Vamos tirar a água da Bolsa

Foto: PxHere

Mais Lidos

  • Apenas algumas horas após receber um doutorado honorário da UAB, essa importante voz da teoria feminista analisa as causas e possíveis soluções para a ascensão do totalitarismo

    “É essencial que a esquerda pare de julgar a classe trabalhadora que vota na direita.” Entrevista com Judith Butler

    LER MAIS
  • Conscientização individual dos efeitos das mudanças climáticas aumenta, mas enfrentamento dos eventos extremos depende de ação coletiva, diz pesquisador da Universidade de Santa Cruz (Unisc)

    Dois anos após as enchentes: planos de governo das prefeituras gaúchas não enfrentam as questões climáticas. Entrevista especial com João Pedro Schmidt

    LER MAIS
  • Como Belo Monte mudou para sempre o Xingu

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Dezembro 2021

 

Quando se falava que acabariam nos cobrando até o ar, parecia um paradoxo, uma hipérbole, um exagero impossível. Aí descobrimos que a realidade superou a ficção e, desde dezembro do ano passado, o Black Rock, o maior fundo de investimentos do mundo, conseguiu cotar a água na bolsa de Nova York. Não para tributá-la, portanto, mas para comprá-la!

 

O comentário é de Tonio Dell'Olio, presidente da Pro Civitate Christiana, publicado por Mosaico di Pace, 09-12-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Como se não bastasse, agora se tenta criar uma nova classe de ativos financeiros, geridos por uma nova categoria de empresas, as “Empresas de Ativos Naturais” (NAC). É a monetização geral da natureza sob a tutela da bolsa de valores. Assim acabam por comprar pedaços do Planeta, aquele ambiente que nós consideramos bem comum, para ganhar dinheiro.

Por essas razões, hoje há uma manifestação em Roma e se pede para assinar a petição "Vamos liberar a água - Queremos a água como um bem comum público mundial e fora da bolsa!". Não nos deixemos paralisar pela costumeira consideração de que eles são demasiado poderosos e que nós nunca conseguiremos.

Mesmo no passado recente, tivemos sucesso. Coragem, a água, o ar, a terra, o nascer e o pôr do sol, as montanhas e o céu não são de ninguém. Não, desculpem, são de todos.

 

Leia mais