• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Petra Costa se debruça na vertigem da crença. Comentário de José Geraldo Couto

Mais Lidos

  • O Papa Leão encontrará coragem para condenar o genocídio palestino?

    LER MAIS
  • Marta acolhe, Maria colhe. Breve reflexão para cristãos ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Maria Madalena e o nome de quem Ele conhece

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Julho 2025

Ao examinar o fenômeno neopentecostal e sua imbricação com a ultradireita, Apocalipse nos Trópicos apanha os personagens no contrapé e tenta compreender o apelo popular das “novas” igrejas. Mas, às vezes, a narrativa é “grandiosa” e frágil.

O comentário é de José Geraldo Couto, publicado por Blog do Cinema do IMS, e reproduzida por Outras Palavras, 17-07-2025.

Eis o comentário.

De um lado, há uma investigação bastante sólida sobre o crescimento das igrejas evangélicas (sobretudo neopetencostais) no Brasil nas últimas décadas, sua infiltração na política e os perigos que isso traz para a laicidade do Estado. Em suma, o risco real de cairmos numa teocracia.

A par desse eixo, construído com base em dados e imagens muito bem captados, escolhidos e organizados, temos uma reflexão em primeira pessoa da diretora, buscando compreender o sentimento religioso e sua exacerbação – capaz de levar a cenas inimagináveis de fanatismo.

O ventríloquo Malafaia

Na investigação concreta, histórico-jornalística, ressalta a figura do famigerado pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, igreja que herdou de seu sogro e transformou numa potência internacional. O grande trunfo de Petra Costa nesse terreno foi o de ter penetrado até certo ponto na intimidade do pastor, que lhe franqueou acesso (com câmera e microfone) a sua casa, seu jatinho e até ao automóvel com que ele ameaça motoqueiros no trânsito caótico da metrópole.

Escrevi “até certo ponto” porque tudo, em Malafaia, remete à esfera do espetáculo, da encenação, do efeito dramático. Trata-se, antes de mais nada, de um showman, de um manipulador de mentes e corações, de quem nunca conheceremos a verdade íntima. Pelo menos não diante das câmeras.

Chegamos ao cerne político do documentário – a imbricação da visão de mundo neopetencostal com a ascensão da extrema direita – na cena em que, num palanque, Malafaia move os lábios sincronizadamente com o discurso exaltado de Jair Bolsonaro para uma multidão de eleitores/fiéis, mostrando com uma clareza estarrecedora que o ex-presidente repetia ali o que lhe havia sido ensinado pelo pastor e que ele havia decorado escrupulosamente. Quase como se o político fosse o boneco de ventríloquo do líder religioso.

O real a contrapelo

Essa faculdade de apanhar os personagens no contrapé, “em horinhas de descuido” como diria Guimarães Rosa, é um dos sortilégios específicos do cinema. Revelar o real a contrapelo, em sua crueza irredutível. Os melhores documentários conseguem isso.

Em contraponto ao desvelamento das relações promíscuas entre religião e política nas altas esferas (o Congresso, a presidência da República, o STF), há em Apocalipse nos trópicos uma tentativa de compreensão de como se dá a adesão dos crentes mais desvalidos ao discurso evangélico-direitista. É eloquente a cena em que, num casebre de periferia, uma dona de casa explica que vota em Bolsonaro porque Lula, embora tenha feito coisas boas, recebeu uma espada de Xangô, conforme ela viu num vídeo, e isso mostra que ele está do lado de Satanás.

Lidar com o irracional

Como lidar com esse grau de irracionalidade na compreensão da política sem cair no preconceito, no desânimo ou na derrisão? Essa angústia, essa perplexidade, que aliás é de toda a esquerda ou mesmo de todo o espectro democrático, está na base do segundo eixo do documentário, o questionamento que a diretora faz a si própria sobre sua capacidade pessoal de compreensão do sentimento religioso.

Ainda que legítimo por princípio – pois todo documentário moderno que se preze questiona e expõe sua própria visão do objeto abordado, seu “lugar de fala” –, esse discurso em primeira pessoa (marca registrada da cineasta) resvala ocasionalmente em arrazoados demasiado amplos e, por isso mesmo, frágeis. Afirmações grandiosas, universalizantes, sobre as relações da “humanidade” com a religiosidade, ilustradas por telas de Bosch e Bruegel sob música de Bach e Vivaldi, acabam por enfraquecer, aqui e ali, o que o filme tem de mais contundente a mostrar.

Mais modesta, terrena, e ao mesmo tempo mais substantiva é a constatação, pela diretora, de que o discurso timidamente reformista da esquerda não tem hoje, nem de longe, o poder de empolgar as massas ostentado pela mensagem evangélica e sua promessa de felicidade.

O fervor revolucionário parece ter mudado de lado. A ideologia neoliberal do “empreendedorismo” casa perfeitamente com a teologia da prosperidade. Contra esse monstro de duas cabeças, “todas las armas son buenas:/ piedras/ noches/ poemas”, como diz um poema de Paulo Leminski (sobre a luta de classes). Apocalipse nos trópicos não deixa de ser um dilacerado e vertiginoso poema.

Leia mais

  • ‘Igreja evangélica acabou levando parte do crédito das mudanças sociais no Brasil’. Entrevista com Petra Costa
  • 'Apocalipse nos Trópicos' acerta ao se aproximar de Silas Malafaia. Artigo de Inácio Araujo
  • Petra Costa expõe presença evangélica na direita golpista
  • Após disputar o Oscar com filme sobre Dilma, Petra Costa filma evangélicos
  • Governo precisa de 'bilíngues' para falar com evangélicos, diz sociólogo da religião
  • Mídia, religião e política. Entrevista especial com Paul Freston
  • Evangélicos no Brasil: a difusa e complexa teia de uma religiosidade estereotipada. Entrevista especial com Juliano Spyer
  • Malafaia consulta “datacéu” para falar de voto evangélico
  • Silas Malafaia sobre esquerda: “Não tem moleza, é pau, é ideológico”
  • Silas Malafaia, 1º cavaleiro do apocalipse brasileiro. Artigo de Fábio Py
  • Vieira × Malafaia. Dois pastores evangélicos - duas visões diferentes
  • Religiosos que apoiaram Bolsonaro em 2018 agora indicam afastamento
  • “Barões evangélicos são parceiros de projeto ultraconservador de Bolsonaro”. Entrevista com o pastor e teólogo Ronilso Pacheco

Notícias relacionadas

  • Tempo de Oração a favor da Democracia e contra o Golpe

    LER MAIS
  • Extrema-direita à frente da CDU na região natal de Merkel

    Os piores pesadelos da chanceler alemã Angela Merkel parecem ter sido confirmados. As primeiras projeções das eleições region[...]

    LER MAIS
  • Zangado, alto comissário dos direitos humanos da ONU ataca populistas

    Foi um ataque duro, muito duro, aquele que o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein,[...]

    LER MAIS
  • A versão suavizada de Marcelo Crivella decola no Rio com a crise do PMDB carioca

    Lançar um disco de músicas religiosas em zulu nos anos 90 e vender 20.000 cópias não te torna, necessariamente, um bom cantor,[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados