O cardeal Marx renuncia à máxima honraria da Alemanha devido aos protestos das vítimas de abuso

Mais Lidos

  • Especialização em Protagonismo Feminino na Igreja: experiência de sororidade e crescimento humano integral

    LER MAIS
  • Católicos versus Evangélicos no Brasil: “guerra de posição” x “guerra de movimento”. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

    LER MAIS
  • No meio do caminho estava o CIMI: 50 anos do documento-denúncia “Y-Juca-Pirama” e a atuação do Pe. Antônio Iasi Jr, SJ

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Abril 2021

 

O cardeal de Munique, Reinhard Marx, renunciou à Cruz Federal ao Mérito, a máxima condecoração que se outorga na Alemanha, depois de protestos de organizações que consideram o seu papel no escândalo de abusos sexuais na Igreja ainda obscuro.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 28-04-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

“O grande favor que lhe peço é que não me conceda essa condecoração”, escreveu Marx ao presidente alemão Frannk Walter Steinmeier, segundo um comunicado da Arquidiocese de Munique.

“Estou convencido de que esta é a coisa certa a fazer com aqueles que criticam a premiação e principalmente com as vítimas”, acrescentou.

Nos últimos dias, houve críticas aos planos de entregar o prêmio a Marx, embora não haja certeza de que ele foi o responsável por encobrir casos de abuso sexual.

Marx é acusado de não investigar de forma consistente as suspeitas de abuso sexual quando era bispo de Trier entre 2002 e 2007.

Ele também é criticado por ainda não ter tornado público um relatório sobre o assunto encomendado pelo Arcebispado de Munique.

A presidência havia defendido o prêmio a Marx nos últimos dias, demonstrando seu compromisso na defesa dos refugiados contra as campanhas da extrema-direita.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O cardeal Marx renuncia à máxima honraria da Alemanha devido aos protestos das vítimas de abuso - Instituto Humanitas Unisinos - IHU