A reinvenção da política no Brasil - Limites e possibilidades

Mais Lidos

  • Varsóvia e Gaza: 80 anos depois, dois guetos e o mesmo nazismo... e a mídia finge não ver o Terror de Estado de Netanyahu. Artigo de Luiz Cláudio Cunha

    LER MAIS
  • A 'facisfera' católica: jovens sacerdotes ultraconservadores que rezam no YouTube pela morte do Papa Francisco

    LER MAIS
  • A fé que ressurge do secularismo e do vírus. Artigo de Tomáš Halík

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Willian Martins | 04 Janeiro 2017

O Brasil vive uma crise política e social. Há na sociedade grupos de extrema direita conservadora saudosos de uma ditadura militar, que foi um período obscuro da história do país. E também há, segundo Rodrigo Nunes, professor de Filosofia, uma esquerda dividida entre um grupo hegemônico que está em declínio e uma esquerda com a possibilidade de uma unidade de ação, mas com um novo projeto que pode demorar a acontecer. Assim, com grupos tão opostos e que não se identificam, o país, politicamente, encontra-se polarizado.

Polarização pós-2013

Para Vladimir Safatle, professor de Filosofia, essa crise se agravou ainda mais após o ano de 2013. Em entrevista à IHU On-Line, ele diz: “nada ocorre depois de 2013, não há nenhum ator político capaz de ouvir as demandas, tanto à esquerda quanto à direita. Então, eu diria que desde 2013 este país vive em suspensão, é um país suspenso no ar à ‘espera de’, incapaz de incorporar demandas de justiça social”. Além disso, Safatle acredita que o período histórico da Nova República acabou em 2013.

Pensando nesses problemas políticos e sociais do país, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove o ciclo de palestras “A reinvenção da política no Brasil contemporâneo. Limites e Perspectivas”, que visa analisar as possibilidades de reinvenção da política no Brasil.
As atividades ocorrem de 14 de março a 16 de maio na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU. Para acessar a programação completa e obter mais informações, clique aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A reinvenção da política no Brasil - Limites e possibilidades - Instituto Humanitas Unisinos - IHU