Você piscou e Donald Trump fez exatamente o que Bernie Sanders disse que ele faria

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


06 Novembro 2020

Em uma entrevista em outubro, senador fez uma previsão certeira sobre qual seria a reação do presidente diante das eleições nos EUA.

A reportagem é de Lee Moran, publicada por HuffPost US, 05-11-2020.

Uma entrevista que Bernie Sanders deu ao programa do apresentador Jimmy Fallon no mês passado virou assunto nas redes sociais, em especial, devido à reação do presidente Donald Trump diante das eleições norte-americanas que tiveram início ontem, terça (3). Na entrevista, o senador faz uma previsão certeira de como o Trump poderia agir durante a apuração dos votos.

Sanders disse no The Tonight Show que estudos mostram que eleitores democratas são “mais propensos a usar cédulas pelo correio”. Já os republicanos tendem a “entrar nas cabines de votação no dia da eleição”.

Ele afirmou que provavelmente “os primeiros votos a serem contados serão as pessoas que compareceram no dia da eleição, que serão republicanas”. E Sanders previu como Trump poderia tentar usar isso a seu favor:

“Pode muito bem ser que às 22 horas na noite da eleição, Trump esteja ganhando em Michigan, na Pensilvânia, em Wisconsin, e ele apareça na televisão dizendo: ’Obrigado, americanos, por me reelegerem. Está tudo acabado. Tenha um bom dia. 

Mas então, no dia seguinte, todas as cédulas que chegaram pelo correio começam a ser contadas, e a vitória de Biden é dada nesses estados, momento em que Trump diz: 

‘Viu? Eu disse que a coisa toda era fraudulenta. Eu disse que aquelas cédulas de correio eram tortas. E não vamos deixar o cargo.’ Então, essa é a preocupação que eu e muitas outras pessoas temos.

Trump não fez sua declaração exatamente às dez da noite. Mas usou uma entrevista coletiva na Casa Branca na madrugada desta quarta-feira para falsamente alegar uma vitória, embora milhões de votos ainda não tenham sido computados e nenhuma organização tenha cravado o vencedor da eleição.

“Francamente? Nós vencemos as eleições”, disse Trump. “Está acontecendo uma enorme fraude neste país. Esse é um momento muito triste”, completa.

Em sua fala, Trump também deu resultados que ainda não foram divulgados, anunciando vitória em estados onde os votos ainda estão sendo contados, como Pensilvânia e Carolina do Norte. Ainda está em aberto a apuração em oito estados e não é possível declarar um vencedor.

Segundo ele, os democratas querem deslegitimar as eleições e pretendem ir à Suprema Corte. No entanto, Trump afirmou na sequência que pretende ir ao tribunal pedir para parar a contagem dos votos, porque esse processo de apuração não deveria ocorrer pela madrugada. 

A previsão de Sanders já foi vista mais de 7 milhões de vezes no Twitter:

 

Assista abaixo a entrevista completa de Sanders a Jimmy Fallon:

 

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você piscou e Donald Trump fez exatamente o que Bernie Sanders disse que ele faria - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV