Vaticano solicitou ao cardeal Tobin para intervir na disputa dos trabalhadores na Igreja de Indianápolis

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • Movimento dos Focolares à prova

    LER MAIS
  • “Sendo 1% da população, os indígenas são a ponta de lança na resistência a Bolsonaro.” Entrevista com Raúl Zibechi

    LER MAIS
  • O desafio do pós-teísmo. Artigo de Paolo Gamberini

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Março 2021

Um cardeal dos EUA foi solicitado pelo Vaticano para negociar uma disputa canônica entre uma arquidiocese e uma escola católica. A disputa surgiu após o arcebispo remover a afiliação católica da escola depois de se negar a cumprir o pedido do arcebispo para demissão de um professor homossexual casado.

A reportagem é de Brian Kaufman, publicada por New Ways Ministry, 04-03-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Como relatado por The Pillar, o cardeal Joseph Tobin de Newark mediará a disputa entre a Arquidiocese de Indianápolis e a Brebeuf Jesuit Preparatory School. Em 2019, os diretores da Brebeuf não demitiram Layton Payne-Ellot por seu casamento gay, como a arquidiocese havia instruído à escola. O arcebispo Charles Thompson então retirou a identidade católica da escola, uma decisão que a escola apelou ao Vaticano para reverter.

Antes de Tobin ser indicado como mediador, o Vaticano já havia intercedido e suspendido as sanções de Thompson enquanto se aguarda a resolução da disputa, que não está na Congregação para a Educação Católica.

Embora o cardeal Tobin tenha se recusado a comentar sobre este assunto, uma autoridade do Vaticano com conhecimento direto fez a seguinte declaração:

“A situação [quando foi apelado à congregação em 2019] era muito adversa, muito emocional, pode-se dizer”...

“Foi decidido que a reconciliação é a primeira necessidade, não um julgamento [da congregação]. O cardeal Tobin é muito confiável, muito bom em restaurar situações difíceis desta forma”.

Um porta-voz da Arquidiocese de Indianápolis comentou:

“Uma vez que o assunto ainda está em discussão e a Congregação para a Educação Católica não anunciou uma decisão, a Arquidiocese de Indianápolis não tem nada do Vaticano para responder neste momento”.

Antes de ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2016, Tobin foi o predecessor de Thompson em Indianápolis por cinco anos. Anteriormente, o cardeal Tobin ocupou o cargo de Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica de Roma.

O blog Bondings 2.0 relatou anteriormente sobre a disputa envolvendo Layton Payne-Elliott e seu marido, Joshua Payne-Elliott. Logo após a decisão da Brebeuf de manter Layton, a Cathedral High School, que é supervisionada pela Arquidiocese de Indianápolis, demitiu Joshua, que era professor lá.

O cardeal Tobin tem uma oportunidade única e rara de iniciar o processo de cura e reconciliação para professores LGBTQ, o ambiente educacional da escola jesuíta Brebeuf e a comunidade espiritual mais ampla que foi profundamente ferida pelas ações discriminatórias do arcebispo Thompson.

O New Ways Ministry já elogiou a Brebeuf por seu apoio a Layton Payne-Elliott e pela disposição da escola de apelar da decisão do arcebispo. Nenhuma escola ou paróquia católica deveria ter que escolher entre demitir um funcionário LGBTQ ou perder sua afiliação como instituição católica.

O cardeal Tobin deve trabalhar para reorientar como a Arquidiocese de Indianápolis e a igreja institucional mais ampla abordam a dignidade e o valor inerentes dos educadores e funcionários LGBTQ da Igreja. Dessa forma, a demissão de trabalhadores LGBTQ deve cessar e as autoridades da Igreja podem parar de manipular o casamento civil do mesmo sexo como um mecanismo administrativo para intimidar e discriminar trabalhadores LGBTQ da Igreja e os líderes educacionais que procuram protegê-los.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano solicitou ao cardeal Tobin para intervir na disputa dos trabalhadores na Igreja de Indianápolis - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV