22 Agosto 2025
A Aliança Evangélica Mundial (WEA, na singla inglesa) acaba de nomear o advogado e pastor batista Botrus Mansour, israelita de ascendência palestina, como seu novo secretário-geral e diretor executivo. Esta é a primeira vez que um líder cristão árabe ocupa o cargo de responsável máximo no organismo global que representa mais de 600 milhões de evangélicos em perto de 150 países.
A informação é publicada por 7Margens, 20-08-2025.
Natural de Nazaré, Mansour, 60 anos, assumirá formalmente o cargo na próxima Assembleia Geral da WEA que terá lugar em Seul, Coreia do Sul, de 27 a 31 de outubro. O encontro, subordinado ao mote “O Evangelho para Todos até 2033”, será a primeira assembleia global desde 2019, quando a WEA se reuniu pela última vez na Indonésia.
A nomeação marca o fim de um processo de busca internacional de seis meses , que começou com 25 candidatos e se reduziu a três finalistas, antes de Mansour ser selecionado por maioria de votos do Conselho Internacional (CI) da WEA. O organismo estava sem secretário-geral permanente desde 31 de março de 2023, altura em que o ex-líder Thomas Schirrmacher renunciou por motivos de saúde.
“Sinto-me profundamente honrado pela escolha e confiança do CI em mim, e tenho plena consciência da imensa responsabilidade que isso acarreta. Tenho plena consciência de que isso exigirá corações, mentes e mãos para unir toda a família WEA global”, disse ele Mansour, cujo primeiro nome Botrus significa Pedro em árabe. “Com a graça de Deus, trabalharei incansavelmente com outros para remover quaisquer obstáculos que possam tentar impedir a nossa unidade.”
O novo secretário-geral da WEA viveu a infância entre Jerusalém, Oxford (Reino Unido), e Nazaré. Converteu-se ao cristianismo durante o ensino secundário. Após ter-se formado na Escola Batista de Nazaré, estudou Direito na Universidade Hebraica de Jerusalém. Foi admitido na Ordem dos Advogados de Israel em 1993 e exerceu advocacia em Haifa e Nazaré. Em 2009, concluiu um MBA em gestão de organizações sem fins lucrativos na Universidade de Haifa.
Foi cofundador da Igreja Batista Local em Nazaré em 1996 e ordenado presbítero em 2001. É, desde 2004, o diretor operacional da Escola Batista de Nazaré. Tem publicado artigos em árabe, hebraico e inglês em jornais como Christianity Today e Haaretz, e é autor de vários livros, incluindo “When Your Neighbor is the Savior” (2011) e “Looking from the Precipice” (2021).