Normas para publicação | Publicações IHU

1. Os artigos submetidos, mesmo quando avaliados, revistos e publicados são de total responsabilidade dos seus autores.

2. Os artigos deverão ser inéditos. Podem ser pesquisas originais ou artigos de revisão.

3. Os artigos não devem ser propostos paralelamente a outro periódico. É permitida a submissão em outro periódico quando for devolvidos ou se houver desistência de publicação expressa da parte do outro.

4. A submissão acontece pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os demais contatos serão mantidos pelo “meio de submissão” utilizado pelo autor.

5. Os artigos submetidos devem corresponder ao “Foco e Escopo” de cada um dos cadernos a que o texto é submetido - Cadernos Teologia Pública, Cadernos IHU ideiasCadernos IHU. A publicação está condicionada ao processo de avaliação (Conselho Editorial e Avaliadores Externos) com o parecer final do editor ou membro do corpo editorial.

6. As dimensões previstas para os artigos: de 15 a 20 páginas, incluindo Título, Resumo, Abstract, Palavras-chave, Corpo do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), Referências bibliográficas, os dados do autor.

7. A formatação prevista dos artigos:

  • Título: Times New Roman, 14, Negrito, Centralizado, apenas primeira letra maiúscula.
  • Dados do autor: aparecerá no início do texto, abaixo do título e subtítulo, Times New Roman, 12, Centralizado, Espaçamento 1,5; e no final do texto, Times New Roman, 12, Justificado, Espaçamento 1,5 com uma breve biografia acadêmica (titulação e publicações) e uma foto.
  • Corpo textual: Times New Roman, 12, Justificado, Espaçamento 1,5.
  • Referências bibliográficas segundo as normas de referência da ABNT (norma NBR 6023).
  • Margens: Superior 3,0, Inferior 2,0, Direita 3,0 e Esquerda 2,0.
  • Resumo: Até 300 caracteres.
  • Palavras-chave: entre 3 e 5.
  • Notas: devem constar no rodapé da página e não ao final do texto.
  • Citações com três linhas ou mais: Times New Roman, 10, Justificado, Espaçamento 1,0, Recuo de 1,25.

8. A indicação das referências ao longo do artigo, para citações diretas ou indiretas, é realizada em notas de rodapé. Para as indicações nas notas de rodapé e nas referências ao final, devem seguir as referências completas da ABNT (norma NBR 6023):

Livro
SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, Ano de publicação.

Capítulo de livro
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, Ano de publicação, Páginas do capítulo (pp.).

Artigo de periódico
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico, Volume, Número, Ano, Páginas do artigo (pp.).

Verbete de dicionário
SOBRENOME, Nome Título do verbete. In: SOBRENOME, Nome. Nome do dicionário. Cidade: Editora, Ano de publicação, Páginas do verbete (pp.).

Artigo de Jornal
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal, Cidade, Página, Data – 15 mai. 2015 –.

Citação eletrônica
SOBRENOME, Nome. Título da citação. Fonte eletrônica, Cidade, Data, Disponível em: <site da fonte>. Acesso em: Data.

9. Nas notas de rodapé, a primeira referência de cada obra citada deverá ser sempre completa. A partir da segunda vez em que a obra é citada, basta a indicação do autor, título e página da citação.

10. Os autores e as autoras serão notificados quanto à aprovação ou não do texto submetido no prazo de 90 dias. Se o artigo for aprovado, os direitos autorais são cedidos ao Instituto Humanitas Unisinos-IHU – mediante ao Termo de Autorização (encaminhando até 15 dias após a data da comunicação da aprovação) – e fica autorizada a publicação nas duas formas de publicação impressa e eletrônica