Prof. Dr. Yuri Oliveira de Lima – UFRJ | Prof. Dr. Pedro Henrique Castro – UERJ

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

28 Fevereiro 2023

Yuri Oliveira de Lima é engenheiro de produção, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela mesma instituição. É pesquisador de pós-doutorado na COPPE/UFRJ, projeto "Covid-19 e automação: modelo de suporte à transição profissional de trabalhadores desempregados".

Em 2016, ajudou a fundar o Laboratório do Futuro (COPPE/UFRJ), um grupo com mais de 20 pesquisadores interessados em explorar temas como o futuro das cidades, do governo, da ciência e do trabalho. No Laboratório, Yuri coordena a linha de pesquisa "Futuro do Trabalho" tendo publicado artigos e relatórios técnicos, organizado eventos e dado palestras e entrevistas sobre o tema.

Sua pesquisa sobre o Futuro do Trabalho envolve temas como o impacto da automação no Brasil, novas formas de trabalho, prospecção de cenários futuros do trabalho, gestão algorítmica, avaliação tecnológica e requalificação profissional. Em 2019, fundou a LABORe, um negócio de impacto social que utiliza a ciência de dados para ajudar gestores públicos, empresas e indivíduos a entender o mundo do trabalho e tomar melhores decisões. Atua também como assessor do Conselho Diretor da Lemobs, startup que fornece software para a gestão pública.

Entrevistas realizadas pelo IHU com Yuri Lima

Eventos realizados pelo IHU com Yuri Lima

  • ChatGPT e os impactos da inteligência artificial na educação

 

Pedro Henrique Castro é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CAp/UERJ. Doutor em Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro – FE/UFRJ. Licenciado e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – EEFD/UFRJ. Atua em temas de pesquisa relacionados às áreas: didática, formação de professores e currículo. Tem experiência nos ensinos superior e básico, gestão de cursos de pós-graduação e coordenação de graduação. Atua como avaliador de cursos do Ministério da Educação, elaborador de concursos públicos e de projetos pedagógicos educacionais.

Participa nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE), da EEFD/UFRJ, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores – GEPED/FE/UFRJ.

Áreas de atuação: formação de professores, docência, epistemologia da educação física, sociologia do corpo e metodologia da pesquisa. Especificamente, está vinculado aos Projetos de Pesquisa "Concepções e práticas didáticas de egressos de cursos de Licenciatura"(GEPED/FE/UFRJ) e "Panorama da produção científica em Educação Física no novo milênio" (NESPEFE/EEFD/UFRJ

Eventos realizados pelo IHU com Pedro Henrique Castro

  • ChatGPT e os impactos da inteligência artificial na educação