Processo contra Cunha é adiado pela sétima vez

Mais Lidos

  • ​Prevenção da violência, enfrentamento da criminalidade e recuperação de jovens em conflito com a lei dependem de políticas que ultrapassem o punitivismo penal, defende o advogado

    Redução da maioridade penal e a lógica punitivista: “A segurança pública não será alcançada apenas por meio do aumento da punição”. Entrevista especial com Alexander Rodrigues de Castro

    LER MAIS
  • Leão XIV proclama o segredo mais bem guardado da Igreja Católica em ‘Magnifica Humanitas’. Artigo de Thomas Reese

    LER MAIS
  • Horas antes do cisma ser finalizado, Pagliarani responde ao Papa: "Não somos cismáticos, somos o remédio de que a Igreja precisa"

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 11 Dezembro 2015

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB – RJ), mais uma vez fez uma manobra para adiar o processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética. Nesta quarta-feira (9) ele destituiu o relator do processo do conselho, o deputado Fausto Pinato (PRB-SP). Em seu lugar, assumiu Marcos Rogério (PDT-RO).

A reportagem é do Brasil de Fato, 10-12-2015.

Rogério afirma que votará pela instauração do processo, mas que teria divergências com aspectos formais do relatório de Pinato, transferindo a apresentação de sua versão e a posterior votação para a semana que vem.

Cunha afirma que Pinato não podia relatar o caso porque estaria impedido, uma vez que no início do ano, seu partido, o PRB, fez parte do bloco que elegeu Cunha presidente da Casa e este mesmo bloco foi desfeito no início do ano.

O PSOL e a Rede protocolaram nesta quarta-feira (9), na Procuradoria Geral da República (PGR), uma nova representação contra o deputado Eduardo Cunha, com pedido de afastamento imediato do cargo de presidente da Câmara.

No facebook do deputado federal Ivan Valente (PSOL – SP) um texto fala sobre a abertura do pedido de medida cautelar à PGR. A representação defende que Cunha foi denunciado ao STF pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além das atitudes que o Presidente da Câmara vem tomando, juntamente com o apoio de seus aliados, como o recente episódio de tentativa de anulação da reunião do Conselho de Ética e a abertura do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, depois que a bancada do PT confirmou continuidade do processo contra Cunha.

"Cunha usa seu cargo de presidente da Câmara, se utiliza de prerrogativas constitucionais para safar-se dos crimes cometidos. Ele ultrapassou todos os limites", disse o líder do PSOL, deputado Chico Alencar.