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Uma Semana Santa sem Domingo de Páscoa? Artigo de Juan Arias

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01 Abril 2024

Todos aqueles que foram abandonados na sarjeta da História, todas as pessoas desesperadas que se perguntam por que foram abandonadas à sua sorte, têm o direito de exigir responsabilização.

O artigo é de Juan Arias, jornalista, publicado por El País, 28-03-2024.

Eis o artigo.

É triste escrever isto, mas para milhões de cristãos esta Semana Santa não deveria ter o Domingo de Páscoa. Somente sextas-feiras de paixão. O calvário nu. O Jesus judeu, duas vezes crucificado. E o seu grito a Deus desde o madeiro da cruz, em agonia: “Porque me abandonaste?”, poderia ser repetido hoje na terra da Palestina, a sua, por milhões de vítimas inocentes, fruto dos interesses imperialistas.

A chamada Cidade Santa, Jerusalém, em Israel em guerra, onde deveriam ser abraçadas as três grandes religiões monoteístas da história, é hoje o centro de um foco de conflitos político-religiosos que estão a levar um povo inteiro ao extermínio à luz do sol. Entretanto, em contraponto, o povo judeu, que era o povo de Jesus, está mais uma vez na torre de vigia de antigas perseguições que pareciam desaparecer para sempre após o Holocausto, que, talvez não por ser único, ainda está escrito com letra maiúscula.

É conhecida a cumplicidade que sempre existiu entre a fé e a política e entre as três grandes religiões monoteístas, que culminou em perseguições mútuas e guerras amargas. Hoje os cristãos, diante do drama que vivem judeus e palestinos, não podem esquecer que até a chegada do Papa João XXIII, todas as Semanas Santas, nos textos litúrgicos, rezavam a Deus pelos “judeus pérfidos”, aqueles que supostamente crucificaram Jesus. Hoje isso é história e o Papa Francisco sempre foi, mesmo antes de chegar ao Pontificado, um amigo pessoal dos judeus.

A Semana Santa culmina com a metáfora do Domingo de Páscoa, em que se celebra a esperança contra o desencanto, a vida sobre a morte, a luz sobre as trevas, a paz contra a guerra.

Este ano, porém, essa metáfora da vida é abafada pelas mortes de crianças de Gaza que morrem de fome nos braços das suas mães desesperadas. Os instintos mais primitivos de morte e vingança são ressuscitados do inferno. E as vítimas inocentes dos demônios do poder a qualquer preço devem estar gritando como o judeu pregado na fogueira: “Por que você nos abandonou?”

Conhecemos muito bem a força das ideologias e dos dogmas colocados ao serviço do poder. A fé religiosa foi chamada de “ópio do povo”, embalada por falsas promessas de libertação. E, ao mesmo tempo, os seres humanos, especialmente os mais frágeis, continuam a precisar de um pouco mais de esperança para enfrentar os muros da ignomínia que os esmagam.

Talvez aquela ansiedade que ressoa nesta Semana Santa entre crentes e agnósticos, diante da tragédia vivida na Palestina, emblema de esperanças atávicas de ressurreição, possa ser um símbolo da tragédia mais profunda que todo ser humano experimenta, seja crente ou agnóstico. É aquele mistério que nem a IA conseguirá decifrar, da guerra interna que carregamos dentro de nós entre o medo da violência, o desgosto e a esperança real ou imaginária da ressurreição.

A verdade é que para os milhões de cristãos, o grito do judeu Jesus que se sentiu abandonado por Deus, morrendo na cruz, depois de ter sido condenado à morte apesar de Pilatos ter declarado que o considerava inocente das acusações contra ele, ainda está vivo e atual.

Nesta especial Semana Santa, que surge sem esperança de ressurreição, todos os abandonados nos fossos da História, todos os desesperados que em vão se perguntam por que foram abandonados à sua sorte, têm o direito de exigir contas.

Exija-os não de Deus, mas dos homens que estão no poder, daqueles que são insensíveis aos gritos desesperados daqueles que morrem de fome, que se perguntam por que estão sendo privados do direito de poder viver em paz. Paz, outra palavra manchada de sangue. Enquanto isso, as hienas da guerra parecem estátuas de cera insensíveis, imunes aos gritos de angústia daqueles duplamente abandonados à sua sorte.

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