Estudo confirma poluição do ar pelo glifosato e outros agrotóxicos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Outubro 2021

 

Os resultados do estudo alemão provam que o glifosato e dezenas de outros pesticidas estão viajando pelo ar por quilômetros em parques nacionais e cidades.

O estudo é publicado por Bündnis für eine enkeltaugliche Landwirtschaft e.V e reproduzido por EcoDebate, 14-10-2021. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

A análise foi publicada inicialmente em 2019 e agora foi revisada por pares por cientistas independentes e publicada na renomada revista “Environmental Sciences Europe“. Foi encomendado pela Bündnis für eine enkeltaugliche Landwirtschaft e pela Umweltinstitut München e é o conjunto de dados mais abrangente sobre a poluição atmosférica por pesticidas na Alemanha. No entanto, as autoridades da UE responsáveis pelo processo de aprovação relativo ao uso de glifosato excluíram até agora o transporte aéreo.

Boris Frank, presidente da Bündnis für eine enkeltaugliche Landwirtschaft: “O processo de aprovação do glifosato pela UE é baseado em fatos falsos. Nosso estudo, que agora foi revisado por um painel científico independente, mostra que a toxina agrícola se liga a partículas de poeira e é carregada pelo ar por muitos quilômetros até o interior do país. O glifosato acaba em áreas naturais protegidas, em campos orgânicos e no ar que respiramos. O glifosato não deve ser reautorizado em nenhuma circunstância."

No estudo revisado por pares “Pesticides and pesticide-related products in ambient air in Germany”, a toxina agrícola glifosato foi detectada em cada um dos 69 pontos de medição distribuídos por toda a Alemanha. Foi encontrado longe de campos potenciais de origem, mesmo em parques nacionais como a Floresta da Baviera ou no Harzer Brocken. O glifosato é classificado como “provavelmente cancerígeno para humanos” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem um efeito devastador sobre os insetos e seus habitats.

Christine Vogt, especialista em agricultura no Umweltinstitut München: “Agora está claramente provado que as toxinas agrícolas se espalham muito mais do que o que foi presumido pelas autoridades de aprovação até agora. Solicitamos às autoridades da UE que incorporem essas descobertas cientificamente confirmadas na reavaliação do glifosato. Qualquer outra coisa seria um ato de negligência grosseira". Atualmente, está em andamento o processo de participação pública para a reautorização do glifosato a partir de 2022. O Bündnis für eine enkeltaugliche Landwirtschaft e o Umweltinstitut München apresentam, portanto, o estudo “Pesticidas e produtos relacionados com os pesticidas no ar ambiente na Alemanha” às autoridades competentes.

Além do glifosato, dezenas de outros agrotóxicos foram registrados no ar ambiente, como mostra o estudo. “Detectamos 109 pesticidas diferentes, incluindo 28 que não são aprovados para uso na Alemanha”, disse a Dra. Maren Kruse-Plaß, principal autora do estudo e cientista do escritório de pesquisa TIEM Monitoramento Ambiental Integrado, que conduziu a análise. “Em cada local de amostragem, identificamos pelo menos um pesticida. Na maioria deles, havia várias substâncias ativas e, em um local, havia até 36 substâncias diferentes. Temos um coquetel químico no ar cujos efeitos em humanos e animais são completamente desconhecidos ”.

O Bündnis für eine enkeltaugliche Landwirtschaft e o Umweltinstitut München apoiam a demanda da Iniciativa de Cidadania Europeia ‘Save Bees and Farmers’ para proibir gradualmente todos os pesticidas sintéticos na UE até 2035. Enquanto isso, o processo de aprovação de pesticidas europeu deve levar o transporte de longo alcance de pesticidas por via aérea e o efeito da combinação de diferentes substâncias ativas em consideração. O processo de autorização do glifosato após 2022 é um bom lugar para começar.

 

Referência

 

Maren Kruse-Plaß; Frieder Hofmann; Werner Wosniok; Ulrich Schlechtriemen; Niels Kohlschütter: Pesticides and pesticide-related products in ambient air in Germany, Environmental Sciences Europe, Oktober 2021, DOI. Disponível aqui

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estudo confirma poluição do ar pelo glifosato e outros agrotóxicos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU