O subfinanciamento do SUS e o aumento das desigualdades são problemas políticos, e não da falta de recursos. Entrevista especial com Davide Rasella

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Por João Vitor Santos | Edição: Patricia Fachin | 07 Agosto 2018

O “ataque” ao Sistema Único de Saúde – SUS é feito por setores da sociedade que “ou não conhecem os assuntos ou têm interesses econômicos no desmonte do SUS. Basta olhar o orçamento federal e a quantia enorme de isenções fiscais sem efeitos econômicos, ou o sistema de tributação brasileiro, que é altamente regressivo, para encontrar fontes viáveis de financiamento do SUS”, diz Davide Rasella, pesquisador da Fiocruz e professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/UFBA, à IHU On-Line. Segundo ele, “o subfinanciamento do SUS se dá por vontade política, e não por falta de recursos”.

Coordenador do estudo “Child morbidity and mortality associated with alternative policy responses to the economic crisis in Brazil: A nationwide microsimulation study”, publicado em maio deste ano na revista científica PLoS Medicine, Rasella analisa a relação entre a mortalidade infantil no país e a Emenda Constitucional - EC 95, que congela os gastos públicos nos próximos anos. Na entrevista a seguir, concedida à IHU On-Line por e-mail, ele frisa que “ainda é prematuro fazer análises aprofundadas” sobre o aumento da mortalidade infantil de 4,9% para 5%, mas pontua que “seguramente o aumento da pobreza e a redução dos serviços de assistência social e assistência à saúde poderiam também ser responsáveis por esse quadro”. Rasella reitera ainda que a diminuição da mortalidade infantil no país depende do enfrentamento de “um dos piores problemas do Brasil, a desigualdade social”. E adverte: “Uma redistribuição até modesta da riqueza dos setores mais privilegiados da sociedade, com redução dos bolsões de pobreza e pobreza extrema, já ajudaria muito na resolução dessa questão”.

Davide Rasella é graduado em Biotecnologias Farmacológicas pela Universidade Degli Studi de Milão, Itália, especialista em Biologia Médica Tropical pelo Institute of Tropical Medicine de Antuérpia, na Bélgica, e mestre em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é pesquisador da Fiocruz e professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/UFBA.

Confira a entrevista.

IHU On-Line - Segundo dados obtidos pela Folha de São Paulo, pela primeira vez, desde 1990, foi registrado aumento de mortalidade infantil em 2016. Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, o índice se mantinha estável em 4,9%, mas em 2016 subiu para 5% (14 óbitos a cada nascido). Como o senhor avalia esses números?

Davide Rasella – Ainda é prematuro fazer análises aprofundadas, mas teve, de um lado, a diminuição dos nascidos vivos (denominadores da taxa), mas também o aumento inesperado de óbitos em algumas faixas etárias.

IHU On-Line - O Ministério da Justiça alega que o aumento da mortalidade infantil se dá pela incidência de casos de zika, mas também está relacionado com o aumento da pobreza e da desigualdade social. Na sua avaliação, qual o real impacto desses dois fatores sobre a morte de recém-nascidos e crianças até cinco anos?

Davide Rasella – Concordo com o Ministério da Saúde. Imagino que exista um conjunto de fatores, e seguramente o aumento da pobreza e a redução dos serviços de assistência social e assistência à saúde poderiam também ser responsáveis por esse quadro.

IHU On-Line - Do ponto de vista de política pública de saúde, o que representa o retorno de doenças vetoriais no Brasil, como o caso do zika, da dengue, entre outras?

Davide Rasella – São seguramente devido às dinâmicas epidêmicas dessas doenças: o zika no Brasil foi importado e achou um terreno propício para se desenvolver, mas claro que é preciso de todas as ações de controle possíveis, como a manutenção dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, que estão sendo afetados pela nova política de atenção básica.

IHU On-Line - Em 2017 o senhor fez um alerta de que a austeridade fiscal poderia repercutir no aumento da mortalidade infantil. Sua hipótese se confirmou?

Davide Rasella – Sim, e infelizmente os dados reais parecem piores do que os das nossas previsões: a pobreza aumentou mais do que o esperado e as consequências parecem mais fortes.

IHU On-Line - Que relações podemos estabelecer entre suas hipóteses anteriores e os dados publicados pelo jornal Folha de São Paulo? Já estaríamos vivendo o cenário que o senhor projetou para 2022?

Davide Rasella – Em parte sim, porque eram cenários previsíveis para qualquer epidemiologista. Nós tentamos quantificar isso de forma matemática, e provavelmente temos chegado perto da realidade (ou até subestimado o aumento da pobreza, assim como falei antes). Nossos modelos já quantificavam o aumento de mortalidade por diarreia em menores de cinco anos, o que está se verificando.

IHU On-Line - Quais são as regiões brasileiras com maiores índices de mortalidade infantil e que relações podemos estabelecer entre o aumento desses índices e a situação de pobreza e da desigualdade social?

Davide Rasella – Classicamente o Norte e o Nordeste estão sofrendo mais o aumento da pobreza e muito provavelmente sofrerão mais com os cortes no financiamento e, consequentemente, com os serviços de saúde.

IHU On-Line - Por que o Brasil sempre vive essa sombra da mortalidade infantil? Como enfrentar a mortalidade infantil no Brasil de forma mais ampla?

Davide Rasella – Seguramente enfrentando um dos piores problemas do Brasil, a desigualdade social. Uma redistribuição até modesta da riqueza dos setores mais privilegiados da sociedade, com redução dos bolsões de pobreza e pobreza extrema, já ajudaria muito na resolução dessa questão.

IHU On-Line – Como avalia o tratamento que vem sendo dado atualmente para programas como, por exemplo, Saúde da Família e demais iniciativas de políticas públicas de saúde?

Davide Rasella – Tem uma política geral de corte que é comum e, como temos mostrado, vai ter consequências em termos de mortes evitáveis na população.

IHU On-Line - Frequentemente o Sistema Único de Saúde – SUS e toda a sua lógica de atenção básica têm sido atacados pelo argumento de que não se viabilizam economicamente. Como responder a esses argumentos? E, ainda, como o desmonte do SUS tem repercutido na saúde das populações mais pobres?

Davide Rasella – O ataque ao SUS chega de setores da sociedade que ou não conhecem os assuntos ou têm interesses econômicos no desmonte do SUS. Basta olhar o orçamento federal e a quantia enorme de isenções fiscais sem efeitos econômicos, ou o sistema de tributação brasileiro, que é altamente regressivo, para encontrar fontes viáveis de financiamento do SUS. O subfinanciamento do SUS se dá por vontade política, e não por falta de recursos.

IHU On-Line - Deseja acrescentar algo?

Davide Rasella – Precisamos de mais estudos sobre os efeitos da crise econômica e da austeridade fiscal na saúde da população. Estamos avançando nisso e precisamos que os políticos ou os tecnocratas considerem as evidências que estamos produzindo no momento de formular políticas ou decidir cortes de orçamento.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O subfinanciamento do SUS e o aumento das desigualdades são problemas políticos, e não da falta de recursos. Entrevista especial com Davide Rasella - Instituto Humanitas Unisinos - IHU