10 Mai 2025
"E, para o nosso autor, é aqui, somente aqui, que a filosofia moral pode ser situada, uma ética não alheia à questão do que são os bens, com as mudanças e os conflitos que os caracterizam", escreve Danilo Di Matteo, médico e filósofo italiano, em artigo publicado por Settimana News, 09-05-2025.
O discurso do Cardeal Carlo Maria Martini sobre o relativismo cristão continua memorável: o Senhor é absoluto, não nossas tentativas de entendê-lo e segui-lo.
Entre outras, a obra monumental Fontes do Eu, do pensador quebequense Charles Taylor, lança luz sobre a questão controversa dos relativismos (considero muito mais apropriado discuti-los no plural) de uma perspectiva filosófica. A construção da identidade moderna. Não é um texto que trate diretamente do tema, então. Vamos tentar entender melhor.
Por um lado, a nossa era é caracterizada por um subjectivismo generalizado: cada escolha, incluindo posições morais, parece ser confiada aos gostos, simpatias e “experiência” de cada indivíduo. Não só isso: dessa perspectiva, pode-se abster-se de tomar posição sobre o que é bom e o que é mau, quase como se fosse um extra opcional. Atenção: não se trata da suspensão do julgamento, mas da sua evasão.
Por outro lado, há uma acepção bastante difundida de relativismo, segundo a qual haveria uma incomensurabilidade fundamental entre situações, contextos e culturas díspares. Nenhuma comparação racional entre eles seria possível. Com o risco de que, ao mesmo tempo, tudo tenha valor e mereça respeito e nada tenha ou mereça respeito. Como se dissesse: A vale B. Com o resultado inevitável de uma espécie de indiferença em relação às coisas: in-diferenza no sentido etimológico; nada faria diferença, precisamente em nome, por mais paradoxal que pareça, do respeito igual por todas as diferenças.
E depois – neste sentido a lição de Taylor é de uma força extraordinária – há o nível das explicações absolutas, aquelas seguidas nas ciências naturais, “objetivas”, distintas do nível das explicações que levam em conta o significado, o sentido que as coisas têm para nós , e não o ignoram. Ou, se quisermos, explicações que se referem, são relativas (aqui está a raiz da palavra “relativismo”) aos significados que as coisas têm para nós, ao sentido que as coisas assumem.
E, para o nosso autor, é aqui, somente aqui, que a filosofia moral pode ser situada, uma ética não alheia à questão do que são os bens, com as mudanças e os conflitos que os caracterizam.