02 Agosto 2025
Com base em dados da Receita Federal de 2022, o Observatório da Religião e Interseccionalidades informou o registro de 162.427 CNPJs, a maioria referente a igrejas pentecostais, com 62.815 inscrições ou 39% do total.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
São Paulo é a unidade da Federação que tem o maior número de registros (42.714), seguido do Rio de Janeiro (21.179) e Minas Gerais (17.193). São também os três Estados mais populosos do Brasil.
O Rio Grande do Sul aparece na relação da Receita Federal com 7.541 CNPJs. Os pentecostais também lideram no Estado, com 2.166 registros ou 29% do total, seguidos dos evangélicos “não determinados”, com 1.612 inscrições, ou 21% do total.
Tanto no Brasil, como no Rio Grande do Sul, chama a atenção o baixo número de CNPJs vinculados ao catolicismo, talvez pelo sistema concentrado de administração. No Brasil, somam 14.293 inscrições ou 9% do total, abaixo dos protestantes, que representam 10% do total, com 16.402 matrículas, praticamente o mesmo número de denominações neopentecostais. No RS, os registros católicos somam 690, 9% do total, abaixo dos protestantes, com 828 registros, ou 11% do total.
O portal do Observatório também apresenta o nome das instituições registradas. O que fica evidente é a criatividade brasileira na denominação de muitas das instituições eclesiais ativas no país.
Assim, em Magé, no Rio de Janeiro, aparece a Igreja Evangélica Sangue, Suor e Lágrimas; em Araruana, também no Rio, desponta a Igreja Ministério Lírio dos Vales; em Eunápolis, Bahia, está localizada a Igreja Pentecostal Brasa Viva; em Colombo, no Paraná, existe A Casa Church; e em Miraí, Minas Gerais, funciona a Igreja Pentecostal Conquistando o Impossível pela Fé.
Mas gaúchos não ficam atrás de nomenclaturas criativas. Em Taquara pastoreia a Assembleia de Deus Casa do Oleiro; na mesma cidade, uma igreja evangélica das não determinadas, leva o nome de Associação Can Taquara. Em São Lourenço do Sul funciona a Associação Africanista Oya Nike Caboclo Rompe Mato, e em Charqueadas a Associação Afro Umbandista Inhaca da Pedreira.
Na contagem geral estão computadas, também, os CNPJs inativos.