França. Irmão Philippe Lefebvre: “O caso Anatrella é emblemático de muitas histórias de abuso”

Mais Lidos

  • Eucaristia e Casa Comum: entre a vida e o ouro. Artigo de Pe. Dário Bossi

    LER MAIS
  • Para Ailton Krenak, o capitalismo “teve metástase”

    LER MAIS
  • Mataram uns 12 milhões de indígenas, contabiliza Las Casas. Artigo de Edelberto Behs

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Janeiro 2023

Para o frade dominicano Philippe Lefebvre que acompanhou várias vítimas, a sanção contra Tony Anatrella chega tarde. No entanto, constitui um ponto de apoio para denunciar casos de agressão sexual na Igreja.

A entrevista é de Christophe Henning, publicada por La Croix, 19-01-2023.

Eis a entrevista.

O Vaticano sancionou Tony Anatrella, padre psicoterapeuta, acusado de abuso sexual por ex-pacientes, ordenando-lhe que "renuncie imediatamente e sem demora a toda atividade profissional como terapeuta". Este é o ponto final deste arquivo?

Este caso começou há vinte anos. Podemos nos alegrar por finalmente ter sido pronunciada uma sanção, e por uma alta autoridade da Igreja, a Congregação para a Doutrina da Fé. No entanto, não acho que acabou.

E podemos nos fazer duas perguntas: por que demorou tanto tempo quando os depoimentos bem fundamentados das vítimas foram juntados ao arquivo há muito tempo? Além disso, se os fatos são muito graves como sugere Roma, por que a sentença não é mais pesada?

Dom Laurent Ulrich, arcebispo de Paris, comunicou o resultado do processo canônico. O que você acha?

A publicação da sanção é a menor das coisas: para um homem público, uma declaração pública. O comunicado de imprensa do arcebispo de Paris é totalmente legítimo. As medidas tomadas são interessantes, com a proibição de atividades psicoterapêuticas, intervenções ou celebrações públicas. Mas não percamos de vista que é um homem de 82 anos que está sendo obrigado a recuar...

O que representa este procedimento no atual contexto de crise dos abusos sexuais na Igreja?

Este caso é emblemático de muitas histórias de abuso sofridas ao longo de décadas. Não se tratava apenas de fechar os olhos, mas de organizar todo um mecanismo para impedir o questionamento. Todos sabiam o que tinham que fazer: bloquear uma carta, desafiar as vítimas, ameaçar as testemunhas... A pressão dentro e fora da instituição era tanta que Tony Anatrella estava literalmente protegido.

Como explicar um dossiê tão pesado quanto o de Tony Anatrella?

Não houve reflexão na altura da formação, nem durante as promoções que o Tony Anatrella pôde aproveitar: não houve verificação de competências para exercer oficialmente a atividade de terapeuta... Tanto que conseguiu ser a pessoa de convocada para abordar questões de homossexualidade e problemas sexuais mais amplamente, diante dos quais a instituição da Igreja é impotente. Esta decisão da justiça canônica é pelo menos um ponto de ancoragem para continuar o trabalho e também para nos perguntarmos por que não fizemos o que era necessário fazer no devido tempo.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

França. Irmão Philippe Lefebvre: “O caso Anatrella é emblemático de muitas histórias de abuso” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU