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“O silêncio do Vaticano e da hierarquia em relação à Nicarágua distancia-se da missão evangélica”

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04 Novembro 2024

  • “Comprometemo-nos não só a acompanhar estas comunidades na sua resistência à ditadura, mas também a partilhar a experiência destas comunidades com outras comunidades e com o povo em geral”
  • “Este silêncio propagado pela Santa Sé e praticado pela hierarquia nicaraguense diante da brutal ditadura do casal Ortega-Murillo é um silêncio que deixa o povo Pinolero triste e desesperado”
  • “Por que a Santa Sé exorta padres e bispos exilados como Silvio Báez [e Rolando Álvarez] a baixarem a voz?”
  • “Assim como o silêncio diante do genocídio contra o povo palestino é inaceitável, da mesma forma o silêncio diante do sofrimento do povo nicaragüense nos parece indefensável”

O comunicado é de religiosos e religiosas da Nicarágua, publicados por Religión Digital, 03-11-2024.

Eis o Comunicado dos religiosos nicaraguenses na clandestinidade.

“A desobediência ao mal é tanto um dever quanto a obediência ao bem”, Mohandas Gandhi

Da clandestinidade na Nicarágua submetida à repressão, homens e mulheres consagrados enviam à opinião pública a seguinte reflexão. Ao tomar a decisão de viver e “lançar a nossa sorte” com as comunidades reprimidas pela ditadura Ortega-Murillo, comprometemo-nos não só a acompanhar estas comunidades na sua resistência à ditadura, mas também a partilhar a experiência destas comunidades com outras comunidades e com o povo em geral . Nesta declaração tentaremos partilhar um pouco do que sentem atualmente estas comunidades em resistência em diferentes partes da Nicarágua e que a falta de liberdade de expressão, de democracia e de Estado de direito impede que sejam conhecidas.

Este silêncio propagado pela Santa Sé e praticado pela hierarquia nicaraguense diante da brutal ditadura do casal Ortega-Murillo é um silêncio que deixa triste e desesperado o povo pinolero, que é a única coisa que tem nestes tempos de perseguição religiosa. é a fé e a esperança, diante do cerco e da perseguição vividos pelas comunidades paroquiais que são submetidas à vigilância permanente, ao assédio silencioso e à visita quase semanal de agentes da Polícia da Nicarágua, uniformizados e agentes de inteligência, que realizam trabalhos de intimidação.

Embora a violência e a opressão ditatorial cresçam diariamente contra o povo abandonado, tal silêncio tanto do Vaticano como da Hierarquia distancia-se da missão evangélica. Como disse a advogada e defensora dos direitos humanos Martha Patricia Molina no seu exílio: “Porquê suportar o desmantelamento de uma diocese inteira como a de Matagalpa? Queixas atrás de queixas e aquele silêncio que começa a soar do cardeal Leopoldo Brenes.

Como é sabido, dentro do clero da Nicarágua existe uma vontade de ser dócil ao regime, mas junto com as comunidades nos perguntamos: por que a Santa Sé exorta padres e bispos exilados como Silvio Báez a baixarem a voz? [e Rolando Álvarez]? Jesus nunca permaneceu em silêncio diante de múltiplas ameaças e muito menos quando as autoridades atacaram os seus seguidores e os mais vulneráveis mulheres, crianças, doentes. Até o próprio Vaticano exortou por vezes os jovens latino-americanos a “saírem às ruas” para reivindicar os seus direitos.

Mas, na época da Nicarágua um silêncio que expõe diariamente as pessoas a uma violência cada vez mais brutal. E as violações dos direitos humanos na Nicarágua são ofuscadas pelo poder dos principais meios de comunicação e pela agenda geopolítica.

Vivendo no meio de comunidades vitimadas, testemunhamos a decepção sentida por tantos nicaraguenses diante do silêncio e da aparente indiferença, mesmo por parte da classe política tradicional que assume posições muito distantes da realidade comunitária, local e nacional. Se a razão deste silêncio da Hierarquia é o cálculo errôneo de que o silêncio salvará a “igreja institucional” no longo prazo, além de contradizer o próprio evangelho, tal cálculo ignora a experiência de séculos: as ditaduras totalitárias interpretam o silêncio como “luz verde” para continuar e aprofundar a opressão.

Jesus passou toda a sua vida pública acompanhando, aliviando o sofrimento e levantando a voz em defesa dos mais vulneráveis. Na América Latina, hoje seria difícil encontrar um povo mais vulnerável do que o povo da Nicarágua.

Tal como o silêncio face ao genocídio contra o povo palestiniano é inaceitável, da mesma forma o silêncio face ao sofrimento do povo nicaraguense parece-nos indefensável.

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