• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Um “reconhecimento” do Vaticano? A “Grande Semana” dos lefebvristas em Roma para o Jubileu

Mais Lidos

  • A fome de Gaza é a nossa vergonha global, mas o mundo prefere ficar olhando. Artigo de Binaifer Nowrojee

    LER MAIS
  • Porta aberta: travessia para o inesperado. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Longe de ser um grupo de veteranos antiquados, o movimento conservador é uma força dinâmica, unida para preservar privilégios, mas com ampla capacidade e disposição para atrair as massas. Eles podem ser tanto revolucionários quanto contrarrevolucionários

    Trump 2.0 e as reconfigurações da direita. Entrevista com Corey Robin

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    21º domingo do tempo comum – Ano C – Na prática da justiça, o Reino se faz presente entre nós

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

23 Agosto 2025

  • Embora em sua peregrinação particular não tenham sido recebidos pelo Papa, neste caso Leão XIV, o fato de sua presença ter sido incluída nos atos oficiais do Jubileu pareceu aos seguidores do arcebispo francês algo muito semelhante a um certo “reconhecimento” vaticano.

  • Esta inscrição, que soa como um reconhecimento da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, não pode ser ignorada. Principalmente porque a participação anunciada para esta peregrinação da FSSPX parece impressionante.

A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 22-08-2025.

"Uma grande semana" para os lefebvristas, que, 25 anos depois, retornam oficialmente ao Vaticano para participar dos eventos do Jubileu da Esperança de 2025, convocado pelo falecido Papa Francisco. Foi em 2000, por ocasião do Jubileu do Milênio, que os membros da cismática Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), fundada por Dom Marcel Lefebvre em 1970, pisaram pela última vez, em procissão, em meio a uma multidão tão grande, pelas ruas da Cidade Eterna até a Basílica de São Pedro.

E, embora na sua peregrinação particular não tenham sido recebidos – como outros grupos – pelo Papa, neste caso Leão XIV, que não quer enredar-se nas primeiras etapas do seu pontificado com esta confusão canônica, para os seguidores do arcebispo francês o fato de a sua presença ter sido incluída nos atos oficiais do Jubileu, soube-lhes algo muito semelhante a um certo “reconhecimento” vaticano.

Desde aquela última peregrinação do Milênio até a desta semana, que reuniu cerca de 4 mil participantes ("poderia triplicar o do Jubileu do ano 2000", reconhece a FSSPX), algumas coisas mudaram em sua relação com Roma, com a qual romperam por causa do Vaticano II, sendo a mais significativa a suspensão da pena de excomunhão pelo Papa Bento XVI em 2009.

No entanto, as coisas permaneceram congeladas, e naquele mesmo ano — quando o Papa Ratzinger se aproximava da próspera FSSPX — a negação do Holocausto por Richard Williamson, um dos quatro bispos (dos quais restam apenas dois) ordenados por Lefebvre em 1988 sem a permissão de Roma, não ajudou. Desde então, houve apenas olhares de soslaio... Até agora, com o novo jubileu...

De fato, o anúncio oficial da "Pellegrinaggio della Fraternità Sacerdotale San Pio X" em 21 de agosto, "embora mínimo, é bem-vindo", observam. "A Fraternidade São Pio X não é desconhecida em Roma e, certamente — é difícil imaginar o contrário —, a autorização das autoridades do Jubileu foi necessária para autorizar essa menção", acrescentam em um comunicado.

"Parece reconhecimento"

Assim, "esta inscrição, que em certa medida soa como um reconhecimento da Fraternidade São Pio X, não pode ser ignorada. Especialmente porque a participação anunciada da FSSPX nesta peregrinação parece impressionante".

“Uma participação”, acrescentam, “que não pode ser ignorada pelos responsáveis ​​pela logística do Jubileu, já que todos os participantes devem se registrar, por razões de segurança, mas também para facilitar o acesso aos locais de peregrinação, em particular às basílicas”.

E, evidentemente, o Vaticano não ignorou sua participação e presença neste dia, embora a FSSPX tenha ficado decepcionada porque seu anúncio apareceu apenas em italiano, quando as informações no site oficial do Jubileu estão disponíveis em outros oito idiomas.

E a Santa Sé não poderia ignorá-los, pois marcaram presença significativa a partir de terça-feira, 19 de agosto, na Basílica de Santa Maria Maggiore, onde Francisco está sepultado; e na quarta-feira, 20 de agosto, com uma missa no Parco di Colle Oppio, presidida pelo atual superior-geral, Davide Pagliarani, seguida de uma peregrinação à outra basílica papal, a de São João de Latrão. E, nesta quinta-feira, com a peregrinação do Castelo de Santo Ângelo à Basílica de São Pedro.

Mas essa presença em Roma também deve ser entendida como um gesto de reaproximação da FSSPX com a Santa Sé. A Fraternidade parece continuar a crescer em número de seminaristas, mas seus bispos são cada vez menos numerosos, após as recentes mortes de Bernard Tissier de Mallerais e Richard Williamson (este último expulso em 2012).

O problema da substituição dos bispos

Portanto, daquela "colheita episcopal" restam apenas o suíço Bernard Fellay e o espanhol Alfonso de Galarreta, excomungados em sua época e reabilitados no pontificado de Ratzinger, os únicos que, em linha direta com o fundador, podiam ordenar novos bispos para a manutenção da fraternidade, mas é duvidoso que queiram arriscar agora, dada a possibilidade certa de uma nova excomunhão.

Por isso, esta peregrinação, que os levou à Basílica de São Pedro, mas também à Basílica de Latrão, sede do Bispo de Roma, tem um certo aroma de mais um passo rumo à reaproximação mútua. Por enquanto, já rezam por Leão XIV, para que "o novo Sumo Pontífice seja dócil às inspirações do Espírito Santo e guie a barca da Igreja ao Porto da Salvação, para que possa cumprir a Vontade de Deus para a Igreja".

Leia mais

  • Jejum e comunhão impossível: algumas surpresas da tradição. Artigo de Andrea Grillo
  • O olhar sobre a “comunhão eucarística”: uma mudança de paradigma. Artigo de Andrea Grillo
  • Francisco e Leão XIV no atual cenário geopolítico. Artigo de Juan José Tamayo
  • "Nós Somos Igreja" também estará no Jubileu das Equipes Sinodais
  • Todos elogiam o Papa, mas ninguém o ouve. Uma conversa com Severino Dianich e Titos Patrikios
  • Raio X de uma multidão: o Jubileu da Juventude com o Papa Leão XIV em Tor Vergata
  • Jubileu da Juventude: instantâneos. Artigo de Marco Mazzotti
  • O Woodstock católico. Um milhão de jovens para o grande encontro
  • O grito do Papa Leão ao mundo: "Estamos com os jovens de Gaza e da Ucrânia!"
  • Um pastor: “Papa Francisco tocou milhões de pessoas, católicas e não católicas”
  • Textos claros e escritos: as mudanças do Papa Leão XIV sobre comunicação e clero. Artigo de Luis Badilla
  • O Papa denuncia: "Vivemos numa sociedade que está adoecendo por causa de uma 'bulimia' de conexões"
  • Leão XIV aos jovens: "Que o nosso clamor seja pela paz no mundo, digamos todos: Queremos a paz no mundo"
  • O Jubileu dos Influenciadores Católicos: entre a evangelização do ciberespaço e a busca por curtidas
  • Hoje e agora é o momento oportuno para rezar pela paz. Artigo de Joseba Kamiruaga Mieza

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • João XXIII, “il Papa buono”, faleceu no dia 3 de junho de 1963

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados