01 Agosto 2025
O astrônomo e religioso indiano Richard D'Souza está assumindo a direção do Observatório Astronômico, há muito tempo estabelecido. O Papa Leão XIV nomeou o cientista, nascido em 1978 e cuja pesquisa se concentra na formação e evolução das galáxias, na quinta-feira como sucessor do jesuíta americano Guy Consolmagno, que dirigiu o setor por dez anos e continuará trabalhando lá.
A informação é publicada por Katholisch, 31-07-2025.
D'Souza, natural do estado de Goa, no oeste da Índia, cresceu no Kuwait e na Índia e inicialmente estudou em seu país natal. Obteve seu mestrado em física em Heidelberg e, posteriormente, doutorou-se em astronomia pela Universidade Ludwig Maximilian, em Munique. D'Souza ingressou na ordem dos jesuítas em 1996. Membros desta ordem observam os céus por encomenda papal desde o século XVI.
O observatório, agora localizado no parque da residência papal de verão, Castel Gandolfo, nas Colinas Albanas, é uma das instalações mais antigas do gênero no mundo. O reformador do calendário, Papa Gregório XIII (1572-1585), encomendou pela primeira vez pesquisas celestes aos jesuítas em 1582. O observatório foi oficialmente fundado em 1891 por Leão XIII (1878-1903).
Devido à poluição luminosa em Roma, grande parte das observações agora são realizadas em um observatório no Monte Graham, a 3.270 metros de altitude, no Arizona. O centro de pesquisa nos EUA é agora um dos maiores e mais modernos do mundo. No entanto, desde 2024, os astrônomos do Vaticano podem novamente observar o céu de sua sede histórica em Castel Gandolfo: o telescópio no Arizona também pode ser usado remotamente graças a um sistema de controle automático.
O Papa Leão XIV, matemático de formação, demonstrou interesse pessoal pela pesquisa astronômica durante as primeiras semanas de seu mandato. Há duas semanas, visitou o observatório em Castel Gandolfo. Posteriormente, conversou por telefone com o astronauta da Apollo 11, Buzz Aldrin (95), que em 1969 se tornou a segunda pessoa, depois de Neil Armstrong (1930-2012), a pisar na Lua.