Argentina. A solução definitiva

O aeroporto militar que se encontra no extremo sul (esq) do Aeroparque Jorge Newbery era utilizado para os voos da morte. (Foto: Darío Crusafón | Wikimedia Commons)

31 Mai 2022

 

"A eliminação dos prisioneiros por meio de um método não contemplado no regulamento militar respondeu a uma decisão orgânica, que foi comunicada a todos os oficiais lotados na área naval de Puerto Belgrano após o golpe de 1976 pelo Comandante de Operações Navais, o vice-almirante Luis María Mendía e todos os oficiais da Marinha participaram de forma rotativa", escreve Horacio Verbitsky, jornalista, em artigo publicado por Página/12, 26-05-2022.

 

Eis o artigo.

 

O tenente-comandante Adolfo Francisco Scilingo, ex-chefe do setor automotivo da Escola de Mecânica da Marinha e colega de classe do capitão do navio Juan Carlos Rolón, denunciou o chefe do Estado-Maior da Marinha, almirante Enrique Molina, por encobrimento. Em carta-documento, Scilingo havia exigido que Molina Pico "informasse os cidadãos, e especialmente os senadores, dos métodos que a Superioridade ordenou que fossem usados ​​para deter, interrogar e eliminar o inimigo durante a guerra contra a subversão e, se existir, a lista dos chamados desaparecidos". Dada a falta de resposta, apresentou a queixa-crime, a primeira que um oficial das Forças Armadas apresenta contra um superior em decorrência da guerra suja.

 

Em outubro do ano passado, Rolón revelou ao Senado que todos os oficiais da Marinha estiveram envolvidos em operações clandestinas. O capitão naval Antonio Pernías disse aos senadores que a tortura de prisioneiros era a ferramenta do trabalho de inteligência. Mas até agora nenhum protagonista havia revelado o que aconteceu com as vítimas após os interrogatórios. Segundo Scilingo, entre 1.500 e 2.000 detentos da Escola de Mecânica da Marinha foram lançados vivos no Oceano Atlântico por aviões da Marinha e da Prefeitura durante os anos de 1976 e 1977, por ordens dadas organicamente através da cadeia de comando da Marinha. Organizações de direitos humanos estimam entre 4.000 e 5.000. Scilingo, que nunca foi mencionado por sobreviventes ou levado a julgamento, Ele disse que também presenciou uma sessão de tortura e que outro método de eliminação das vítimas foi a cremação de seus corpos no campo de esportes da ESMA, próximo ao rio, embora isso tenha acontecido raramente.

 

Antes da denúncia criminal contra Molina Pico, Scilingo havia escrito cartas ao ex-ditador Jorge Videla, ao ex-chefe do Estado-Maior da Marinha Almirante Jorge Ferrer e ao presidente Carlos Menem, pedindo que informassem o país sobre o assunto. Nenhum lhe respondeu.

 

Na carta a Ferrer, Scilingo disse que na Escola de Mecânica da Marinha "me mandaram agir fora da lei e me transformaram em criminoso". embora isso raramente tivesse acontecido. Antes da denúncia criminal contra Molina Pico, Scilingo havia escrito cartas ao ex-ditador Jorge Videla, ao ex-chefe do Estado-Maior da Marinha Almirante Jorge Ferrer e ao presidente Carlos Menem, pedindo que informassem o país sobre o assunto. Nenhum lhe respondeu.

 

"Embora eu entenda que os grandes problemas da defesa nacional o impedem de perder tempo com meu pedido, acredito que não apenas as promoções dos capitães Pernías e Rolón estão em jogo, mas também a lealdade que devemos como soldados aos nossos superiores e subordinados. , cidadãos e seus representantes", diz a carta-documento a Molina Pico. Hoje, Molina Pico será o único orador na cerimônia de homenagem ao Almirante Guillermo Brown, em frente ao monumento que o homenageia a poucos metros do campo de Boca. Durante sua mensagem, você pode responder a Scilingo.

 

Uma morte cristã

 

Scilingo sustenta que, como toda a Marinha participou dessas operações, o Senado não deve impedir as promoções de Rolón, Pernías e Alfredo Astiz. Ele acrescenta que outros oficiais que fizeram o mesmo foram promovidos, inclusive aquele que lhe deu as ordens. Mas ele não assume a responsabilidade por esses assassinatos, pelos quais se sente culpado. Tampouco se considera arrependido, mas sim alguém cuja perspectiva dos acontecimentos mudou por causa da atitude vergonhosa de seus superiores. Em um dos vôos, ele perdeu o equilíbrio na frente da porta aberta e estava prestes a cair no vazio. Esse episódio o perturba em seus sonhos, mas as análises realizadas no Hospital Naval indicam que ele não sofre de nenhum transtorno psiquiátrico. Apesar de aposentado, continua a raciocinar em termos institucionais, como homem da Marinha. Na vida civil foi processado por fraude, quando uma pessoa que ele havia apresentado a um distribuidor de filmes pagou sete videocassetes com um cheque de uma conta fechada, por menos de cem pesos. Scilingo cancelou a dívida e recorreu da decisão judicial. Em outro caso, ele está sendo investigado por ter adquirido um carro roubado, segundo ele de boa fé. O medo de que a Marinha divulgasse esses episódios para desacreditá-lo atrasou sua decisão de reivindicar a verdade sobre os desaparecidos. "Mas entre uma coisa e outra, me sinto melhor falando."

 

De acordo com seu relato, a eliminação dos prisioneiros por meio de um método não contemplado no regulamento militar respondeu a uma decisão orgânica, que foi comunicada a todos os oficiais lotados na área naval de Puerto Belgrano após o golpe de 1976 pelo Comandante de Operações Navais, o vice-almirante Luis María Mendía e todos os oficiais da Marinha participaram de forma rotativa. "Mendía disse no cinema da base que os subversivos que foram condenados à morte ou que decidiram eliminá-los iriam voar, e assim como há pessoas que têm problemas, alguns não chegariam ao seu destino. consultou as autoridades eclesiásticas para descobrir que era uma maneira cristã e não violenta", explicou Scilingo ao autor desta nota. Ao retornar de voos, participou de dois desses voos por ordem do chefe de defesa da ESMA, capitão de fragata Adolfo Mario Arduino, que mais tarde ascendeu a vice-almirante e foi comandante de operações navais.

 

-Nas conversas entre vocês, como você se referiu a isso?

-Foi chamado de vôo. Era normal, embora neste momento pareça uma aberração. Assim como Pernías ou Rolón diziam aos senadores que a questão da tortura para extrair informações do inimigo era o que vinha sendo adotado regularmente, isso também. Quando recebi o pedido, fui para o porão, onde estavam as pessoas que iam voar. Não havia ninguém lá embaixo. Lá eles foram informados de que seriam transferidos para o sul e que por isso receberiam uma vacina... quer dizer, uma dose para atordoá-los, um sedativo. Foi assim que eles adormeceram.

-Quem usou?

-Um médico naval. Em seguida, foram carregados em um caminhão verde do Exército com capota de lona. Fomos para o Aeroparque, entramos pelos fundos. Eles carregaram os subversivos como zumbis e embarcaram no avião.

-Você ainda pensa neles com essa palavra ou você a usa agora porque estamos gravando?

-Estou descrevendo o evento como era naquele momento.

-É por isso que mudo a hora. Você ainda está pensando em subversivos agora?

-Não.

-Como você colocaria isso com suas palavras hoje?

-Quando fiz tudo o que fiz, estava convencido de que eram subversivos. Neste momento eu não posso dizer que eles eram subversivos. Eles eram seres humanos. Estávamos tão convencidos que ninguém questionou, não havia opção, como disse Rolón no Senado. Que o país estava em uma situação caótica, sim. Mas hoje digo-vos que de outra forma poderia ter sido resolvido sem problemas. Penso nisso hoje e não havia necessidade de matá-los. Eles poderiam estar escondidos em qualquer lugar do país.

-Quem participou?

-A maioria dos oficiais da Marinha fazia um voo, era para rodar pessoas, uma espécie de comunhão.

- O que era aquela comunhão?

-Era algo que tinha que ser feito. Não sei o que os carrascos experimentarão quando tiverem que matar, baixar as lâminas ou nas cadeiras elétricas. Ninguém gostava de fazer isso, não era uma coisa legal. Mas foi feito e entendeu-se que era o melhor caminho, não se discutiu. Foi algo supremo que foi feito pelo país. Um ato supremo. Quando a ordem foi recebida, o assunto não foi mais discutido. Foi feito automaticamente. Vieram em rodízio de todo o país. Alguns podem ter sido salvos, mas de forma anedótica. Se fosse um grupo pequeno, mas não é verdade, era a Marinha inteira.

-Qual foi a reação dos detentos quando foram informados sobre a vacina e a transferência?

-Eles eram felizes.

-Eles não suspeitaram do que era?

-Para nada. Ninguém sabia que ele ia morrer. Assim que o avião decolou, o médico a bordo deu-lhes uma segunda dose, um analgésico muito poderoso. Adormeceram completamente.

-Quando os prisioneiros adormeceram, o que você fez?

-Isso é muito mórbido.

-Mórbido é o que você fez.

-Há quatro coisas que me fazem mal. Os dois vôos que fiz, a pessoa que vi sendo torturada e a lembrança do barulho de correntes e algemas. Eu só os vi algumas vezes, mas não consigo superar esse barulho. Não quero falar disso. Me deixe ir.

-Isso não é ESMA. Você está aqui por sua vontade e pode ir quando quiser.

-Sim eu sei. Não quis dizer isso. Há detalhes que são importantes, mas acho difícil contá-los. Eu penso sobre isso e relâmpago eu mesmo. Eles foram despidos desmaiados e, quando o comandante do avião deu a ordem dependendo de onde o avião estava, no mar de Punta Indio, a porta foi aberta e eles foram jogados nus um a um. Essa é a história. História macabra, real, e que ninguém pode negar. Foi feito a partir de aviões Skyvan da Prefeitura e aviões Electra da Marinha. Eu, que estava bastante nervoso com a situação que estava acontecendo, quase caí e passei pelo vazio. Eu derrapei e eles me pegaram.

-Como eles levaram as pessoas adormecidas até a porta?

-Entre dois. Nós os levantávamos até a porta.

-Quantas pessoas você estima que foram mortas dessa maneira?

-Das 15 às 20 de quarta-feira.

-Durante quanto tempo?

-Dois anos.

-Dois anos, cem quartas-feiras, de 1.500 a 2.000 pessoas.

-Sim.

-Você mencionou dois voos no mesmo mês.

-Sim, em junho ou julho de 1977. O segundo vôo foi em um sábado. Seguindo a teoria da Marinha da época, também havia convidados especiais.

-O que significa convidados especiais?

- Oficiais da Marinha de alto escalão, que não participaram, mas que vieram no voo para nos dar apoio, por exemplo, capitães de navios, oficiais superiores de outros destinos.

-O que eles fizeram?

-Algum. Era uma forma de dar suporte moral à tarefa que se estava fazendo. Eles estavam sentados e depois durante a operação eles pararam e eu estava lá olhando.

-Que pessoal naval estava em cada voo?

-Na cabine estava a tripulação normal do avião.

-E com os prisioneiros?

-Dois oficiais, um suboficial, um cabo e o médico. No meu primeiro voo, o cabo da Prefeitura desconhecia completamente a missão. Quando ele percebe a bordo o que tinha que fazer, ele tem um colapso nervoso. Começou a chorar. Ele não entendia nada, suas palavras estavam arrastadas. Eu não sabia como tratar um homem da Prefeitura em uma situação tão crítica. No final, eles o mandam para a cabana. Acabamos de despir os subversivos...

-Você, o outro oficial, o médico...

-Nerd. O médico deu-lhes a segunda injeção e nada mais. Depois foi para a cabana.

-Por que?

- Eles disseram isso por causa do juramento de Hipócrates.

-Ninguém ficou impressionado com o fato de que uma decisão tão séria quanto tirar a vida de pessoas não veio de um regulamento endossado com responsabilidade?

-Não. Não existe força armada onde todas as ordens são feitas por escrito, seria impossível comandar. O sistema que foi montado para eliminar os elementos subversivos era orgânico, eu poderia dizer execução, bem como outro tipo de eliminação.

- Ninguém perguntou por que ordens de execução não foram assinadas e executadas publicamente por um pelotão?

-Sim, foi uma das questões levantadas naquela reunião com Mendía. Não foi divulgado o que aconteceu com os detidos para evitar informações e criar incerteza no inimigo. Essa foi a razão teórica que eles nos deram. O tempo mostrou que o motivo era outro, pois muitos anos depois, nos julgamentos, ninguém disse o que havia acontecido. Pode-se aceitar não falar, porque são segredos de guerra, por um determinado período. Mas acabada a guerra, isso é história e até acho que faz bem à República que se saiba não só o que foi feito, mas que seja obrigatório que as listas dos mortos ou mortos sejam entregues, seja qual for o sistema, para que, de uma vez por todas, essa situação inusitada dos desaparecidos seja encerrada. Por que os cidadãos não foram informados da verdade, depois de vinte anos,

-A máfia siciliana também obedeceu às ordens de Totó Riina. Seguir ordens não qualifica uma instituição

-Mas se você está dentro de uma organização armada, você sempre recebe ordens, executa ordens ou dá ordens. Na Marinha não há camaradas, há mais e menos seniores.

-Mas essas ordens têm que ser legais.

-Não há ordens na Marinha que não sejam legais. Agora, se você me perguntar o que eu acho hoje, é outra coisa, mas naquela época eu não tinha dúvidas.

-O que você acha hoje?

-Se fossem ordens legais, ninguém teria vergonha de contar a todos o que aconteceu, como eles lutaram. Se você me pedir para definir se agimos dentro ou fora da lei, acho que agimos como criminosos comuns.

-Naquela época, ninguém teve um momento de dúvida sobre a legitimidade daquelas ordens de jogar detidos ao mar de um avião em voo? O treinamento cristão e a educação militar não contradiziam isso?

-Os poucos que deixaram a Marinha obviamente se opuseram a isso. Quase todos nós pensamos que éramos traidores... desculpe, que eles eram traidores.

Quantos você conhece que saíram?

-(O capitão da fragata Jorge) Búsico e outro cujo nome não lembro.

-Outros colegas seus também se sentiram incomodados?

-No fundo, todo mundo estava chateado.

-"Mas vocês conversaram?"

-Era tabu.

-Vocês foram, jogaram trinta pessoas vivas no mar, voltaram e não conversaram sobre o assunto?

-Não.

-Voltaram à rotina como se nunca tivesse existido?

-Sim. Todo mundo quer deletar. Eu não posso.

 

A banda

 

-Se o que eu digo é verdade, que eles agiram dentro das normas militares, seguindo ordens e não há dúvida de que tudo estava bem, por que está escondido? Mas você me diz que agimos como uma banda.

-Eles agiram como uma gangue e fizeram coisas que vão contra as leis da guerra, convenções internacionais, moralidade cristã, moralidade judaica, moralidade muçulmana.

-A execução é outra imoralidade. Ou é melhor? Quem sofre mais, aquele que sabe que vai levar um tiro ou aquele que morreu por esse método?

-O direito de saber que você vai morrer é uma medida elementar de respeito à dignidade humana, mesmo em uma situação extrema.

- Eu concordo com você nisso. Se eu estivesse do outro lado, preferiria saber. É certo. Na hora eu não pensei nisso.

-Você não acha que fazer assim é, além de tudo, uma covardia enorme, evitar o olhar da pessoa que vai se matar, levá-la feliz, com truques, para poder voltar mais tarde? E fingir que não aconteceu nada, para não lembrar de um choro ou de um olhar?

-Colocado assim, pode ser. Que não é um ato normal, hoje não tenho dúvidas. Eu o condeno, e não porque ele queira me justificar. Acho injustificável. Mas também acho injustificável continuar escondendo. Eu critiquei muito as Mães da Plaza de Mayo e as considerei inimigas. Mas se o que aconteceu com as Mães da Plaza de Mayo aconteceu comigo, o Bonafini ao meu lado era um feijão.

-Não acredito. Ela é muito mais corajosa do que você.

-Porque disse?

-Pela vida de cada um.

-Estou te dizendo se eu estivesse no lugar dela.

-Ele teria ficado em casa.

-Eu não compartilho. Eu não acho que haja uma aberração maior para um pai do que ter um filho desaparecido. Um filho está vivo ou morto, mas desaparecido não existe. E isso é culpa das Forças Armadas.

-E isso não ocorreu a ninguém no momento em que o fizeram?

-Não.

-Então, além de ser uma gangue de criminosos, eles estavam doentes. Agora ele diz isso claramente. Uma aberração atribuída às Forças Armadas.

-Esta aberração é responsabilidade das Forças Armadas e agora também do governo, que deve exigir que publiquem a lista dos mortos.

-Longe disso, quando o bloco de senadores justicialistas negou a promoção de Pernías e Rolón, o presidente Carlos Menem elogiou a tortura e pediu para esquecer o ocorrido.

 

O trabalho social

 

Em 1986, Scilingo solicitou a retirada da Marinha e após o indulto presidencial de 1990 passou a exigir que as autoridades navais, o ex-ditador Jorge Videla e o presidente Menem informassem o país sobre esses voos. Ele nunca obteve uma resposta. Em março de 1991, enviou sua carta a Videla. Depois de descrever os voos em que esteve envolvido, sustentou: "Pessoalmente, nunca consegui superar o choque que o cumprimento dessa ordem produziu em mim, porque apesar de estar em meio a uma guerra suja, o método de execução do inimigo parecia antiético para ser usado pelos militares, mas pensei que encontraria em você o oportuno reconhecimento público de sua responsabilidade nos eventos", disse.

 

"Ainda carregamos a responsabilidade por milhares de desaparecidos sem nos apresentar e dizer a verdade, e você fala de demandas. A vindicação não é alcançada por decreto."

 

Videla não lhe respondeu, mas a Marinha mandou um colega perguntar se ele queria dinheiro para calar a boca. "Você fica fora disso", respondeu Scilingo. Ele foi então citado por quem era o número 3 da Marinha na época, o Almirante Fausto López, que hoje acompanha o Brigadeiro Andrés Antonietti na Supersecretaria de Segurança Interna. De seus lábios ouviu a única palavra oficial da Marinha às suas propostas:

 

-Cuidado, pense na sua família, se continuar assim pode perder o serviço social naval.

 

Leia mais