Honduras. Carta Pública de Padre Melo a Nancy Pelosi e sua Comitiva de Deputados dos EUA

Mais Lidos

  • “O Papa Francisco está isolado. Nas redes sociais a ala tradicionalista da Igreja está muito mais viva”. Entrevista com Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • “A Economia, ela está morta, porque ela deveria estar a serviço das pessoas”, afirma cardeal Steiner na inauguração da 1ª Casa de Francisco e Clara na Amazônia

    LER MAIS
  • São Charles de Foucauld. O irmão universal, místico do silêncio no deserto

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

15 Agosto 2019

Reproduzimos a carta aberta que o padre Melo dirige à líder do Congresso dos Estados Unidos e do Partido Democrata, a deputada Nancy Pelosi, por sua visita a Honduras.

A carta do padre Ismael Moreno Coto, o padre Melo, foi publicada por Radio Progreso, 09-08-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Eis a carta.

Ilustre Sra. Pelosi:


Nancy Pelosi. Foto: Gage Skidmore | Flickr

Você chega em Honduras, um país devastado por políticas públicas promovidas por governos que ao longo da história tiveram o apoio total dos governos dos Estados Unidos. Por esta razão a nossa tristeza histórica, tem nos Estados Unidos e suas políticas, uma parcela importante de responsabilidade, e uma parte dessa mesma responsabilidade de encontrar maneiras que nos levem à democracia e ao estado de direito, hoje desaparecidos.

Especificamente, você e sua importante comitiva vêm para um país bonito e diversificado em riqueza natural e humana, mas com um Estado amarrado nos últimos anos por uma administração pública cuja liderança tem sido acusada de vários crimes, incluindo tráfico de drogas. E formalmente ele ainda tem o apoio de seu governo.

Se você quiser procurar os responsáveis pela crescente onda de migração em massa para os Estados Unidos, indague tanto na administração do governo dos Estados Unidos, quanto de uma forma muito especial, no governo presidido por Juan Orlando Hernández. Se você quer investigar os dinamismos que produzem e sustentam a corrupção, na equipe liderada por Juan Orlando Hernández você encontrará muitas indicações para saber que a corrupção é um dos seus motores e dinamizadores.

Sra. Pelosi, agradecemos a sua visita para lembrar um fato que você sabe muito, e é que a Câmara dos Representantes é o ramo do governo federal dos EUA que tem o controle da carteira da sociedade americana. Essa Câmara controla e decide o que é gasto e quanto é alocado do recurso público. Em você reside a capacidade de colocar condições sobre o dinheiro e seus destinos.

Se os recursos ainda são alocados para Honduras na forma de assistência externa, a Câmara dos Representantes pode determinar os termos de tal ajuda. Como Chefe daquela Câmara Legislativa, você, Sra. Pelosi, tem o potencial de ser a pessoa que desafia a administração Trump, impedindo que recursos sejam alocados às Forças Armadas e à segurança de Honduras; ou, ao contrário, poder ser cúmplice desse governo para a repressão e apoio que continua a ser dado àqueles que conduzem criminosamente nossos destinos pelo Estado hondurenho.

Esperamos que a sua visita deixe a marca principal de que esta prejudicial ajuda econômica possa ser interrompida, contribuindo simultaneamente para impedir as políticas contra a deportação dos nossos compatriotas e a discriminação em geral para com os nossos irmãos e irmãs migrantes. Permaneceremos muito atentos ao que continua depois de sua rápida visita e, enquanto isso, continuaremos em completa rebelião cidadã e cívica diante de um governo que roubou nossas esperanças, esmagou nossa dignidade, atropelou nossos direitos e encheu mundialmente de vergonha o nome de nosso país.


Padre Melo. Foto: Guida Rhinos | Catholic News Service

Atenciosamente,
Padre Ismael Moreno, SJ (Padre Melo)
Defensor dos Direitos Humanos
Diretor Geral da Rádio Progreso e a Equipe de Reflexão, Pesquisa e Comunicação da Sociedade de Jesus (ERIC)

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Honduras. Carta Pública de Padre Melo a Nancy Pelosi e sua Comitiva de Deputados dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU