• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cardeal Scola: “Ataques insolentes de homens da Igreja contra o Papa. Agora chega, estão errados”

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • O massacre no Rio. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

16 Junho 2020

O pontífice é o pontífice. E a pessoa de fé "lhe deve afeto, respeito e obediência como sinal visível e garantia da unidade da Igreja". É por isso os ataques "cada vez mais insolentes contra o Papa Francisco", especialmente "aqueles que nascem dentro da Igreja, estão errados". Palavras duras dirigidas à frente hostil a Bergoglio. O emissor é o cardeal Angelo Scola, que as escreve nas primeiras páginas da edição atualizada da autobiografia, "Ho scommesso sulla Libertà", realizada com Luigi Geninazzi (Solferino, 304 p., 12 euros). O livro, nas livrarias nos próximos dias, é introduzido por "um novo ensaio sobre o ‘futuro do cristianismo’", no qual o arcebispo emérito de Milão diz que não está preocupado com as ameaças de um cisma eclesiástico, mas expressa sua tristeza porque reacendeu-se a "luta entre conservadores e progressistas" nos Palácios Sagrados e entre os católicos: é um "caminho para trás", afirma ele com amargura.

A reportagem é de Domenico Agasso Jr., publicada por Vatican Insider, 13-06-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Ho scommesso sulla libertà
Angelo Scola e Luigi Geninazzi

Scola se pergunta "em que ponto está a Igreja Católica na tempestade que parece atravessar?". De uma perspectiva numérica, é inegável a erosão do catolicismo e, de maneira mais geral, dos crentes na Europa e na América, onde parece estar crescendo a categoria dos nones, ou seja, aqueles que respondem none, nenhuma, à pergunta sobre a religião a que pertencem, a ponto de alguns observadores começarem a se perguntar se o agnosticismo declarado não acabará se tornando a ‘primeira religião’ do mundo ocidental". Daqui a dez anos, prevê-se que "os nones possam atingir um número entre 25 e 30% e em tal caso, se tornariam a maioria relativa, superando, assim, o grupo de católicos e de protestantes, ambos em 22%." O Cardeal observa que "de acordo com o juízo mais aceito, trata-se de uma crise séria e profunda, aquelas que, segundo alguns observadores, apresenta-se na história da Igreja a cada quinhentos anos". "O abalo atual" afirma, por exemplo, o estudioso das religiões Jean François Colosimo "lembra por seu caráter sistêmico a crise das heresias do século IV, das investiduras do século XI, das indulgências do século XV. Toda vez foram acompanhados por uma desordem moral. Toda vez a catástrofe não veio de fora, mas de dentro. Toda vez a crise atingiu duramente a instituição e, desta vez, concentra-se mais do que nunca na Cúria e no clero”.

A ideia do caráter cíclico das crises, "no modelo das convulsões geofísicas", no entanto, parece a Scola "algo forçado que não leva em consideração a grande diversidade dos eventos citados". De fato, na situação atual, trata-se de uma "mundanização". Aqui reside a "raiz profunda de escândalos, crimes, comportamento aberrante, como os abusos sexuais contra menores, também cometido por pessoas consagradas. Se, de fato, se perde a referência à graça e se vive ‘como se Deus não existisse’, lentamente mas inexoravelmente se desintegra e se perde também a moralidade pessoal”.

É também por isso que o Papa Francisco hoje visa "sacudir as consciências colocando em discussão hábitos e comportamentos consolidados na Igreja, cada vez mais elevando, por assim dizer, a marca a ser superada. O que pode gerar alguma desorientação e até perturbação”, reconhece Scola. Mas isso não justifica "os ataques cada vez mais duros e insolentes contra ele, especialmente aqueles que nascem dentro da Igreja". Para o cardeal, "estão errados. Desde criança, aprendi que ‘o papa é o papa’ a quem o crente católico deve afeto, respeito e obediência como sinal visível e garantia segura da unidade da Igreja no seguimento de Cristo. A comunhão com o sucessor de Pedro não é uma questão de afinidade cultural, de simpatia humana ou de feeling sentimental, mas diz respeito à própria natureza da Igreja".

Scola costuma dizer que "todo Papa deve ser ‘aprendido’ em seu estilo e em sua lógica mais profunda". E ele considera "admirável e comovente a extraordinária capacidade de Francisco de se aproximar de todos, em particular dos excluídos, daqueles que mais sofrem a ‘cultura do descarte’, como muitas vezes nos lembra em sua ânsia de comunicar o Evangelho ao mundo".

Há quem preveja divisões e "cenários sombrios para a Igreja que seria ameaçada por um cisma", observa o ex-patriarca de Veneza. As polêmicas e as divisões que estão se tornando "cada vez mais severas, mesmo à custa da verdade e da caridade, me preocupam". Contudo, Scola não vê o risco de um cisma, mas teme "um caminho para trás. Para aqueles que acreditam que a Igreja está muito atrasada - ele explica - digo antes que estamos voltando e precisamente à época do debate pós-conciliar entre conservadores e progressistas. Vejo renascer uma contraposição com tons exagerados entre os guardiões da Tradição rigidamente entendida e os defensores daquilo que se entendia como uma adaptação da praxe, mas também da doutrina a instâncias mundanas”.

Para os primeiros, as inovações "implementadas após o Concílio que estavam provocando a evasão dos fiéis, enquanto para os últimos, era a resposta insuficiente às expectativas da sociedade a principal causa do distanciamento da Igreja". Segundo Scola, dessas duas visões contrapostas que estão "voltando a explodir em termos mais radicais, deriva em grande parte o estado de confusão em que muitos católicos vivem hoje e não apenas os simples fiéis". E isso o entristece, porque nos anos "do meu ministério episcopal parecia-me notar uma superação daquela contraposição estéril, uma vontade sincera de conversar, mas acima de tudo uma capacidade renovada de trabalhar juntos nos diversos âmbitos da comunidade eclesial e do empenho social, para além de rótulos partidários considerados velhos e desgastados”. Hoje, observa o cardeal, "infelizmente esse caminho não só foi interrompido, mas está sendo percorrido rapidamente em sentido inverso". Aqui está uma situação que Scola considera emblemática: "O ‘percurso sinodal’ iniciado na Igreja Católica Alemã me parece o exemplo mais evidente e desconcertante desse salto para trás, com a tentativa de discutir e aprovar de maneira vinculante em sede local decisões, inclusive de caráter doutrinário, que podem ser tomadas apenas no nível da Igreja universal". A maneira de superar essas tensões é confiar no “Espírito”, que "não se deixa enredar pelas lógicas partidárias".

Leia mais

  • “É preocupante o silêncio com o qual os ataques ao Papa são tolerados”, constata Bartolomeu Sorge, jesuíta
  • Padre Sosa: ataques contra o Papa Francisco buscam influenciar o próximo conclave
  • “Os ataques ao Papa não vão parar enquanto estiver vivo”. Entrevista com Gerard O’Connell
  • A oposição ao Papa nos EUA é pequena, porém muito barulhenta. Entrevista com James Martin
  • Oposição ao papa agora responde pelo nome “Camillo Ruini”
  • Oposição ao Papa Francisco: chegou a hora de parar com as críticas agressivas
  • “Não subestimem a oposição a Francisco”
  • Um de cada três bispos está na oposição: "A estrada de Francisco ainda é muito longa"
  • O “boomerang cismático” dos anti-Bergoglio: agora são eles os que se dividem
  • O mais perigoso para a Igreja é a ameaça de um cisma ou a pressão do clericalismo integrista? Artigo de José María Castillo
  • O possível lado bom de um cisma católico
  • “Francisco não teme um cisma, porque sabe que o ‘passadismo’ responde a um modelo de Igreja que se esgotou”, afirma Carlos Castillo, arcebispo de Lima
  • Cisma: uma noção que mudou ao longo dos séculos. Artigo de Massimo Faggioli
  • Por que o Papa Francisco não tem medo de um cisma
  • Angelo Scola, a relação com o Papa Francisco e o que nunca saberemos sobre o conclave
  • Angelo Scola: "Isolado após o Conclave. Eu não desisti do meu estilo"
  • Angelo Scola e a liberdade de crer
  • Da convenção à convicção: Francisco e o pós-cristianismo. Entrevista com Angelo Scola
  • Os porquês dos "nones" americanos não se identificarem com qualquer religião
  • ‘Cultura do descarte e do ódio’ de governantes atuais lembra Hitler, confessa papa Francisco
  • Papa no avião: ''Não à cultura do descarte''

Notícias relacionadas

  • O discurso cristão sobre o sentido da solidariedade: a opinião de Angelo Scola

    Ou conseguimos pensar na ideia de que cada um de nós precisa ser ajudado para se tornar livre, ou a vida humana se torna uma merc[...]

    LER MAIS
  • A suposta laicidade da política. Artigo de Angelo Scola

    O âmbito político não precisa do consenso total (muito improvável) em torno de visões substantivas da vida. Só assim se real[...]

    LER MAIS
  • O ''quarteto fantástico'' do Conclave

    Em fevereiro, o Papa Bento XVI irá convocar um consistório para a nomeação de cerca de 15 novos cardeais [a lista oficial, div[...]

    LER MAIS
  • Papáveis em potencial: os concorrentes do próximo conclave

    Um dos pontos de discussão em Roma nos últimos meses tem sido a crescente fragilidade do Papa Bento XVI. Inevitavelmente, a espe[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados