09 Mai 2025
Biblioteca ocupada, dois policiais feridos. Prefeito de Nova York: “Toleramos protestos, mas não a ilegalidade”
A informação é publicada por La Repubblica, 08-05-2025.
A Universidade de Columbia chamou a polícia para lidar com um protesto de estudantes pró-Gaza no campus. Cerca de 50 pessoas foram presas, disse Sharla Steinam, uma estudante de doutorado na Escola de Jornalismo de Columbia, por participarem de uma breve ocupação da Biblioteca Butler, a principal biblioteca da universidade.
Os estudantes foram algemados e colocados em ônibus da polícia, a maioria usando lenços pretos e brancos que se tornaram um símbolo dos protestos pró-palestinos.
Claire Shipman, presidente interina da universidade, disse que os manifestantes se recusaram a sair da biblioteca, apesar de terem sido avisados de que o não cumprimento da ordem resultaria em ação disciplinar e, possivelmente, prisão por invasão de propriedade.
“Devido ao grande número de pessoas envolvidas no protesto dentro e fora do prédio, à tentativa de uma multidão de forçar a entrada na Biblioteca Butler, criando um risco à segurança, e à presença do que acreditamos ser um número significativo de indivíduos não afiliados à universidade, a Columbia sentiu que era necessário buscar a intervenção do NYPD para garantir a segurança de nossa comunidade”, disse Shipman.
Durante o protesto, dois agentes de segurança da Universidade de Columbia ficaram feridos: "Esse comportamento é inaceitável", disse o presidente.
Prefeito: “Nova York tolera protestos, mas não a ilegalidade”
O prefeito de Nova York, Eric Adams, justificou a entrada da polícia no campus da Columbia com uma solicitação por escrito da universidade.
A pedido por escrito da Universidade de Columbia, a polícia está entrando no campus para remover pessoas que estejam lá sem autorização. Como já disse repetidamente, Nova York sempre defenderá o direito ao protesto pacífico, mas jamais toleraremos a ilegalidade. Aos nossos concidadãos judeus, especialmente aos estudantes da Universidade de Columbia que se sentem ameaçados ou inseguros em frequentar as aulas por causa desses eventos: saibam que o prefeito está com vocês e sempre trabalhará para garantir a segurança de vocês.
Adams, que se tornou alvo do governo Trump depois que acusações de corrupção contra ele foram retiradas em troca de uma repressão aos imigrantes ilegais, disse aos pais de estudantes que protestam para "chamarem seus filhos de volta e dizerem a eles que infringir a lei é errado" e que eles devem deixar o prédio imediatamente. "Para aqueles que protestam no campus e que não são estudantes da Columbia: saiam do campus imediatamente ou serão presos. Não toleraremos ódio ou violência de nenhuma forma", disse o prefeito.