27 Fevereiro 2023
Denise Garcia é professora do Departamento de Ciência Política e do Programa de Assuntos Internacionais. Também leciona no Instituto Global de Resiliência da Northeastern University, em Boston. Estudou no Instituto de Paz do Nobel, de Oslo.
Pesquisa direito internacional e as questões de robótica letal e inteligência artificial, governança global da segurança e formação de novas normas internacionais e seu impacto na paz e segurança. Em 2017, Garcia foi nomeada para o Painel Internacional para a Regulamentação de Armas Autônomas (Instituto IPraw / Alemão de Assuntos Internacionais e de Segurança pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha).
Em 2016, foi uma das especialistas a falar na ONU sobre a questão das armas autônomas letais e seu impacto na paz e segurança.
Entre os cargos e instituições em que atuou, destacam-se a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Instituto de Robótica Experiencial da Universidade Northeastern, em Boston; vice-presidente do Comitê Internacional de Controle de Armas Robóticas; membro do Painel Internacional para a Regulamentação de Armas Autônomas (Ministério das Relações Exteriores da Alemanha); membro da Iniciativa Global do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos sobre Ética de Sistemas Autônomos e Inteligentes. Bolsista do Instituto Nobel da Paz, em Oslo em 2017. É membro do Conselho de Pesquisa do Instituto de Economia e Paz. Ela ministra o Curso de Verão nas Nações Unidas em Genebra, desde 2007. Ganhou o Prêmio de Ensino Destacado da Universidade Northeastern, Prêmio de Ensino Destacado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Foi bolsista do Instituto Nobel da Paz e é membro Corpo Docente do Instituto de Resiliência Global.
É autora dos livros: "The AI Arms Race: Trends and World Leaders in Autonomous Weapons Development", coautor Justin Haner e “Small Arms and Security: New Emerging International Norms (Contemporary Security Studies)” e “Disarmament Diplomacy and Human Security: Regimes, Norms and Moral Progress in International Relations”.
É doutora em Relações Internacionais pelo Institut des Hautes Études Internationales et du Dévelopment Pement, Universidade de Genebra, Suíça. É vice-presidente do Comitê Internacional de Robot Arms Control, membro do Conselho Acadêmico das Nações Unidas e da Unidade Global do Sul para mediação no Rio de Janeiro.