População aprova o sistema de cotas para a redução das desigualdades

(Foto: Reprodução | Mídia NINJA)

Mais Lidos

  • Quando a Igreja perde seus ministros: notas teológico-pastorais sobre a desistência presbiteral. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS
  • Pesquisadores refletem sobre possíveis riscos e efeitos do El Niño em 2026 à luz das enchentes de 2024 e das ações realizadas pelo poder público nos últimos dois anos

    El Niño no RS: probabilidade de cheias é dobrada, mas há incerteza sobre a magnitude do fenômeno climático. Algumas análises

    LER MAIS
  • Liturgia do 12º domingo comum de 2026 (A). Comentário de Jairo del Agua

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

03 Outubro 2022

 

Nós e as Desigualdades 2022”, pesquisa da Oxfam Brasil em parceria com o Instituto Datafolha, mostra que a população apoia a lei de cotas raciais nas universidades e vê com ceticismo o papel da meritocracia como escada para a melhoria de vida. Brasileiros e brasileiras querem emprego e renda para um futuro mais próspero.

 

 

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

 

O sistema de cotas raciais é válido para um conjunto de 69 universidades e 38 distritos federais de educação, ciência e tecnologia. As mulheres negras constituem o maior grupo nas universidades públicas, conforme a análise de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Elas representavam 35% do estudantado do ensino público superior em 2021.

 

De acordo com o levantamento da Oxfam/Datafolha, 74% do universo pesquisado acreditam que a lei de cotas para ingresso nas instituições de ensino federais representa um papel importante na redução das desigualdades; 22% discordam dessa constatação.

 

A pesquisa também mostra que 54% do universo ouvido discordam que “uma criança de família pobre que consegue estudar tem a mesma chance de ter uma vida bem-sucedida que uma criança nascida em família rica”; 45% concordam.

 

Datafolha entrevistou, de 8 a 15 de março passado, 2.564 pessoas em 130 municípios das regiões do país. O progresso do país, apontaram 85% dos brasileiros e brasileiras, está condicionado à redução da desigualdade entre ricos e pobres.


Leia mais