• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Memórias Parte 1: Holanda, padres casados ​​e celibato. Artigo de Francesco Strazzari

Mais Lidos

  • Indígena que assessorou guerrilha zapatista é eleito presidente da Suprema Corte do México

    LER MAIS
  • Somos argila, mas portadores do “Sopro vital”. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Países não podem se desenvolver economicamente excedendo os limites planetários, diz a economista

    “Precisamos de um novo retrato da humanidade”. Entrevista especial com Kate Raworth

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade de Pentecostes – O sopro do Espírito impulsiona para a missão. Comentário de Virma Barion

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Novembro 2024

"O Sínodo começa na segunda-feira, 14 de janeiro de 1980, em Roma. O presidente da Conferência Episcopal, card. Johannes Willebrands, propôs à Santa Sé dar a conhecer o documento de trabalho e estudar a melhor forma de consultar especialistas, sacerdotes e leigos. Teria havido discussão sobre colegialidade, já que os bispos holandeses não se davam bem.", escreve o cientista político italiano Francesco Strazzari, professor de Relações Internacionais na Scuola Universitaria Superiore Sant’Anna, em Pisa, na Itália. O artigo foi publicado por Settimana News, 02-11-2024.

Eis o artigo.

É novembro de 1979. Faz frio na zona rural de Brabant. Walter Goddjin, professor da Universidade de Tilburg, que conheci na sua casa em Diessen, é um sociólogo da religião de renome internacional, uma figura de destaque na época do famoso "Conselho Holandês" (1965-1970).

A Holanda está preocupada com o caso Schillebeeckx, o teólogo dominicano julgado pela então Congregação para a Doutrina da Fé. E também estão preocupados porque o sínodo de meados de Janeiro de 1980, convocado por João Paulo II, é um assunto de alto nível. A agenda dos trabalhos não é conhecida, mantida oculta, diz-se, para que bispos e padres não a discutam com a base.

O Sínodo começa na segunda-feira, 14 de janeiro de 1980, em Roma. O presidente da Conferência Episcopal, card. Johannes Willebrands, propôs à Santa Sé dar a conhecer o documento de trabalho e estudar a melhor forma de consultar especialistas, sacerdotes e leigos. Teria havido discussão sobre colegialidade, já que os bispos holandeses não se davam bem.

A Santa Sé nomeou dois bispos tradicionalistas, Dom Adrianus Simonis e Dom Joannes Baptist Matthijs Gijsen, respectivamente nas sés de Rotterdam e Roermond. Sacerdotes e fiéis reagiram aos ataques contra padres casados ​​levados a cabo por Gijsen, recordando a Assembleia Pastoral Nacional, realizada em Outubro de 1978 em Noordwijkerhut, onde na verdade tudo aconteceu. Bispos desafiados, o cardeal Willebrands em dificuldade, Dom Bluyssen, bispo de Hertogenbosch, aplaudiu e Gijsen e Simonis vaiaram.

Durante a Assembleia, os bispos holandeses aprovaram nove “recomendações” entre dez, mas opuseram-se à sétima: “Convidamos fortemente a experimentar o acesso ao serviço sacerdotal de homens casados, mulheres, sacerdotes que querem casar ou que já são casados, pedimos novamente à Conferência Episcopal que levante também a questão em Roma sobre se os professores (sacerdotes) casados ​​devem ser readmitidos em locais de formação teológica. Por isso, pedimos ao nosso Arcebispo que atenda novamente ao pedido, há muito expresso no seio da Igreja holandesa, numa conversa colegiada com os representantes do episcopado mundial sob a direção do Papa”.

Quanto à reintegração dos padres casados ​​e à abolição do celibato obrigatório, os Países Baixos não pretendem desistir. Em 1979, o terceiro número da revista Tijdschrift voor Theologie também deixa isto claro, que contém estudos estimulantes sobre o tema do sacerdócio de Haarsma, Kerkhofs, Houptepen, Vollenberg, Schillebeeckx. Os padres casados ​​ainda aparecem nos diretórios da diocese. Alguns até dão aulas em institutos de formação sacerdotal; a maioria ensina religião nas escolas. Há quem leve vida comunitária com amigos sacerdotes celibatários.

Sobre o celibato Dom Vermeulen, vigário episcopal de Utrecht, muito ouvido, é claro:

"O celibato já não é um problema para nós. Foi tema de muitas discussões, mas agora estamos convencidos de que o mais importante é anunciar o Evangelho e para isso precisamos de pessoas, sacerdotes e leigos, casados ​​ou não. Esperemos que o problema seja retomado numa nova situação. Dentro de dez anos não teremos mais padres. Mas já não discutimos o celibato, porque a nossa preocupação visa a formação dos agentes pastorais, muitos dos quais estão dispostos a tornar-se sacerdotes quando a lei do celibato for revogada. Será portanto o futuro, que pensamos estar próximo (!), que colocará o problema."

O "Sínodo Romano Holandês" foi, portanto, celebrado de 14 a 31 de janeiro de 1980. Dezesseis dias de trabalho, 28 sessões gerais, cerca de trezentas intervenções. Participam dois religiosos com os sete bispos holandeses, o recém-nomeado bispo de Malines-Bruxelas, D. Godfried Danneels, copresidente delegado juntamente com o cardeal Willebrands, os cardeais chefes dos departamentos da Cúria Romana, prefeitos das congregações responsáveis ​​pelos assuntos da agenda.

A carta lendária é excluída do sínodo. Dom Bernard Jan Alfrink, arcebispo emérito de Utrecht.

O documento final, intitulado Conclusões do Sínodo particular dos Bispos dos Países Baixos (31-01-1980), aborda a questão do clero. Diz não ao “clero de reserva”, representado por agentes pastorais leigos que estudaram teologia e aos quais são confiadas responsabilidades pastorais em diversos níveis, a ponto de substituir o sacerdote em tudo, exceto na celebração eucarística e na confissão. Estes agentes pastorais qualificados são cerca de trezentos, nas diversas dioceses, pagos pelo Estado como pessoal eclesiástico publicamente reconhecido. Entre eles, vários sacerdotes casados ​​que, de acordo com os respectivos bispos, permaneceram ativos na pastoral direta.

No seu documento final, o Sínodo afirma que "não há razão para considerar um novo 'cargo' ou ministério… nem uma função permanente de âmbito global”. E isto por uma razão simples: "para evitar a criação de um clero paralelo, que se apresentasse como alternativa ao sacerdócio e ao diaconato".

Roma está preocupada com a criação deste “clero reserva”, primeiro passo para o pedido de atribuição do sacerdócio aos homens casados, pedido já formulado durante o Conselho Pastoral Nacional. Recorda-se a declaração conjunta dos bispos holandeses de 19-10-1970:

"Os bispos acreditam que seria bom para a Igreja se, ao lado do sacerdócio celibatário, escolhido com total liberdade, o sacerdócio casado fosse admitido na Igreja latina com a ordenação dos homens casados ​​e, em casos particulares e sob certas condições, com a reintegração no ministério sacerdotal dos sacerdotes casados".

Holland reage com raiva e decepção às “conclusões” do Sínodo. Haverá muitas declarações de bispos, padres e fiéis que se seguirão. Relato a amarga reflexão de Dom Bluyssen, um ano depois do Sínodo de Roma:

"Parece-me que as águas se acalmaram um pouco, mas logo depois do Sínodo o povo se perdeu. A razão? Para o estilo do documento final. Autoritário? Sem dúvida a imagem da Igreja é demasiado hierárquica. Tentei explicar às pessoas que o documento final não é todo o Sínodo, que já havíamos conversado sobre os problemas há muito tempo. Mas deve-se admitir: o documento do Sínodo sobre os problemas holandeses é romano em estilo e linguagem".

Dom Hubertus Cornelis Antonius Ernst, bispo de Tilburg, faz-lhe eco: "Não estou pensando numa revisão do documento final, o que é muito questionável. Não é de se esperar no curto prazo. Mas a longo prazo os problemas que colocamos preocuparão a Igreja universal. E então...".

Leia mais

  • Lembrando Edward Schillebeeckx: o teólogo trabalhando nas sombras do Vaticano II
  • Bispos alemães nomeiam um responsável nacional para a pastoral LGBTQ+
  • Padre James Martin: a conversões que tive no Sínodo dos Bispos
  • O Sínodo pan-amazônico visto da Europa: visões e opiniões
  • O relatório final do Sínodo apela a todos os católicos batizados para moldarem o futuro da Igreja
  • Roma e os ‘reformadores’, perdedores das eleições na Conferência Episcopal
  • João Paulo II é realmente santo?
  • O Cardeal Simonis e a Igreja holandesa
  • Quando os holandeses revogaram o celibato
  • Celibato dos padres: novas perspectivas
  • “Estão faltando padres”. Entrevista com Alphonse Borras, teólogo belga - Parte 1
  • “Declínio da religião e futuro do Evangelho”: Novo livro de José María Castillo
  • O paradoxo do clericalismo: patologia eclesial e formas históricas da “saída”. Artigo de Andrea Grillo
  • “O êxito do cristianismo está em que fez parecer que seus valores são universais”. Entrevista com Tom Holland
  • Bem-vindos à nova era nuclear. Artigo de Francesco Strazzari

Notícias relacionadas

  • As seis perguntas dos presos ao papa na prisão de Rebibbia

    No fim do seu discurso que dirigiu aos detentos da prisão de Rebibbia, em Roma, o papa respondeu a seis perguntas dos presos. Per[...]

    LER MAIS
  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados