03 Setembro 2025
O Papa Leão XIV recebeu o padre jesuíta James Martin, editor-geral da revista America , em uma audiência privada na biblioteca papal do Palácio Apostólico no Vaticano na manhã de 1º de setembro, no que está sendo interpretado em Roma como uma reafirmação pública de apoio ao jesuíta americano e seu ministério pastoral com os católicos LGBTQ.
A reportagem é de Gerard O'Connell, publicada por America, 01-09-2025.
"Estou extremamente grato e profundamente consolado pelo meu encontro com o Santo Padre. Ele me encorajou a continuar meu ministério", disse o Padre Martin logo após a audiência, que durou mais de meia hora. "O Papa Leão demonstra a mesma abertura às questões LGBTQIA+ que o Papa Francisco. Ele deixou claro que deseja que todos se sintam bem-vindos", acrescentou, sem revelar as palavras exatas do pontífice.
Segundo o Padre Martin, a conversa abordou diversos temas, e ficou claro que "o Papa Leão tem muitas prioridades e, em particular, uma profunda preocupação com a paz mundial, incluindo a da Ucrânia, Gaza e Mianmar. Seu objetivo é a paz e a unidade na Igreja e no mundo".
Ele encontrou o Papa "sereno, relaxado e alegre" e disse que riram com frequência. "Era como se estivéssemos de volta à mesa sinodal", comentou, lembrando-se de ter compartilhado a mesma mesa com Leão — o então Cardeal Robert Francis Prevost — durante parte da segunda sessão do Sínodo sobre Sinodalidade, em outubro de 2024. Além disso, acrescentou, "está claro que o Papa Leão pretende dar continuidade ao processo sinodal".
Ao final da conversa, o Padre Martin presenteou o Papa com cópias de dois ícones pendurados na capela de seu noviciado jesuíta em Boston: "Cristo, Doador da Vida" e "Nossa Senhora, Solícita na Escuta". O Papa Leão, por sua vez, lhe entregou terços, santinhos e sua bênção. Foi o primeiro encontro desde a eleição de Leão em 8 de maio, mas, como recordou o Padre Martin, os dois já se conheciam das duas sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade, realizadas no Vaticano em outubro de 2023 e outubro de 2024. Naquela época, o Cardeal Prevost participava como Prefeito do Dicastério para os Bispos, enquanto o Padre Martin estava presente como membro nomeado pelo Papa.
O encontro ocorreu na biblioteca particular do Papa, o mesmo local onde Leão recebe chefes de Estado e organizações internacionais, cardeais e bispos, líderes de outras denominações cristãs e das principais religiões do mundo, bem como outras figuras proeminentes. A decisão de recebê-lo ali e a publicação do anúncio do encontro no boletim oficial da Sala de Imprensa do Vaticano podem ser interpretadas como um claro sinal público de apoio ao ministério do Padre Martin em prol da comunidade LGBTQIA+.
O pontífice agostiniano, nascido em Chicago, e o autor jesuíta, originário de Plymouth Meeting, Pensilvânia, não precisaram de intérpretes, ao contrário dos encontros do Padre Martin com o Papa Francisco.
Em certo sentido, o encontro de hoje foi a própria mensagem, assim como foi quando o Papa Francisco se encontrou privadamente pela primeira vez com o Padre Martin nesta mesma biblioteca em 30 de setembro de 2019. Já em 2017, Francisco havia nomeado o jesuíta, um autor de best-sellers, como consultor do Dicastério para a Comunicação.
Posteriormente, o Papa Francisco o recebeu em mais três audiências privadas: uma no Palácio Apostólico, em 11 de novembro de 2022, e duas na Casa Santa Marta, residência vaticana onde residia, em junho de 2024 e outubro de 2023. Ele também o nomeou membro votante nos Sínodos sobre Sinodalidade. Em 2021, o Padre Martin fundou o Outreach, um centro de divulgação pastoral e recursos para católicos LGBTQIA+, em colaboração com a America Media. Atualmente, ele lidera uma peregrinação do Outreach, com 40 pessoas , a Roma para o Ano Jubilar.
Leia mais
- O que vem a seguir? Papa Leão XIV e católicos LGBTQIA+
- Quanto o Papa Leão mudou em relação às questões LGBTQ+?
- Leão XIV inicia um papado repleto de desafios que ele promete enfrentar com uma perspectiva social e "realista"
- Leão XIV terá que lidar com um catolicismo EUA diferente daquele da Chicago em que nasceu. Artigo de Massimo Faggioli
- Líderes do Ministério Católico LGBTQ+ reagem à eleição do Papa Leão XIV
- Congressos de Teologia nos EUA em junho marcam ponto de virada nas questões LGBTQ+, entenda por quê. Artigo de Brian Flanagan
- Mulheres e pessoas LGBT+: Como prevenir discriminações e violências. Artigo de Dea Santonico