Jesuíta israelense David Neuhaus sobre a turbulência eleitoral do país e a situação esquecida dos palestinos

O corpo do menino palestino Mahmoud Samoudi, de 12 anos, sendo carregado na Cisjordânia, 10-10-2022. O menino foi baleado em um ataque do exército israelense a um campo de refugiados palestinos em Jenin. Foto: Raneen Sawafta | CNS

24 Outubro 2022

Os israelenses irão às urnas em 1º de novembro pela quinta vez em menos de quatro anos. As eleições trarão alguma mudança significativa neste país dividido, ou oferecerão alguma esperança de uma resolução para o conflito israelense-palestino de mais de 70 anos?

Para responder a essas e outras perguntas, entrevistei o padre David Neuhaus, um jesuíta israelense que vive em Jerusalém. Ele é membro da Comissão Justiça e Paz da Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa e é um observador político perspicaz.

Nascido em uma família judia na África do Sul em 1962, tornou-se cidadão israelense aos 17 anos. Nove anos depois, foi batizado na Igreja Católica e, após obter o doutorado em ciência política pela Universidade Hebraica de Jerusalém, ingressou a Companhia de Jesus. Desde o ano 2000, é membro da comunidade jesuíta do Pontifício Instituto Bíblico de Jerusalém. Falante fluente de hebraico e árabe, ele ensina Escritura no Seminário do Patriarcado Latino, no Teologado Salesiano e em várias outras instituições cristãs e judaicas em Jerusalém e Belém.

Na primeira desta entrevista exclusiva em duas partes, o padre Neuhaus explica por que o Estado judeu está tão dividido e por que teve tantas eleições nos últimos anos. Ele discute o papel central que o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu desempenhou na política israelense e o que os outros atores políticos têm a oferecer nas eleições de novembro. Ele identifica as questões em jogo e sublinha a pouca atenção dada à resolução do conflito israelo-palestiniano.

A entrevista é de Gerard O'Connell, publicada por America, 20-10-2022.

Eis a entrevista.

Israel realizará sua quinta eleição em menos de quatro anos em 1º de novembro. Qual é o significado disso? Espera-se que uma miríade de partidos o conteste, então podemos esperar que muita coisa mude?

Essas eleições são um sinal claro de que a sociedade israelense está profundamente dividida e que nossos representantes políticos não apenas discordam, mas também são incapazes de nos fornecer uma visão para nossa sociedade. Entramos em um momento de profunda crise, estagnação política e desespero. Aqueles que orientam o processo político repetem os mesmos slogans usados há décadas e, no entanto, estamos pisando na água, indo a lugar nenhum. Mais e mais pessoas estão perdendo a fé no próprio processo político, prejudicado não apenas pela falta de imaginação e criatividade, mas também pela corrupção, interesse próprio e conflitos internos. Isso é acompanhado por um aumento da violência em todos os níveis: retórica viciosa na vida política e social, brutalidade policial e militar, violência na família e na escola e um aumento da criminalidade. Nossa sociedade parece estar se desfazendo pelas costuras.

Por que a sociedade israelense está tão dividida hoje?

As divisões atravessam a sociedade em todas as direções: judeus e árabes, religiosos e seculares, ricos e pobres, centro e periferia, diversidade de orientações políticas e multiplicidade de origens étnicas. Israel foi fundado como um estado judeu. Isso, por definição, exclui quase um quarto da população, a maioria deles cidadãos árabes palestinos de Israel, relegados às margens. A ideologia fundadora, o sionismo, sonhava em unir os judeus como nação apesar da diversidade de culturas, línguas, classes sociais e orientações religiosas. Até certo ponto, isso foi um sucesso. O estado de Israel é o lar de uma grande porcentagem da população judaica no mundo de hoje e é amplamente apoiado por judeus em todos os lugares. A ressurreição da língua hebraica como idioma oficial de Israel é uma conquista estupenda, transformar uma língua antiga em uma expressão moderna. Os sucessos econômicos, militares, tecnológicos e comerciais de Israel tornaram o país uma potência regional.

No entanto, o sionismo não conseguiu unir os judeus em torno de uma visão de que tipo de sociedade eles querem viver: liberal e democrático ou etnocêntrico e populista, secular ou religioso, economia livre ou estado de bem-estar social. Em particular, o sionismo não conseguiu trazer unanimidade sobre que tipo de relações são desejadas com os árabes palestinos, os povos indígenas da região, nem quais fronteiras constituem o Estado, aquelas internacionalmente reconhecidas ou aquelas que incluem partes dos territórios ocupados na guerra de 1967.

Desde junho de 2021, Israel tem um governo de coalizão composto por oito partidos políticos de diferentes e até opostas partes do espectro político que incluiu, pela primeira vez, um partido árabe israelense. Pelo que entendi, sua cola de ligação foi para impedir que Netanyahu se tornasse primeiro-ministro. De fato, muitos observadores dizem que as últimas quatro eleições foram, e esta também será, sobre Netanyahu e se ele deve governar ou não. É assim que você vê isso?

Ao nível do solo, isso parece ser verdade. Muita atenção está focada na pessoa de Netanyahu ou na pessoa de seus oponentes. Os partidos que derrotaram Netanyahu nas últimas eleições eram ideologicamente muito próximos a ele, seu discurso dificilmente distinguível quando se trata das principais questões: a ocupação dos territórios palestinos e a dominação étnica judaica por meio da discriminação. No entanto, Netanyahu precisa ser entendido também como visão de mundo e não apenas como indivíduo. O que ele representa para muitos israelenses é a convicção de que eventualmente Israel será vitorioso, que não há necessidade de se submeter à pressão mundial para negociar com os palestinos, que Israel pode dominar por meio de sua força econômica, militar e tecnológica, [e] que pode usar os tropos testados do medo do antissemitismo, medo do islã e medo do Irã manterem seus status quo.

O que Netanyahu representa, além de tentar salvar sua própria pele?

Sem dúvida, Netanyahu está tentando salvar a própria pele, assaltado como ele e sua família por acusações de corrupção e abuso de poder. No entanto, ele também é um ator político comprometido que representa um segmento muito importante da população. Ele, como muitos de seus aliados internacionais mais próximos[primeiro-ministro Viktor] Orbán na Hungria, [presidente Jair] Bolsonaro no Brasil, [primeiro-ministro Narendra] Modi na Índia – garante aos israelenses que seu país não é apenas forte, mas certo. Jogando com a convergência entre medo e orgulho, medo do antissemitismo mundial e do Irã nuclear, orgulho do gênio judeu e do sucesso israelense, Netanyahu apresenta uma visão de mundo que muitos acham consoladora e atraente, assertiva e desafiadora. Além disso, muitos daqueles que sentem que a dominação socioeconômica e cultural da selites os tem excluídos, veem nele um salvador, um porta-voz.

Quais são as principais questões e quem são os principais atores nesta eleição?

Muitos israelenses estão principalmente interessados em melhorar sua situação econômica e são atraídos por aqueles que prometem combater o aumento do custo de vida. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Democracia de Israel após o anúncio das eleições, 44% dos entrevistados disseram que o custo de vida os interessava mais. Um quarto concentrou-se na personalidade dos chefes de partido. Quatorze por cento se concentraram em questões de religião e estado. Apenas 11 por cento disseram que sua votação seria baseada principalmente na linha do partido sobre justiça e paz.

Há uma pluralidade de partidos que são quase indistinguíveis quando se trata de suas plataformas. Yair Lapid, primeiro-ministro em exercício, Benny Gantz, ministro da Defesa em exercício, Avigdor Lieberman, ministro das Finanças em exercício, Ayelet Shaked, ministro do Interior em exercício, e Merav Michaeli, ministro dos Transportes em exercício, cada um dirige partidos políticos que sublinham a identidade judaica do Estado e do suprema necessidade de segurança em face do direito palestino à autodeterminação. A ocupação dos territórios palestinos e a discriminação dentro do país são cuidadosamente evitadas. O único partido sionista que proclama em voz alta sua oposição à ocupação, seu apoio a uma solução de dois Estados e sua adesão ao princípio da igualdade é [o partido político de esquerda] Meretz. No entanto,

O [partido de centro-direita para a direita] Likud, liderado por Netanyahu, que vacilou ao longo dos anos entre ceder à pressão internacional sobre a questão palestina e desafiar a comunidade internacional, parece ter um interesse acima de tudo: para colocar Netanyahu de volta no banco do motorista. Continua sendo o maior partido em todas as pesquisas.

Enquanto isso, os partidos religiosos judeus ultraortodoxos, Shas e Judaísmo da Torá Unida, embora mais próximos de Netanyahu do que de seus oponentes, fazem lobby predominantemente pelos interesses paroquiais de seu eleitorado: mais financiamento para instituições ultraortodoxas e salvaguarda do caráter religioso judaico da sociedade.

É apenas nas margens que as ideologias predominam. Nessas eleições, três partidos disputam o voto árabe. Sua fragmentação reflete as lutas de poder entre a elite política árabe, apesar do fato de que muitos cidadãos árabes gostariam de ver uma oposição não sionista unida. Todas as três partes concordam que entre as prioridades estão o fim da ocupação nos territórios palestinos e a conquista da igualdade cívica em Israel.

Do outro lado do espectro político, [o político de extrema direita] Itamar Ben-Gvir está ganhando muita atenção. Em sua adesão a um etnocentrismo judaico e a um governo não democrático, Ben-Gvir representa um segmento importante da sociedade israelense que se ressente de um sistema democrático que dá direito a não-judeus e mantém um sistema judicial independente. Embora esses dois fatores caracterizem grande parte da direita israelense, o discurso de Ben-Gvir é descaradamente racista.

Netanyahu encorajou a fusão da extrema direita, agora funcionando como um bloco sob o nome de Sionismo Religioso. No passado, Netanyahu abriu o caminho para a legitimação de Ben-Gvir na política israelense dominante e continua a fazê-lo. Alguns analistas acreditam que este partido será o grande vencedor nas eleições, acumulando até 10% dos votos e garantindo a vitória de Netanyahu.

Enquanto os que estão à margem podem se dar ao luxo de formular as questões com clareza, os que estão no centro precisam pensar no futuro, elaborando estratégias sobre que tipo de governo podem formar. Tomar uma posição muito clara sobre preocupações urgentes limitará as possibilidades quando se trata de construir coalizões com partidos que expressaram posições opostas. Isso é particularmente verdadeiro em relação a questões centrais como a construção de assentamentos, relações com os palestinos e igualdade cívica.

Analistas políticos dizem que o governo de coalizão optou por não abordar a questão palestina. Eles dizem que ao contrário de outros tempos na história de Israel, esta questão não foi uma questão prioritária nas últimas quatro eleições. Por quê?

Muitos israelenses estão cansados de ouvir falar dos palestinos e especular sobre como resolver o conflito. Esse cansaço convence muitos de que não há solução real possível. Em vez de pensar em uma solução para o conflito, permitindo o estabelecimento de um Estado palestino, alguns sugerem administrar o conflito de forma que seja o menos prejudicial possível para ambos os lados. Isso significaria tentar fazer com que os palestinos investissem no status quo, com interesse em preservá-lo. Condições econômicas e sociais razoáveis sem garantir a autodeterminação são vistas como as melhores garantias para uma pacificação prolongada. Em troca de autorizações de trabalho, autorizações de viagem, acesso a Israel e seus mercados e desenvolvimento econômico, imagina-se que os palestinos aceitem a ocupação como um estado permanente de relações e que desistam tanto do desejo de auto-determinação quanto de conquistar a igualdade

O atual contexto internacional também relegou mais uma vez os palestinos à margem. O mundo está ocupado com a ocupação russa de partes da Ucrânia (muitos palestinos se perguntam por que foram esquecidos nessa insistência em punir a ocupação) ou com o espectro do Irã. Essas crises “mais importantes” lançam uma cortina de fumaça que faz com que as queixas palestinas pareçam distantes e vagas.

A segunda parte será publicada em breve.

Leia mais