Portugal. Pobreza agravou-se durante a pandemia, denuncia responsável da Anistia

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

31 Mai 2021

 

Pedro Neto, diretor executivo da Anistia Internacional Portugal, disse em entrevista à Renascença e Ecclesia que a pobreza se “agravou” durante a pandemia e exige uma resposta dos responsáveis políticos.

A entrevista com Pedro Neto é de Ângela RoqueOctávio Carmo, publicada por Ecclesia, 30-05-2021.

“A pobreza agravou-se e temos aqui um nível que já existia, mais uma vez, mas que agora é muito evidente: pessoas que trabalham a tempo inteiro, que têm um full-time job, mas que mesmo assim não conseguem sair da pobreza. Isto é dramático e exige uma reflexão muito grande”, indicou.

O responsável sublinhou que, durante a crise provocada pela Covid-19, o direito à saúde foi “colocado em causa de modo absoluto e dramático”.

O convidado da entrevista semanal conjunta, publicada e emitida ao domingo, sublinhou que os grupos mais vulneráveis “ficaram ainda mais para trás”.

Cabe ao governo, à sociedade civil, às respostas sociais contribuir para essa justiça social se equilibrar e estarmos todos na mesma medida”.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elegeu a situação das pessoas sem-abrigo como uma das suas causas no seu primeiro mandato e o responsável da Anistia Portugal espera que isso se repita, nos próximos meses.

“O apelo que faço, se ele nos estiver a ouvir, é que essa causa volte de novo à sua agenda”, refere.

Questionado sobre a situação nas prisões, Pedro Neto defende que é preciso dar prioridade à “inserção social”.

“É necessário investir nela [reinserção] para depois poupar na despesa nas prisões e para poupar naquilo que são processos de regresso. É como se fosse uma porta giratória, muitas pessoas que saem da prisão chegam cá fora, não têm meios e são obrigadas a reincidir, e voltam para dentro”, aponta.

O responsável mostra-se preocupados com discursos populistas que se aproveitam do “descontentamento e a revolta” da população.

Pedro Neto indica que os recentes casos que envolveram trabalhadores migrantes em Odemira não foram “caso único”, pedindo “atenção à Lezíria e ao Oeste, onde o tráfico de seres humanos se aproveita para este trabalho quase escravo”.

O entrevistado considera importante o papel de líderes religiosos na sensibilização das suas comunidades, falando de Francisco como “um Papa completamente ligado à sociedade, às pessoas e às suas preocupações, muito atento aos problemas sociais do mundo”.

“Temos de nos focar naquilo que nos une e menos no que nos separa”, acrescenta, a respeito das divergências de posições entre a Anistia Internacional e a Igreja Católica.

Um dos campos de convergência é a defesa do meio ambiente e a luta contra as alterações climáticas.

“Todos os nossos direitos económicos e sociais dependem do planeta terra. Se extrairmos sem regras e sem sustentabilidade, vamos ficar sem modo de sobrevivência. Aliás, isso já está à vista, com os refugiados climáticos”, assinala o responsável da Anistia Portugal.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Portugal. Pobreza agravou-se durante a pandemia, denuncia responsável da Anistia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU