado. Artigo de Íris Leal
- Israel ameaça banir organizações humanitárias em meio à fome generalizada em Gaza
- Cem ONGs denunciam o "uso de ajuda humanitária como arma" por Israel em Gaza
- Por que ONGs estão criticando envio aéreo de ajuda em Gaza?
- Mais de 160 ONGs pedem o fim do "plano mortal de distribuição israelense" em Gaza
- ONGs israelenses quebram tabu e denunciam genocídio em Gaza