• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O caso do Instituto João Paulo II: continuidades, descontinuidades, má-fé

Logo do Instituto João Paulo II

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

28 Agosto 2019

Um resumo dos “capítulos” anteriores: estamos falando do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família.

A reportagem é de Fabrizio Mastrofini, publicada por Settimana News, 24-08-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Em julho, foram divulgados os novos Estatutos e o novo Ordenamento dos Estudos. Algumas cátedras foram suprimidas, e alguns professores viram seus ensinamentos cancelados. Em particular, o Pe. Livio Melina não detém mais a cátedra de Teologia Moral Fundamental, e também Prof. José Noriega não detém mais a sua cátedra.

Imediatamente, gritou-se o escândalo: “Desse modo, apaga-se e dispersa-se a herança de São João Paulo II e a centralidade do seu magistério da família!”.

Os representantes dos estudantes assinaram uma carta solicitando explicações, e, um dia depois, estava pronto um sítio para a coleta de assinaturas.

No dia 29 de julho, um comunicado de imprensa do Pontifício Instituto (também em inglês e em espanhol) não surtiu efeito algum. No dia 5 de agosto, foi divulgada uma foto do Pe. Melina com o papa emérito, para narrar o apoio do segundo ao primeiro (basta uma foto?). Em meados de agosto, uma carta assinada por dezenas de professores pediu a revisão das mudanças.

Enquanto isso, ao longo desse período, realizou-se uma orquestrada campanha midiática. Os jornais italianos protagonistas foram o Il Foglio e o La Verità. Os sítios foram: La Nuova Bussola Quotidiana e os blogs de Aldo Maria Valli e de Marco Tosatti, com as suas conexões internacionais: LifeSite, Infovaticana (Espanha) e epígonos alemães e poloneses. Por fim, no dia 18 de agosto, chegou o site Settimo Cielo [de Sandro Magister], logo retraduzido em várias línguas.

O clamor levantado foi notável, mas se trata de uma galáxia midiática circunscrita, de marca conservadora, que se caracteriza por ataques contínuos ao Papa Francisco sobre todas as questões e de todos os modos. Parece justamente que o Papa Francisco, para eles, não acertou nenhuma. E mesmo ele quando toma medidas radicais, bem, é muito pouco...

Sem falar do sub-alvo preferido dos sites conservadores: Dom Vincenzo Paglia como Grão-Chanceler do Pontifício Instituto Teológico e presidente da Pontifícia Academia para a Vida. Com excessos paroxísticos que beiram a comicidade (se não fossem fake news dramáticas). Como o incidente que ocorreu com Tosatti em julho: citando a sua costumeira “garganta profunda”, disse que Dom Paglia havia sido indiciado, enquanto, sobre o ponto específico, existe um pedido de arquivamento. Houve uma apressada marcha à ré do ex-vaticanista do La Stampa, mas nenhum arrependimento, porque ele continua “cutucando” o arcebispo.

O que está em jogo

O tema sério se resume na pergunta de fundo: a herança de João Paulo II sobre a família realmente está em questão?

A resposta: é claro que não. Mas onde estão as provas?

A carta apostólica Summa familiae cura, que institui o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, vai expressamente na direção de uma continuidade real.

Como escreve o Papa Francisco: “A mudança antropológico-cultural, que influencia hoje todos os aspectos da vida e requer uma abordagem analítica e diversificada, não permite nos limitarmos a práticas da pastoral e da missão que refletem formas e modelos do passado. Devemos ser intérpretes conscientes e apaixonados da sabedoria da fé em um contexto em que os indivíduos são menos apoiados do que no passado pelas estruturas sociais, na sua vida afetiva e familiar”.

E está na linha da Familiaris consortio (n. 31, por exemplo), quando convida os teólogos a se comprometerem cada vez mais com uma eficaz explicação do magistério sobre a família.

Certamente, a Familiaris consortio (1981) apontava decisivamente para a moral matrimonial e para a implementação da Humanae vitae. Em 2019, estamos diante de problemáticas “diferentes”. E, de fato, jornais e sites conservadores silenciam deliberadamente o aspecto fundamental da nova estrutura do Pontifício Instituto, começando pelo nome: “para as Ciências do Matrimônio e da Família”.

A mudança é indicada pelo Papa Francisco na constituição apostólica Veritatis gaudium, que redesenha os ensinamentos transmitidos por universidades e faculdades eclesiásticas. O Instituto João Paulo II se adapta à Veritatis gaudium, e os novos Estatutos e Ordenamentos, de fato, foram aprovados pela Congregação para a Educação Católica. Não é um “golpe” de Dom Paglia, mas sim uma transformação que se destina a investir sobre toda a educação superior católica.

Continuidade e abertura ao novo

E, precisamente no ponto 4c da Veritatis gaudium, existe o programa de uma estrutura formativa que seja capaz de interceptar outros saberes quando fala de “a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade exercidas com sabedoria e criatividade à luz da Revelação. O que qualifica a proposta acadêmica, formativa e de investigação do sistema dos estudos eclesiásticos, tanto a nível do conteúdo como do método, é o princípio vital e intelectual da unidade do saber na distinção e respeito pelas suas múltiplas, conexas e convergentes expressões. Trata-se de oferecer, através dos vários percursos propostos pelos estudos eclesiásticos, uma pluralidade de saberes, correspondente à riqueza multiforme da realidade na luz patenteada pelo evento da Revelação (...). Esse princípio teológico e antropológico, existencial e epistemológico reveste-se de um significado peculiar e é chamado a mostrar toda a sua eficácia não só dentro do sistema dos estudos eclesiásticos, garantindo-lhe coesão juntamente com flexibilidade, dimensão orgânica juntamente com a dinâmica, mas também em relação ao panorama atual fragmentado e muitas vezes desintegrado dos estudos universitários e ao pluralismo incerto, conflitual ou relativista das convicções e opções culturais”.

E então? É claro que também é possível discordar do Papa Francisco. Mas não a ponto de entender mal um desenho orgânico que tenta enfrentar os desafios dos tempos. A Familiaris consortio se conectava aos desafios dos anos 1970 e 1980 após o Sínodo sobre a família de 1980. Após os dois Sínodos de 2014 e 2015 (34 e 35 anos depois de 1980!), na continuidade essencial do ensinamento sobre a centralidade da família na sociedade e na Igreja, implementam-se instrumentos novos.

Então, se é possível discordar (talvez) de procedimentos concretos, congelar a família aos ditames dos anos 1980 é uma operação de retaguarda com outro propósito: deixar a Igreja inteira recuada e “recuante”.

Uma operação, além disso, disfarçada de “catolicismo” (são todos sítios “católicos” ou autoproclamados como tais), enganadora da boa-fé dos fiéis. Que têm, cada vez mais, o dever de aprofundar.

 

Leia mais

  • Legado de João Paulo II provoca controvérsia e confusão
  • O avanço eclesial e o obstáculo das teologias da corte: 10 ideias sobre o Instituto João Paulo II
  • Outro paradigma: a verdadeira questão por trás da controvérsia sobre o Instituto João Paulo II. Artigo de Andrea Grillo
  • Instituto João Paulo II, em meio às polêmicas, a 'photo opportunity' de Melina com Bento XVI
  • “Pusilli animi est ...” (AL 304): continuidade e mesquinhez na tradição eclesial sobre casamento e família

Notícias relacionadas

  • Marcha para unir as famílias separadas pela fronteira

    Ocorreu nessa quarta-feira, 10 de agosto, a marcha binacional (EUA-México) organizada para pedir a reunificação das famílias s[...]

    LER MAIS
  • Escolha do Papa para novo posto no Vaticano anima moderados na Igreja

    Ao escolher Dom Kevin Farrell, da Diocese de Dallas, para ser o primeiro prefeito do mais recente Dicastério para os Leigos, a Fa[...]

    LER MAIS
  • Leigos e famílias: três nomeações e um novo dicastério

    LER MAIS
  • Casamento. Até que a Rota Romana os separe

    Casamentos declarados nulos pelo tribunal da Rota Romana, popularmente conhecido como "Sacra Rota", um privilégio só para ricos?[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados