Chile. Francisco se reúne com as vítimas de abusos e pede "uma resposta justa para cada um"

Papa Francisco em visita ao Chile, em janeiro de 2018. Foto: Ministerio Secretaría General de Gobierno de Chile

Mais Lidos

  • Inspirado na filosofia africana de Mogobe Ramose e pela história do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, Goiás, pesquisador defende que a pluridiversidade das comunidades quilombolas revela uma forma de existência fundada na ancestralidade, na reciprocidade e na multiplicidade das cosmopercepções.

    Pluridiversidade quilombola: quando a multiplicidade dos mundos se torna horizonte de justiça, pertencimento e resistência. Entrevista especial com Manoel Barbosa Neres

    LER MAIS
  • O que falta no programa de Lula. Artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira

    LER MAIS
  • A figura de Trump provavelmente pairará sobre a viagem do papa à América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

11 Agosto 2018

O papa Francisco recebeu nesta sexta-feira a presidente do Conselho Nacional Chileno de Prevenção de Abusos e Acompanhamento de Vítimas, Ana María Celis; que viajou para o Vaticano junto com o bispo de San Bernardo, Chile, Juan González.

A informação é publicada por Religión Digital, 10-08-2018. A tradução é de Graziela Wolfart.

Em um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a Igreja admitiu que o líder da Igreja Católica deseja que as questões relacionadas aos abusos sexuais no interior da instituição possam ser esclarecidas "para que se consiga dar uma resposta justa a cada um".

O encontro aconteceu na Casa Santa Marta e teve como objetivo "se informar e trocar opiniões sobre os passos que estão sendo dados no Chile no sentido de enfrentar os casos de abuso e para prevenir que acontecem novamente".

No encontro com os representantes chilenos, o sumo pontífice discutiu o "sofrimento das vítimas e sua necessidade de receber consolo e reparação", indicou o documento.

Além disso, garantiu que o bispo de Roma "continua interessado em cada avanço por parte da Conferência Episcopal Chilena".

Eis o comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

O Santo Padre Francisco recebeu nesta manhã na Casa Domus Santae Martae o Mons. Juan Ignacio González, bispo de San Bernardo (Chile), e Ana María Celis Brunet, Presidente do Conselho Nacional chileno de Prevenção de Abusos e Acompanhamento de Vítimas.

O objetivo do encontro foi se informar e trocar opiniões sobre os passos que estão sendo dados no Chile para enfrentar os casos de abuso e para prevenir que voltem a acontecer. Um ponto importante da conversa foi o sofrimento das vítimas e sua necessidade de receber consolo e reparação.

O Papa Francisco, que continua interessado por cada avanço da Conferência Episcopal Chilena, expressou seu desejo de que sigam esclarecendo todas as questões para que se possa dar uma resposta justa a cada um.

Roma, 10-08-2018.

Leia mais