Portugal: Congresso Internacional do Espírito Santo investiga «as causas da terceira idade da história»

Mais Lidos

  • As responsabilidades das Forças Armadas no golpe. Artigo de Jean Marc von der Weid

    LER MAIS
  • “Gostaria de mais casos de anulação de casamento. Ajuda a curar o sofrimento da separação”, afirma cardeal Zuppi

    LER MAIS
  • Terra Yanomami tem 363 mortes registradas no 1º ano do governo Lula

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

15 Setembro 2016

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe hoje e esta quinta-feira, a segunda sessão do Congresso Internacional do Espírito Santo onde se investiga «as causas da terceira idade da história».

Esta sessão, com o tema «Das utopias teológicas às utopias ecológicas», conta na sessão de abertura com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e com D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, a partir das 09h.

A informação é publicada por Agência Ecclesia, 14-09-2016.

Os franciscanos tiveram um papel importante na divulgação das festividades do Espírito Santo, mas a rainha Santa Isabel foi “a mulher que deu um grande impulso” a estas solenidades, disse João Relvão Caetano, professor da Universidade Aberta

A primeira fase do congresso decorreu na Universidade de Coimbra e incidiu sobre o papel que a rainha “teve neste desenvolvimento do Espírito Santo”, referiu.

As três sessões, encerram em Alenquer, dos dias 16 a 18 deste mês, contam com a presença de 200 estudiosos sobre esta temática.

“Um grande encontro da ciência com a sociedade que vai, para além, das tradições populares”, salientou o professor universitário.

Na Fundação Calouste Gulbenkian, Viriato Soromenho Marques falará sobre “A utopia da casa comum na era da crise ecológica” e Guilherme d´Oliveira Martins aborda o tema “Utopia, globalização e lusofonia”.

Na terceira sessão, em Alenquer, os estudiosos vão refletir sobre as tradições e a “criação das confrarias”, revelou João Relvão Caetano.

No programa destaca-se a participação de vários responsáveis da Igreja Católica, como o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e D. Carlos Azevedo, do Conselho Pontifício da Cultura.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Portugal: Congresso Internacional do Espírito Santo investiga «as causas da terceira idade da história» - Instituto Humanitas Unisinos - IHU