Testemunho de um dos assassinos do Padre Rutilio Grande

Foto: John Donaghy | Flickr cc

14 Janeiro 2022

 

Um dos assassinos do padre Rutilio Grande, confessa sua participação direta no assassinato; ex-Guarda Nacional (GN), que morreu nos Estados Unidos / Em homenagem aos mortos, republicamos esta entrevista inédita.

 

A reportagem é de Carlos Santos, publicada por ContraPunto, 14-01-2022.

 

Padre Rutilio Grande, Manuel Solórzano e Nelson Rutilio Lemus

 

Em 12 de março de 1977, o padre jesuíta Rutilio Grande García foi assassinado, aos 49 anos, na área hoje conhecida como “Las tres cruces” na estrada que leva à cidade de El Paisnal.

Enquanto dirigiam seu Volkswagen Safari branco, juntamente com Manuel Solórzano, 70, e Nelson Rutilio Lemus, 16, uma unidade da GN os emboscou, metralhando-os na estrada, seus corpos apresentavam muitos buracos de balas de diferentes calibres.

A obra do padre Rutilio Grande, caracterizou-se por defender os mais necessitados e denunciar os abusos cometidos pelas autoridades, desde sua paróquia de Aguilares, no departamento de San Salvador Padre Grande, criou as Comunidades Eclesiais de Base (CEB), uma reação adversa por parte dos latifundiários da região, que o descreveram como um agitador comunista. O padre Rutilio Grande é considerado o primeiro mártir da Igreja salvadorenha.

Na cidade de Los Angeles, Califórnia, pudemos entrevistar Julio Sánchez -que concordou em usar seu nome verdadeiro-, um imigrante salvadorenho que era membro da GN e ex-membro da S2 (Seção de Inteligência) da mesmo corpo repressivo desde meados da década de 1970. Julio concordou pela primeira vez em falar sobre sua participação no assassinato do padre Rutilio Grande e seus dois companheiros.

Em uma visita à cidade de Los Angeles, conheci Julio Sánchez, por acaso. Alguns amigos me convidaram para um casamento e Julio estava bêbado e não parava de chorar por sua participação no crime do padre Rutilio Grande. Fiquei muito chocado com a veracidade das informações que eu estava tratando sobre o assassinato, estabeleci um vínculo de amizade com Julio Sánchez para investigar sua participação no referido crime.

De volta a El Salvador, pude constatar que Julio realmente havia participado da guarda nacional e pertencido aos esquadrões da morte.

A entrevista foi feita dois anos depois do nosso primeiro encontro, pois Julio começou a se deteriorar fisicamente, na época ele foi diagnosticado com mal de Parkinson, além de sofrer de diabetes e sofrer um derrame que o deixou paralisado metade do tempo.

Julio sustentava que procurava relatar os acontecimentos como eram, mostrar que não era só ele o culpado, e assim buscar algum alívio para sua alma atormentada, como me confessou.

 

A entrevista inacabada dos EUA

 

"Vou falar pela primeira vez para que as pessoas saibam como eram as coisas", afirma com uma ponta de tristeza.

-De onde você é?

"Oratório de Concepción, do departamento de Cuscatlán", respondeu laconicamente.

Precisamente neste lugar os habitantes que sobreviveram à guerra se lembram de Julio Sánchez, como membro dos Esquadrões da Morte, sem coração e que impiedosamente perseguiu e assassinou aqueles designados como comunitas. Várias famílias inteiras foram assassinadas e seus corpos expostos publicamente por membros da Guarda Nacional, na unidade liderada por Julio Sánchez, disseram várias testemunhas.

"Você participou diretamente do assassinato do padre Rutilio Grande e seus dois companheiros?", pergunto sem rodeios, para verificar se ele realmente estava na unidade que cometeu o assassinato.

-Aqui tenho o meu cartão da Guarda Nacional; Entrei (o guarda) com 17 anos, nasci em 1957, foi na cidade de Suchitoto- ele responde, evitando a pergunta.

-O que aconteceu naquele 12 de março de 1977, quando emboscaram o padre Rutilio Grande?

-Foram ordens que recebemos diretamente do diretor da Guarda Nacional, (como diretor geral da GN de ​​1975 a 1978 serviu o general Ramón Alfredo Alvarenga) fomos selecionados como oito membros da guarda; Eu não estava encarregado da operação, acho que foram 6 ou 8 de nós (membros da guarda) que foram selecionados para realizar a missão.

“Eles sabiam quem eles iam matar?” Eu o questionei, procurando em seus olhos uma resposta sincera, Julio mexe insistentemente as mãos e a cabeça, devido ao mal de Parkinson.

"Fomos instruídos a eliminar o padre, porque ele era comunista, estava levantando os camponeses, falava mal do governo", conclui agitado.

 

Dom Romero e o Pe. Rutilio Grande, seu cerimoniário (Foto: Wikimedia Commons)

 

Sermão de Apopa

 

Em 13 de fevereiro de 1977, o padre Rutilio Grande pregou um sermão que veio a ser chamado de seu “sermão da Apopa”, denunciando a expulsão do padre Bernal pelo governo salvadorenho.

“Queridos irmãos e amigos, tenho plena consciência de que muito em breve a Bíblia e o Evangelho não poderão cruzar fronteiras. Somente as capas chegarão até nós, já que todas as páginas são subversivas "" contra o pecado, entende-se. Então, se Jesus cruzar a fronteira perto de Chalatenango, eles não o deixarão entrar. Acusariam o Homem-Deus... de agitador, de forasteiro judeu, que confunde o povo com ideias exóticas e estrangeiras, ideias contra a democracia, isto é, contra as minorias. Idéias contra Deus, porque é um clã de Caim. Irmãos, não há dúvida de que o crucificariam novamente. E eles o proclamaram”.

"Disseram-lhes que assassinariam um padre", confirmo a pergunta.

-Já sabíamos quem era o alvo, lembro que fomos várias vezes verificar o local (onde iriam emboscar o padre), o seguimos várias vezes, dias antes ele havia fugido porque não apareceu e não pudemos carregar fora a operação.

-Como foi a emboscada? Onde vocês estavam esperando por ele? Eles estavam vestidos com roupas civis ou uniformes?

-estávamos vestidos à paisana, mas alguns quilómetros antes havia elementos da guarda uniformizada, informaram-nos que o carro vinha na nossa direcção, esperámos por ele na rua, e quando ele apareceu abrimos fogo, todos nós abri fogo ao mesmo tempo, de diferentes pontos da rua, vi que o carro saiu de lado e continuamos atirando.- Julio faz uma pausa.

-No carro estava uma criança, um velho e o pai Rutilio Grande. Os três morreram naquele dia. Digo a ele, mostrando-lhe um recorte de jornal, com a fotografia do carro Volkswagen, metralhado na beira de uma estrada de terra.

"Recebi ordens, eles me disseram que eu era um mau padre, um comunista, e odeio comunistas", responde secamente.

-Depois de atirar neles, eles vieram ver os corpos do padre e dos companheiros para acabar com eles?

-Tivemos ordens de que eles não estavam vivos, nos aproximamos e atiramos neles.

- Deram-lhe o coup de grâce?, pergunto-lhe, pasmo com a frieza com que narra o assassinato.

-Repito, foram ordens para não deixá-los vivos. Eu não sabia que o padre estava acompanhado, nem mesmo com um velho e uma criança. Mas mesmo que soubesse, tinha que cumprir as ordens que nos deram - conclui irritado.

-O que aconteceu com todos os membros que participaram do assassinato do padre Rutilio Grande?

-Alguns morreram na guerra, outros deixaram o país, não por medo, porque não tínhamos medo de ninguém; Se estou falando sobre isso agora, é porque acho que não se sabe como as coisas eram, e me sinto muito mal, sempre se pensou que nós somos os bandidos, e só recebíamos ordens.

-O que teria acontecido se eles se recusassem a cumprir essas ordens? Interrompo Júlio.

-Não sei, a verdade é que não sei.

-Depois do assassinato, o que eles fizeram? Aonde foram?

-Fomos diretamente para a Guarda Nacional de San Salvador para prestar um relatório, lembro que nos deram três dias de licença, quando voltamos nos colocaram em outras unidades, comecei a trabalhar no S2.

 

Um crime planejado e executado pelo Estado que unificou a igreja com o povo

 

Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, ao saber dos assassinatos, dirigiu-se ao templo onde jaziam os três corpos e celebrou missa. Na manhã do dia seguinte, depois de se reunir com os padres e conselheiros, Romero anunciou que não participaria de nenhuma ocasião ou atividade governamental ou qualquer reunião com o presidente, ambas atividades tradicionais do cargo, até que a morte fosse investigada.

Como nenhuma investigação foi conduzida, Monsenhor Romero não participou de nenhuma cerimônia de Estado durante seus três anos como arcebispo.

Monsenhor Romero, era amigo pessoal do padre Rutilio Grande, que também era seu confessor.

Em entrevista que monsenhor Romero deu em 1979 ao jornalista brasileiro Juan Arias, na cidade de Puebla, no México, Romero confessou que se considerava convertido. “Ele me disse que estava do lado dos ricos, do poder, morando em um palácio, até que um dia assassinaram um padre que ele considerava um santo, Rutilio Grande. Eles o mataram enquanto ele explicava o catecismo. Imagine que te acusam de comunista”, disse Monsenhor Romero a Juan Arias.

A morte de Rutilio Grande foi a gota d'água, Monsenhor Romero entendeu que estava do lado errado. Ele deixou o palácio e se entregou à causa dos perseguidos para defender os direitos humanos.

Então, em 24 de março de 1980, Romero seria morto por um tiro certeiro no coração, um franco-atirador que trabalhava para os Esquadrões da Morte acabou com sua vida, em um crime como o do padre Rutilio Grande, que ainda não foi esclarecido.

-Nunca te contaram porque mataram o pai, o motivo?

-É que ele falou muito contra o governo, e eu lembro que os comunistas sequestraram e mataram um homem rico, não lembro o nome dele, mas ele trabalhava com o governo e acho que esse foi um dos motivos; os ricos ficaram zangados com aquele assassinato.

Em 26 de fevereiro de 1977, foi encontrado o corpo do empresário Roberto Poma, funcionário do governo salvadorenho, sequestrado em janeiro de 1977 pelo Exército Revolucionário Popular (ERP), organização radical de esquerda.

Em 20 de fevereiro do mesmo ano, a oposição política denunciou a fraude nas eleições presidenciais, o governo respondeu com repressão contra os manifestantes: “O povo se concentrou na Plaza Libertad, no centro de San Salvador, para protestar contra a fraude e exigir que o resultado seja respeitado. Em 28 de fevereiro, os militares cercaram a praça e reprimiram a concentração. Houve pelo menos sessenta pessoas mortas", lembra um sobrevivente.

- Muitos anos se passaram desde aquele dia fatídico, aquele dia em que você assassinou um padre desarmado que estava com um velho e uma criança, você já se arrependeu, já se perguntou o que teria acontecido se você tivesse desobedecido ordens?

-Sim, muitas vezes me arrependi, mas apenas obedeci a ordens, e agora é tarde demais para me arrepender. -Julio se levanta com dificuldade da mesa, me diz que não quer mais continuar falando, que podemos continuar depois, ele se desculpa, dizendo que se sente cansado.

 

Uma morte amarga e sua ante-sala muito pior

 

Depois dessa reunião que durou apenas uma hora, foi quase impossível conseguir que Julio Sánchez continuasse com a entrevista; em março deste ano, ele concordou em terminá-lo em um quarto de hospital onde estava morrendo. Um dia antes de iniciar a viagem à cidade de Los Angeles para concluir a entrevista, fui informado de que Julio Sánchez havia morrido de ataque cardíaco, sua condição física e mental havia se deteriorado.

Devido ao diabetes, amputou as duas pernas e um braço. Do leito do hospital onde permaneceu por 4 meses, Julio gritava para ser morto.

A morte de Julio Sánchez, um dos assassinos confessos do padre Rutilio Grande, foi amarga; mas sua antecâmara é muito pior; Pude investigar que sua vida em Los Angeles era cheia de turbulências: álcool, drogas e uma vida familiar cheia de violência. Ele era perseguido diariamente pelo remorso por suas ações, o próprio fato de contar a estranhos quando estava bêbado, sua participação no assassinato do Pai Grande, era sua busca para exonerar sua culpa, para afogar as chamas daquele inferno interno que ele venceu na vida, por ter assassinado um simples padre, um padre cujo único crime foi viver ao lado de seu povo.

 

Esta entrevista foi publicada originalmente em 20 de março de 2015 .

 

Leia mais