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A Igreja Copta rompe o diálogo teológico com Roma por causa da “Fiducia supplicans”

Foto: Canva Pro | Ketut Subiyanto de Pexels

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11 Março 2024

  • A Igreja Copta Ortodoxa, após a assembleia plenária do seu sínodo, presidida pelo Papa Tawadros II, decidiu suspender o diálogo teológico com a Igreja Católica, reavaliar os resultados que o diálogo alcançou desde o seu início há vinte anos e estabelecer novas normas e mecanismos para que o diálogo continue, no que parece ser uma reação à declaração do Vaticano sobre bênçãos para casais homossexuais.
  • Num comunicado divulgado no final da sua assembleia, a Igreja Copta enfatizou a sua rejeição às relações entre pessoas do mesmo sexo, apoiando a sua opinião em versículos bíblicos que declaram a rejeição de tipos de relações consideradas contrárias à natureza humana que Deus acreditar.
  • A nota também “rejeita firmemente a ideia de que diferentes contextos culturais possam ser usados ​​para justificar relações entre pessoas do mesmo sexo sob o pretexto da liberdade humana, por considerar que isso é prejudicial para a humanidade”.

 A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 09-03-2024.

Depois de consultar as igrejas irmãs da família Ortodoxa Oriental, foi decidido suspender o diálogo teológico com a Igreja Católica, reavaliar os resultados que o diálogo alcançou desde o seu início há vinte anos, e estabelecer novas normas e mecanismos para o diálogo continuar. Foi assim que a Igreja Copta Ortodoxa interrompeu o intercâmbio teológico dos seus especialistas com Roma na passada quinta-feira, no que parece ser uma nova reação à declaração da Fiducia Supplicans sobre bênçãos para casais irregulares, entre os quais os homossexuais.

Há uma semana, o Metropolita Hilarion, presidente da Comissão Bíblico-Teológica do Patriarcado de Moscou, descreveu o documento da Doutrina da Fé – que já obteve uma rejeição decidida entre os episcopados católicos africanos – como um “desvio muito sério das normas morais cristãs.

Agora, este novo revés para o diálogo ecumênico provém nada menos que da sessão plenária do Santo Sínodo da Igreja Copta Ortodoxa, presidida pelo Papa Tawadros II, realizada no dia 7 de março no Centro Logos da Residência Papal no Mosteiro de San Anba. Bishoy em Wadi Natroun, Egito, com a presença de 110 dos seus 133 membros.

“É uma bênção para o pecado”

Junto com essa decisão contundente, o sínodo copta mostrou a sua “ firme posição de rejeição de todas as formas de relações homossexuais, porque violam a Bíblia Sagrada e a lei pela qual Deus criou o homem e a mulher, e considera que qualquer bênção, qualquer que seja o seu tipo, para tais relacionamentos são uma bênção para o pecado, e isso é inaceitável”.

Da mesma forma, a Igreja Copta emitiu uma declaração expondo a sua posição sobre a homossexualidade , publicada após o debate sinodal sobre a questão, e onde afirma que "Deus deu à humanidade o livre arbítrio para viver de acordo com a Sua vontade e Seu projeto para o casamento entre um homem e uma mulher.”

“ Aqueles que sofrem de atração pelo mesmo sexo, mas controlam esse desejo, são elogiados pelos seus esforços e estão sujeitos às mesmas tentações que os indivíduos heterossexuais, como pensamentos, visões e atrações”, afirma o comunicado.

“Deixe-os abster-se da comunhão”

“No entanto”, continua o comunicado, “se alguém escolhe abraçar a sua tendência homossexual e se recusa a procurar ajuda espiritual e emocional, mas continua a quebrar os mandamentos de Deus, nesse caso, a sua situação torna-se a mesma de alguém que vive em adultério. Nesses casos, devem ser avisados ​​e aconselhados a abster-se da comunhão, buscando o arrependimento”.

Coptic Orthodox Church Synod Rejects Same-Sex Relations, Suspends Dialogue with Catholicshttps://t.co/2LZQCvWb1d#Coptic_Orthodox #Church #Synod #Rejects #Same_Sex #Relations #Suspends #Dialogue #Catholics #panorthodoxy #ocpnews #CatholicChurch

— OCP®Tweets (@ocptweets) March 8, 2024

“Consequentemente, a Igreja Copta Ortodoxa opõe-se firmemente a todas as formas de atividade sexual fora dos limites do casamento, que considera uma distorção sexual. Ele rejeita firmemente a ideia de que diferentes contextos culturais possam ser usados ​​para justificar relações entre pessoas do mesmo sexo sob o pretexto da liberdade humana, pois acredita que isso é prejudicial para a humanidade. Embora a Igreja acredite nos direitos humanos e nas liberdades, também enfatiza que estas liberdades não são absolutas e não devem ser usadas para violar as leis do Criador”.

Por último, a declaração mostra o seu compromisso em “ajudar as pessoas com tendências homossexuais” e sublinha “que não as rejeita, mas antes fornece-lhes apoio e assistência para ajudá-las a alcançar uma solução emocional e espiritual”.

Leia mais

  • A Igreja ortodoxa não abençoa as uniões homossexuais, pois são pecaminosas
  • A vingança da Igreja Ortodoxa contra o casamento gay na Grécia: “Os deputados que votaram a favor devem ser excomungados”
  • Francisco parece agir sobre a homofobia que impregna a Igreja: usa (e abusa?) da estratégia dos pequenos passos. Artigo de Josselin Tricou
  • Decisão histórica: Papa Francisco permite bênçãos para casais homossexuais 
  • Francisco e a bênção às uniões homossexuais: o que muda? Artigo de Luís Corrêa Lima
  • Igreja e homossexualidade: é necessário um novo paradigma
  • O Papa Francisco aos católicos LGBT: “A Igreja não vos rejeita. Se for ‘seletiva’ torna-se uma seita”
  • Por que abençoamos os casais homossexuais. Artigo de Luc Van Looy
  • Igreja e Estado: da sodomia à criminalização da LGBTfobia
  • Sobre a homofobia na Igreja Católica. Artigo de Klaus Mertes
  • "A homossexualidade, a ponte a ser construída na Igreja Católica". Entrevista com James Martin
  • “Acho difícil aceitar 'Fiducia Supplicans'. Talvez esse seja o ponto”. Artigo de Joe Hoover
  • “Fiducia supplicans” não confunde o ensinamento da Igreja, mas o aprofunda
  • Analogias imperfeitas e analogias aparentes: sobre os “precedentes” de “Fiducia Supplicans”. Artigo de Andrea Grillo
  • Fiducia supplicans, bênçãos não litúrgicas e aquela distinção de Ratzinger
  • No aniversário da guerra na Ucrânia, Fiducia supplicans é um obstáculo ao esforço de paz do Vaticano?

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