• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cinquenta anos do Secretariado de Justiça Social e Ecologia: coração da missão jesuíta

Logo dos 50 anos do Secretariado de Justiça Social e Ecologia | Foto: SJES-Rome

Mais Lidos

  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS
  • O Dia dos Mortos do México celebra a vida em “outra dimensão”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

06 Novembro 2019

Um xale de seda feito pelas mulheres indígenas do Estado indiano de Jharkhand e doado aos oradores da sessão inaugural uniu idealmente o Sínodo sobre a Amazônia recém-concluído no Vaticano ao segundo Congresso do Apostolado Social da Companhia de Jesus, ato celebrativo do 50º aniversário do Secretariado de Justiça Social e Ecologia (SJES).

A reportagem é de Giovanni Zavatta, publicada em L’Osservatore Romano, 05-11-2019.

O encontro, intitulado “Um caminho de justiça e de reconciliação: 50 anos e além”, começou na segunda-feira, 4 de novembro, na sede da Cúria Generalícia em Roma, na presença do diretor do SJES, Pe. Xavier Jeyaraj, do prepósito geral dos jesuítas, Pe. Arturo Sosa Abascal, do prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, do subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do mesmo dicastério, cardeal Michael Czerny (durante 10 anos, de 1992 a 2002, à frente do SJES), e do arcebispo de Huancayo, cardeal Pedro Ricardo Barreto Jimeno, vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Diante deles, no hemiciclo, mais de 200 participantes, entre jesuítas, especialistas, ativistas provenientes de todos os continentes.

“Este congresso – disse o Pe. Jeyaraj – é fruto de 10 meses de preparação em centros sociais, províncias, conferências, capazes de desprender uma grande energia”, necessária para “continuar o caminho de forma mais decisiva”.

O diretor lembrou o Pe. Arrupe, que há 50 anos desejou fortemente a criação do secretariado, observando que “a nossa espiritualidade não pode ser compreendida sem uma dimensão social”, e mencionou os 57 jesuítas “mártires” (uma missa em memória foi celebrada no mesmo dia) que “sacrificaram as suas vidas na luta pela justiça e pelas igualdade nos locais onde operavam”.

Por fim, Jeyaraj sublinhou a importância dos dois Sínodos sobre os jovens e sobre a Amazônia, e o impulso à missão dado pelo magistério do Papa Francisco, “eco do grito dos pobres, especialmente de migrantes, refugiados e povos indígenas, eco do grito da Terra e do ambiente, exortando a encontrar o Deus que sofre e morre cotidianamente”.

A justiça social e preocupação com os pobres – explicou o cardeal Turkson – são temas presentes já nas Sagradas Escrituras, como em Amós e em Isaías, nos textos dos Padres da Igreja (João Crisóstomo, Ambrósio), nos documentos pontifícios, da Rerum novarum de Leão XIII à Mater et Magistra de João XXIII, da Gaudium et spes (constituição pastoral fundamental do Concílio Vaticano II) à Populorum progressio de Paulo VI, da Sollicitudo rei socialis de João Paulo II à Caritas in veritate de Bento XVI, até a Laudato si’ de Francisco.

“Estamos aqui para fazer memória – disse o Pe. Sosa na sua fala –, isto é, para renovar e fortalecer a fé que exige a justiça, o diálogo com as culturas, o compromisso em favor da ecologia integral e promover a nossa reconciliação. com Deus e com toda a sua criação. Fazendo memória, reconhecemos também os nossos erros e aceitamos as nossas quedas, tentando valorizar o que foi aprendido com as experiências vividas. Tomando consciência do nosso pecado e das nossas omissões, tornamos presente a nossa fragilidade necessitada de ajuda. Ao mesmo tempo, experimentamos a misericórdia que nos permite nos tornar ‘ministros da reconciliação’, contribuindo para construir o futuro guiados pelo Espírito.”

A missão do Secretariado de Justiça Social e Ecologia, especificou o prepósito geral dos jesuítas, “não é fazer do social e do ecológico a missão particular de uma parte ou de um grupo especializado da Companhia, mas sim promover o compromisso social e ecológico dentro de todo o corpo”. Como “input para estes dias”, Sosa assinalou 10 pontos, “a partir dos quais podemos nos examinar com transparência e coragem”.

O SJES nasceu em 1969, com o nome de Secretariado Jesuíta para o Desenvolvimento Socioeconômico (Jesedes), por iniciativa do então superior geral, Pe. Pedro Arrupe, que queria fortalecer a dimensão apostólica da Companhia.

O primeiro diretor foi o Pe. Francisco Ivern, da província do Centro-Sul do Brasil. Em dezembro de 1974, a 32ª Congregação Geral aprovou um dos principais decretos referentes ao compromisso social, “A nossa missão hoje: diaconia da fé e promoção da justiça”, que permaneceria na base da ação.

Desde 1975, com o novo diretor, Pe. Michael Campbell-Johnston, da província da Grã-Bretanha, o Jesedes foi rebatizado de Secretariado Social da Cúria Generalícia da Companhia de Jesus, que, em 14 de novembro de 1980, como prolongamento ideal, veria o nascimento do Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Em 1985, o Pe. Henry Volken, da província de Pune, tornou-se secretário, tendo sido sucedido em 1992 pelo Pe. Michael Czerny, da província do Canadá inglês, que guiaria o órgão (renomeado, enquanto isso, como Secretariado de Justiça Social) durante 10 anos, até 2002.

O primeiro Congresso do Apostolado Social ocorreu em junho de 1997: ocorreu em Nápoles com o tema “Rumo à justiça do Evangelho na sociedade e na cultura”, e teve como resultado a definição das características da missão. Desde 2002, com o novo diretor, Pe. Fernando Franco, da província de Gujarat, o secretariado promoveu a participação em vários fóruns mundiais do setor e aprofundou os estudos sobre o apostolado social, concentrando-se na “globalização e marginalização” e na “missão jesuíta e ecologia”.

Em julho de 2010, o órgão assumiu o nome atual: Secretariado de Justiça Social e Ecologia. De setembro de 2011 a junho de 2017, o diretor foi o Pe. Patxi Álvarez, da então província de Loyola.

Na revista Promotio Iustitiae, são publicados dossiês sobre ecologia e espiritualidade, migração, educação nas margens, gestão de recursos naturais e minerais, e se reforça o compromisso com a justiça na economia global e o desenvolvimento de sociedades sustentáveis e inclusivas.

O sétimo e último diretor, desde junho de 2017, é o Pe. Xavier Jeyaraj, da província de Calcutá. Falando do congresso de Roma (que terminará no dia 8 de novembro), ele o definiu como um “momento histórico” para toda a Companhia de Jesus, “grande ocasião” para dar um novo impulso à dimensão social e ecológica, fazendo um balanço dos objetivos alcançados e dos objetivos ainda a buscar.

O objetivo geral é renovar o compromisso do apostolado social e contribuir para o seu alinhamento com as quatro Preferências Apostólicas Universais 2019-2029 (entre elas, lembramos “caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça” e “colaborar no cuidado da casa comum”). Desafio que certamente vai receber um novo impulso da Global Ignatian Advocacy Network, ideia nascida em novembro de 2008 durante um seminário em Madri e que se tornou, ano após ano, uma forma concreta de ação em vários âmbitos, da ecologia ao direito à educação, da gestão dos recursos naturais e minerais à migração, da paz aos direitos humanos.

Leia mais

  • Superior Geral da Companhia de Jesus aponta dez grandes desafios ao celebrar os 50 anos do Secretariado para a Justiça Social e a Ecologia Integral - SJES
  • O Superior Geral dos jesuítas denuncia "uma Igreja relutante em reconhecer a corresponsabilidade das mulheres"
  • O clamor dos pobres: é hora de responder. Os jesuítas, justiça e reconciliação: 50 anos depois e para além
  • Companhia de Jesus. Da Supressão à Restauração. Revista IHU On-Line, Nº. 458
  • A Globalização e os Jesuítas. Revista IHU On-Line, Nº. 196
  • Jesuítas. Quem são? Revista IHU On-Line, Nº. 186
  • O clamor dos pobres: é hora de responder. Os jesuítas, justiça e reconciliação: 50 anos depois e para além
  • Em busca das raízes de um centro social jesuíta
  • Arturo Sosa denuncia um complô ultraconservador para forçar um futuro Papa a renegar o Concílio Vaticano II
  • Arturo Sosa: "Juntos na Igreja em saída, com um espírito apostólico alegre"
  • “Com a mente e o coração”: a homilia de Arturo Sosa na festa de Santo Inácio
  • "As mulheres ainda não estão suficientemente inseridas na Igreja". afirma Arturo Sosa
  • A missão da Companhia de Jesus hoje. Entrevista com Arturo Sosa
  • "Ter coragem e audácia profética." A íntegra do diálogo do Papa Francisco com os jesuítas reunidos na 36ª Congregação Geral
  • Pedro Arrupe. Cronologia de um profeta

Notícias relacionadas

  • Polifonia jesuítica sobre Steve Jobs

    Regra número um do jornalismo: criar oposição, colocar um contra o outro. Assim se faz a notícia. E Giacomo Galeazzi aplicou e[...]

    LER MAIS
  • "Audácia, imaginação e coragem": a Companhia de Jesus do futuro. Entrevista com Adolfo Nicolás

    LER MAIS
  • Papa Francisco: "Os padres devem crescer na capacidade de discernir"

    A revista La Civiltà Cattolica publica a transcrição do diálogo entre o Papa Francisco e 28 jesuítas poloneses que o encontra[...]

    LER MAIS
  • Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados