Mesmo sem Brasil, China e EUA, pacto para acabar com produção de carvão é importante para o clima

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Novembro 2021

 

Professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília destaca que acordo inclui boa parte dos países que consomem esse combustível, considerado um vilão no aquecimento global.

 

A reportagem é de Paulo Favero, publicada por O Estado de S. Paulo, 05-11-2021.

 

Sem a presença do Brasil e com 48 países signatários, foi firmado na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-26), que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, um pacto para acabar com a produção de carvão e fortalecer a transição energética para fontes renováveis. A intenção é fazer esse processo até 2030 em nações com economia desenvolvida e até 2040 nas nações em desenvolvimento.

Entre os que assinaram o acordo estão Polônia, Reino Unido, Alemanha e França. Já algumas ausências importantes são Estados Unidos, Japão, Índia e China, responsável por metade do consumo de carvão no mundo. Até por ter esse combustível como central em sua cadeia produtiva, os chineses optaram por não entrar no acordo neste momento, mas se comprometeram a não financiar mais minas de carvão em outros países.

"O pacto cobre uma parte importante dos países que consomem carvão. A China não entrou e ela precisa viabilizar em como fazer essa transição, pois o consumo de carvão lá é muito alto. Não é só na geração direta de energia, mas também tem a ver com a cadeia de produção em um país que exporta produtos para o mundo inteiro. Na pandemia vimos como essa cadeia de suprimento foi muito impactada. Então a questão é sobre como o corte do carvão vai afetar a indústria chinesa e o impacto disso no mundo como um todo", explica Mercedes Bustamante, professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB).

Ela lembra que seria muito importante contar com China e Índia no acordo, pois são grandes consumidores do carvão, que atualmente é considerado o grande vilão no aquecimento global. "O carvão é utilizado para gerar energia elétrica, mas tem impacto tanto na questão da emissão de CO2 quanto em materiais particulados, que são outros aspectos da poluição atmosférica. Também tem efeito na poluição da água e precisa de áreas muito grandes de extração. É uma indústria que precisa ter uma transformação radical. Então é necessário achar o substituto e fazer essa transição. O desafio é muito grande, mas já há essa percepção em muitos países", continua.

A especialista aponta que é preciso fazer a substituição do carvão por energias renováveis e não apenas trocar pela exploração de outras energias fósseis. "O carvão é parte importante da equação de controle da mudança do clima, pois é o combustível fóssil que está mais associado à emissão de CO2. Depois dele, temos de olhar para os outros combustíveis fósseis, como gás natural e petróleo", comenta.

 

A reportagem completa pode ser acessada aqui.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mesmo sem Brasil, China e EUA, pacto para acabar com produção de carvão é importante para o clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU