25 Agosto 2025
O Departamento de Estado disse que verificará todas as contas de mídia social, registros policiais nos países de origem e violações da lei dos EUA.
A reportagem é publicada por La Repubblica, 22-08-2025.
O Departamento de Estado americano informou que começou a verificar todos os 55 milhões de estrangeiros residentes nos Estados Unidos com vistos. O departamento também alertou que todos os portadores de visto americano estão sujeitos a "escrutínio contínuo", com atenção especial a qualquer evidência que possa indicar a necessidade de revogar suas autorizações e deportá-los. E isso começa imediatamente com os motoristas de caminhão.
No X, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou: "A partir de agora, suspenderemos a emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão comercial. O crescente número de motoristas estrangeiros operando grandes tratores-reboques nas estradas americanas está colocando em risco a vida dos americanos e comprometendo a subsistência dos caminhoneiros americanos".
Desde que Trump retornou à Casa Branca em janeiro passado, o governo impôs restrições e exigências cada vez mais rigorosas aos solicitantes de visto dos EUA, incluindo a exigência de que todos passem por entrevistas presenciais.
No entanto, a revisão de todas as 55 milhões de autorizações para estrangeiros residentes parece indicar uma repressão significativa. O Departamento de Estado explicou que todas as contas de mídia social, registros policiais em seus países de origem e quaisquer violações da lei americana cometidas desde sua chegada serão examinados.
No início desta semana, o governo disse que revogou mais de 6 mil vistos de estudantes estrangeiros desde janeiro, incluindo 4 mil por "violações reais" da lei e cerca de 200 a 300 vistos por questões relacionadas ao terrorismo.
Leia mais
- EUA: portas blindadas a refugiados e estudantes
- A Universidade de Chicago teme perder 6 mil estudantes chineses devido às medidas de Trump
- EUA: universidades católicas apoiam estudantes estrangeiros diante da repressão aos vistos promovida por Trump
- A Guerra de Trump contra Harvard: "Fora com os estrangeiros da universidade". A universidade: "É ilegal"
- A Columbia University adota a definição oficial de antissemitismo e rejeita o diálogo com estudantes pró-palestinos para recuperar o financiamento do governo
- Universidade de Columbia aciona polícia em protesto pró-Gaza: estudantes algemados
- Repressão e medo na Columbia. Artigo de Claudia Rosel
- Trump vs. Harvard: As seis chaves para o ataque ao símbolo acadêmico dos Estados Unidos
- Harvard, o novo macartismo do presidente dos EUA
- O que está em jogo no confronto entre Trump e Harvard?
- Harvard processa o governo Trump por coerção financeira após não atender às exigências do presidente
- E se a resistência de Harvard a Trump se tornar um ponto de virada contra a Casa Branca?